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Tipo: Dissertação
Data do documento: 16-Mar-2023
Autor(es): MOREIRA, Elinalda da Silva
Primeiro(a) Orientador(a): SALES, Elielson Ribeiro de
Título: As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica
Agência de fomento: 
Citar como: MOREIRA, Elinalda da Silva. As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica. Orientador: Elielson Ribeiro de Sales. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15640. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a educação matemática, na perspectiva Crítica, no cotidiano de pessoas idosas e como objetivos específicos: descrever a matemática em seu cotidiano e identificar a matemática ao longo da vida das pessoas idosas. Os teóricos que fundamentam essa pesquisa são: Skovsmose, D’Ambrosio, Freire e outros que contribuem significativamente para a construção dos referenciais. Para a realizar a produção dos dados foram feitas entrevistas com 6 pessoas idosas, sendo 4 mulheres e 2 homens. O lócus deste estudo é a comunidade São José Operário, situada no bairro do Bengui, em Belém do Pará. A metodologia, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, através de estudo de caso, com entrevista semiestruturada, focalizando na Educação Matemática Crítica, ancorada nos estudos de Skovsmose (2001, 2005, 2007, 2012, 2021). Os resultados revelam que as pessoas idosas interagem com a matemática no cotidiano em suas atividades diárias e religiosas, também trazem “traumas” da metodologia utilizada no passado para se ensinar a matemática, visto que na época, era tido o ensino tradicional, baseado no uso de “palmatórias”. As categorias revelam por ser um ensino rígido, não houve continuação nos estudos, levando-os ao trabalho informal, reflexo de uma educação bancária evidenciada por Freire, onde o aluno era um ser sem oportunidades de questionamentos e reflexão em sala de aula.
Abstract: This research aimed to analyze mathematics education, from a Critical perspective, in the daily lives of elderly people and as specific objectives: to describe mathematics in their daily lives and to identify mathematics throughout the lives of elderly people. The theorists who base this research are: Skovsmose, D’Ambrosio, Freire and others who contribute significantly to the construction of references. In order to produce the data, interviews were conducted with 6 elderly people, 4 women and 2 men. The locus of this study is the São José Operário community, located in the Bengui neighborhood, in Belém do Pará. The methodology is based on a qualitative approach, through case study, with semi-structured interview, focusing on Critical Mathematics Education, anchored in the studies of Skovsmose (2001, 2005, 2007, 2012, 2021). The results reveal that elderly people interact with mathematics in their daily and religious activities, they also bring “traumas” from the methodology used in the past to teach mathematics, since at the time, traditional teaching was used, based on the use of “palmations”. The categories reveal that because it is a rigid teaching, there was no continuation of studies, leading them to informal work, a reflection of a banking education evidenced by Freire, where the student was a being without opportunities for questioning and reflection in the classroom.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação matemática crítica
Inclusão social
Pessoa idosa
Matemática no cotidiano
Mathematics education
Critical mathematics education
Social inclusion
Elderly
Mathematics in everyday life
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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