Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15636
Tipo: Dissertação
Data do documento: 13-Jun-2022
Autor(es): SILVA JUNIOR, Valdecir Ramos da
Afiliação do(s) Autor(es): Maré Cheia Produtora
Primeiro(a) Orientador(a): AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas
Título: Audiovisual, resistência e educomunicação na Amazônia paraense: a experiência do Telas em Movimento
Citar como: SILVA JUNIOR, Valdecir Ramos da. Audiovisual, resistência e educomunicação na Amazônia paraense: a experiência do Telas em Movimento. Orientadora: Célia Regina Trindade Chagas Amorim. 2022. 171 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15636. Acesso em:.
Resumo: Nesta dissertação, compreende-se o objeto de análise “Festival Telas em Movimento de Belém do Pará” como um coletivo que contribui para o desenvolvimento socioeconômico de jovens de periferia, por meio de ações, de vivências, de atividades artísticos-culturais e de promoção do cinema e do audiovisual em comunidade de periferia, ribeirinhas, quilombolas e indígenas da Amazônia. As atividades do Telas em Movimento buscam formar jovens para a produção de conteúdo audiovisual que auxilie no desenvolvimento social dos indivíduos de suas comunidades. O coletivo tem como principal prática o diálogo entre audiovisual e resistência, por meio da difusão de técnicas e conhecimentos no fazer e no pensar cinematográfico. Neste trabalho, evidencia-se a compreensão do processo educomunicativo no desenvolvido nas vivências do coletivo, portanto, por meio deste estudo, objetiva-se compreender as dinâmicas comunicacionais, nas práticas educomunicativas do coletivo Telas Em Movimento. Uma das principais metodologias de trabalho, utilizadas nesta investigação, é a pesquisa-ação participativa, que, no Brasil, é contextualizada por Cicília Peruzzo (2017) e pensada por Orlando Fals Borda (1989), visando a construção, o desenvolvimento e a investigação colaborativa das problemáticas da pesquisa. Os conceitos, encontrados nas perspectivas educacionais freirianas, tais como pedagogia do oprimido (FREIRE, 1987) e pedagogia da autonomia (FREIRE, 2021), e a aplicabilidade dos conceitos de educomunicação, de Ismar Soares (2011), e a decolonialidade, como conceito enunciador compõem a base teórica e metodológica deste trabalho; além das contribuições de Walter Mignolo (2017), Catherine Walsh (2013, 2019), dentre outros. Os resultados demonstram que o Telas em Movimento atende as necessidades e práticas educacionais como ferramenta de emancipação social e que por meio de suas vivências proporciona possibilidades sociais e de formação, assim como busca construir novas práticas narrativas nos produtos comunicacionais.
Abstract: In this dissertation, Festival Telas em Movimento of Belém do Pará is understood as a collective that contributes through actions, experiences and artistic-cultural activities, and promoves of cinema and audiovisual in communities on the periphery, riverside, quilombolas and indigenous peoples, from the Amazon. Telas em Movimento's activities seek to train young people to produce audiovisual content that helps in the personal and social development of their communities. Its main practice is the dialogue between audiovisual and resistance, through the dissemination of techniques and knowledge in filmmaking and thinking. In this work, the understanding of the educommunication process developed in the experiences of the Collective is evidenced, therefore, the objective is to understand the communicational dynamics, in the educommunicative practices of the Telas Em Movimento collective. One of the main work methodologies used is participatory Action Research in Brazil, contextualized by Cicília Peruzzo (2017) and designed by Orlando Fals Borda (1989), aiming at the construction, development and collaborative investigation of research issues. The basic concepts in this study are the Freirean educational perspectives, such as pedagogy of the oppressed (FREIRE, 1987) and pedagogy of autonomy (FREIRE, 2021), the applicability of the concepts of Educommunication by Ismar Soares (2011) and decoloniality as an enunciating concept, which through methodology and conceptualization make up the theoretical and methodological basis of this work, presented here by Walter Mignolo (2017), Catherine Walsh (2009, 2017), among others. The results demonstrate that Telas em moviment, educational needs and practices as a tool for social emancipation and that through its experiences it provides social and professional possibilities, as well as seeks to build new narrative practices in communicational products.
Resumen: En esta disertación se comprende Festival Telas em Movimento de la Belém do Pará, como uno colectivo que busca contribuir por medio de acciones, vivencias y actividades artístico-cultural, y de fomento del cine y del audiovisual en comunidad de la periferia, ribereñas, quilombolas y indígenas de la Amazonia. Las actividades de Telas em Movimento buscan formar a los jóvenes para la producción de contenido audiovisual que los ayude en su desarrollo personal y social de sus comunidades. Tiene como principal práctica el diálogo entre el audiovisual y la resistencia, por medio de difusión de técnicas y conocimientos en el hacer y en el pensar cinematográfico. Este trabajo evidencia la comprensión del proceso educomunicativo no desarrollado de las vivencias del colectivo, en suma se objetiva comprender las dinámicas de comunicación, en las prácticas educomunicativas del colectivo Telas En Movimiento. Una de sus principales metodologías de trabajo aplicadas es la pesquisa-acción participativa en el Brasil contextualizada por Cicília Peruzzo (2017) y pensada por Orlando Fals Borda (1989), teniendo como objetivo la construcción, desarrollo y de investigación de colaboración de las problemáticas del pesquisa. Los conceptos base de este estudio encontrarse en las perspectivas educacionales freirianas, así como pedagogía del oprimido (FREIRE, 1987) y pedagogía de la autonomía (FREIRE, 2021), la aplicalidad de los conceptos de la educomunicación del Ismar Soares (2011) y decolonialidad como concepto enunciador, que por medio de la metodología y conceptualización que componen una base teórica y metodológica de este trabajo, aquí presentado por Walter Mignolo (2017), Catherine Walsh (2009, 2017), entre otros. Los resultados demuestran que el colectivo Telas em movimento, las necesidades y prácticas educativas como herramienta de emancipación social y que por medio de sus vivencias proporcionando posibilidades sociales y de formación, así como busca construir nuevas prácticas narrativas en los productos comunicacionales.
Palavras-chave: Educomunicação na Amazônia
Telas em movimento
Periferia
Juventude
Audiovisual
Educommunication in the Amazon
Moving screens
Periphery
Youth
Audio-visual
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO
Linha de Pesquisa: COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICAÇÂO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AudiovisualResistenciaEducomunicacao.pdf5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons