Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15646
Tipo: Tese
Data do documento: 3-Mar-2023
Autor(es): MOIA, Romulo Everton de Carvalho
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): MENDES, Iran Abreu
Título: Saberes elementares matemáticos do ensino primário em teses e dissertações – 1990 a 2020
Citar como: MOIA, Romulo Everton de Carvalho. Saberes elementares matemáticos do ensino primário em teses e dissertações: 1990 a 2020. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. 2023. 149 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023. Disponível em: . Acesso em:.
Resumo: Este trabalho faz uma descrição analítica dos modos como os saberes elementares matemáticos para o ensino primário foram tratados nas teses e dissertações publicadas no período de 1990 a 2020, a partir de seus pressupostos epistemológicos. Para tanto, faz uma abordagem a respeito dos saberes elementares matemáticos do ensino primário presente nesses trabalhos. A pesquisa caracteriza-se como um estudo histórico-bibliográfico exploratório, que se aproxima da modalidade de pesquisa do estado da arte da investigação acadêmica de teses e dissertações presentes no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). A pesquisa realizada está vinculada ao projeto de pesquisa intitulado “História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 - 2017)”, fomentado pelo CNPq. A escrita do trabalho dialogou com autores que discutem conceitos e atribuições de saberes; que tratam de saberes a ensinar e para ensinar no ensino primário; que abordam pesquisas sobre História da Educação Matemática (HEdM); e utilizou a análise de conteúdo como suporte para a análise da produção científica levantada no período mencionado. É o resultado de uma investigação no âmbito da pesquisa sobre as pesquisas em História da Educação Matemática. Para tanto, procedemos da seguinte forma: levantamento bibliográfico, levantamento da produção acadêmica e análise de conteúdo segundo os pressupostos de Laurence Bardin (2016). A partir da criação de categorias de análise, foi possível verificar o movimento das pesquisas nesse âmbito que versam sobre os saberes matemáticos do ensino primário. Foram catalogadas 46 produções que versam sobre saberes elementares matemáticos do ensino primário. Desse modo, foi possível compreender de que forma a produção científica se organizou e estabeleceu um espaço próprio dentro da área de Educação Matemática nas últimas três décadas, o que permitiu concluir que as teses e dissertações pesquisadas apresentam vários temas de pesquisas, relacionadas a Aritmética, Desenho e Geometria, que abordam teorias, metodologias e epistemologias convergentes voltadas para a história do ensino da matemática no curso primário.
Abstract: This work makes an analytical description of the ways in which elementary mathematical knowledge for primary education was treated in theses and dissertations published from 1990 to 2020, based on their epistemological assumptions. To do so, it makes an approach regarding the elementary mathematical knowledge of primary education present in these works. The research is characterized as an exploratory historical-bibliographical study, which approaches the research modality of the state of the art of academic investigation of theses and dissertations present in the Brazilian Center of Reference in Research on History of Mathematics (CREPHIMat). The research carried out is linked to the research project entitled “History for Teaching Mathematics in Teacher Training and Basic Education: an Analysis of Brazilian Production (1997 - 2017)”, sponsored by CNPq. The writing of the work dialogued with authors who discuss concepts and attributions of knowledge; dealing with knowledge to teach and to teach in primary education; that address research on the History of Mathematics Education (HEdM); and used content analysis as support for the analysis of scientific production raised in the mentioned period. It is the result of an investigation within the scope of research on research in the History of Mathematics Education. To do so, we proceeded as follows: bibliographic survey, survey of academic production and content analysis according to the assumptions of Laurence Bardin (2016). From the creation of categories of analysis, it was possible to verify the movement of researches in this scope that deal with mathematical knowledge in primary education. 46 productions were cataloged that deal with elementary mathematical knowledge of primary education. In this way, it was possible to understand how scientific production was organized and established its own space within the area of Mathematics Education in the last three decades, which allowed us to conclude that the researched theses and dissertations present several research themes, related to Arithmetic, Drawing and Geometry, which address theories, methodologies and convergent epistemologies focused on the history of teaching mathematics in primary school.
Resumen: Este trabajo hace una descripción analítica de los modos en que los conocimientos matemáticos elementales para la educación primaria fueron tratados en las tesis y disertaciones publicadas desde 1990 hasta 2020, a partir de sus presupuestos epistemológicos. Para ello, realiza una aproximación a los conocimientos matemáticos elementales de la educación primaria presentes en estos trabajos. La investigación se caracteriza como un estudio histórico-bibliográfico exploratorio, que aborda la modalidad de investigación del estado del arte de la investigación académica de tesis y disertaciones presentes en el Centro Brasileño de Referencia en Investigaciones en Historia de las Matemáticas (CREPHIMat). La investigación realizada está vinculada al proyecto de investigación titulado “Historia de la Enseñanza de las Matemáticas en la Formación de Profesores y Educación Básica: un Análisis de la Producción Brasileña (1997 - 2017)”, patrocinado por el CNPq. La redacción de la obra dialogó con autores que discuten conceptos y atribuciones de saber; ocuparse de saberes para enseñar y enseñar en la educación primaria; que abordan investigaciones sobre la Historia de la Educación Matemática (HEdM); y utilizó el análisis de contenido como apoyo para el análisis de la producción científica planteada en el período mencionado. Es el resultado de una investigación en el ámbito de la investigación sobre la investigación en Historia de la Educación Matemática. Para ello, se procedió de la siguiente manera: levantamiento bibliográfico, levantamiento de producción académica y análisis de contenido según los supuestos de Laurence Bardin (2016). A partir de la creación de categorías de análisis, fue posible verificar el movimiento de investigaciones en este ámbito que se ocupan del conocimiento matemático en la educación primaria. Se catalogaron 46 producciones que tratan sobre los conocimientos matemáticos elementales de la educación primaria. De esta forma, fue posible comprender cómo la producción científica se organizó y estableció un espacio propio dentro del área de Educación Matemática en las últimas tres décadas, lo que permitió concluir que las tesis y disertaciones investigadas presentan varios temas de investigación, relacionados a Aritmética, Dibujo y Geometría, que abordan teorías, metodologías y epistemologías convergentes centradas en la historia de la enseñanza de las matemáticas en la escuela primaria.
Palavras-chave: Saberes elementares
Ensino primário
Pesquisa em história da educação matemática
Pesquisa sobre pesquisa
Elementary mathematical knowledge
Primary school
Research in the history of mathematics education
Research on research
Conocimientos matemáticos elementales
Escuela primaria
Investigación en la historia de la educación matemática
Investigación sobre investigación
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_SaberesElementaresMatematicos.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons