Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15598
Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Ago-2019
Autor(es): SILVA, Sidnei Silva e
Primeiro(a) Orientador(a): MACEDO, Alcebíades Negrão
Segundo(a) Orientador(a): NEVES, Renato Martins das
Título: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de Engenharia Civil.
Citar como: SILVA, Sidnei Silva e. Título: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de Engenharia Civil. Orientador: Alcebíades Negrão Macedo, coorientador: Renato Martins das Neves .2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil ) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15598. Acesso em:.
Resumo: A formação essencialmente técnica dos professores engenheiros traz consigo uma dificuldade em mediar de forma didática o processo de construção de conhecimentos, o que pode influenciar negativamente na formação do estudante. Para minimizar esses efeitos, utiliza-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como uma alternativa. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades identificadas na percepção do docente para a utilização do método no curso de engenharia civil por meio da construção de uma proposta de implementação em duas disciplinas numa universidade pública na cidade de Marabá. A pesquisa é caracterizada como pesquisa ação e foi desenvolvida em onze ciclos propostos nas disciplinas. Esses problemas foram construídos com base nos conteúdos propostos para essas disciplinas e visita técnica realizada em instituição de ensino que utiliza a ABP como base curricular. Além disso, utilizou-se observações de estudos semelhantes desenvolvidos sobre a utilização do método ABP. Os resultados demonstram a viabilidade da utilização do método, especialmente pela boa aceitação tanto do professor quanto dos alunos envolvidos na pesquisa, e bom rendimento dos alunos ao fim de cada disciplina, no entanto, observou-se algumas dificuldades, entre elas destacam-se elementos culturais, o currículo, a falta de algumas competências docentes como fatores que podem dificultar a utilização da ABP seja por parte do aluno ou do próprio docente. A partir desses resultados pode-se concluir que, o estudos demonstra a viabilidade da utilização do método, no entanto, importantes elementos presentes no processo educacional precisariam ser aperfeiçoados para que o ABP pudesse ser plenamente utilizada dentro da instituição, dessa forma, pesquisas que trabalhem elementos como a formação de professores, ou questões relacionadas a currículo poderiam contribuir no desenvolvimento do tema abordado nesse estudo.
Abstract: The technical training of engineering teachers brings with it difficulty in mediating in an educational process way of building knowledge, which negatively influences student training. To minimize such effects, we used the Problem Based Learning (PBL) as an alternative. Therefore, this paper aims to present the difficulties identified in the teacher's perception for the use of the method in the civil engineering course through the construction of an implementation proposal in two disciplines in a public university of Marabá. The research is characterized as action research and was developed in eleven cycles proposed in the disciplines. These problems were built based on the contents offered for these subjects and a technical visit to a teaching institution that uses PBL as a curricular basis. Besides, we used observations of similar studies developed on the use of the PBL method. The results demonstrate the feasibility of using the technique, shown by the good acceptance of both the teacher and the students involved in the research. Besides that, we observed which the students have gotten excellent performance at the end of each discipline. However, some difficulties were found: the cultural elements, the curriculum, and the lack of some teaching skills as factors that can hinder the use of the PBL either by the student or by the teacher himself. From these results we concluded that the studies demonstrate the feasibility of using the method, however, essential elements present in the educational process would need to be enhanced so that the PBL could be fully used within the institution, such as teacher training, or curriculum-related issues could contribute to the development of the topic addressed in this study.
Palavras-chave: Ensino
Docentes
Engenharia Civil
Teaching
training
Civil Engineering
Área de Concentração: ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
ENGENHARIA HÍDRICA
Linha de Pesquisa: ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL
RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Civil (Mestrado) - PPGEC/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AprendizagemBaseadoProblemas.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons