Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15686
Tipo: Dissertação
Data do documento: 18-Dez-2019
Autor(es): SILVEIRA, Stelacelly Coelho Toscano
Primeiro(a) Orientador(a): MENEGAZ, Jouhanna do Carmo
Primeiro(a) coorientador(a): BACKES, Vânia Marli Schubert
Título: Formação didático-pedagógica em programas de pós-graduação em enfermagem da região norte do Brasil
Título(s) alternativo(s): Didactic pedagogical training in nurding graduate programas off lhe north region
Formación didáctica pedagógica en programas de postgrado en enfermería de la región norte de Brasil
Citar como: BRITO, Stelacelly Coelho Toscano de. Formação didático-pedagógica em programas de pós-graduação em enfermagem da região norte do Brasil. Orientadora: Jouhanna do Carmo Menegaz; Coorientadora: Vânia Marli Schubert Backes. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde, Belém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15686. Acesso em:.
Resumo: Estudo analisou a Ação e Raciocínio pedagógico de docentes permanentes para a formação didático pedagógica em programas de pós­graduação stricto sensu em Enfermagem da região Norte do Brasil. MÉTODO: Pesquisa de Métodos Mistos. Fizeram parte dessa pesquisa os professores permanentes dos PGGENF na região Norte, listados na Plataforma Sucupira como professor permanente em PPGENF da região Norte, que ministraram disciplina em uma das áreas de concentração em 2018. Para coleta de dados foram utilizadas fontes documentais e orais, sendo o currículo Lattes, a Plataforma Sucupira e entrevistas. O processo ocorreu em três etapas, constituídas por (1) Caracterização dos docentes, (2) Análise da estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP) e (3) Entrevista Semiestruturada, interligadas entre si e com o objeto de estudo proposto, indicando encontrar as relações da ação e do agir pedagógico dos docentes de programas de pós­graduação da região Norte. A análise dos dados ocorreu em dois momentos por meio de abordagens qualitativa através do Método de Comparações constantes, proposto por Strauss e Corbin (2008) e quantitativa por meio da técnica estatística descritiva. Foram obedecidas as diretrizes e normas de pesquisa com seres humanos estabelecidas na resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente emergiram 23 códigos alinhados a proposta de Shulman. Esse agrupamento ocorreu em decorrência a magnitude e significado dos dados considerando a entrevista e PPP dos programas. Para a organização dos resultados estabeleceu­se duas metas­categorias “Conhecimento pedagógico geral, Conhecimento do contexto educacional e Conhecimento dos alunos e suas características moldando a compreensão da formação didático pedagógica” e “A formação acadêmica e a Sabedoria adquirida com a prática docente como reforçadores de uma Ação e Raciocínio Pedagógico”. CONCLUSÃO: Dentre o Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógicos (MARP), a observação mais expressiva foi das fases de compreensão e transformação, respectivamente, demonstradas de forma mais objetiva na fase do ensino. Esse movimento nos possibilitou entender um ciclo de reflexões até novas formas de aprender, mesmo que de forma incipiente. Importante ressaltar a contribuição do programa, e o quanto o MARP pode contribuir para auxiliar a explicar o desenvolvimento de construção docente de futuros formadores dentro do campo de conhecimento da enfermagem, contribuindo com subsídios para a formação posterior, partindo da ressignificação daqueles que ensinam.
Abstract: Study analyzed the Action and Pedagogical Reasoning of permanent teachers for the pedagogical didactic formation in stricto sensu Nursing postgraduate programs of the Northern region of Brazil. METHOD: Mixed Methods Research. This research included permanent PGGENF teachers in the Northern region, listed on the Sucupira Platform as a permanent teacher in PPGENF in the Northern region, who taught discipline in one of the areas of concentration in 2018. For data collection, oral and documentary sources were used. Lattes curriculum, Sucupira Platform and interviews. The process took place in three stages, consisting of (1) Characterization of teachers, (2) Analysis of the structure of the Pedagogical Political Project (PPP) and (3) Semi­structured Interview, interconnected with each other and with the proposed study object, indicating to find the relations of action and pedagogical action of teachers of postgraduate programs in the Northern region. Data analysis occurred in two moments through qualitative approaches through the Constant Comparison Method proposed by Strauss and Corbin (2008) and quantitative through the descriptive statistical technique. The guidelines and norms for research with human beings established in Resolution 466/2012 of the National Health Council were obeyed. RESULTS AND DISCUSSION: Initially 23 codes aligned with Shulman's proposal emerged. This grouping occurred due to the magnitude and significance of the data considering the interview and PPP of the programs. For the organization of the results, two goals­categories were established: “General pedagogical knowledge, Knowledge of the educational context and Students knowledge and its characteristics shaping the understanding of the pedagogical didactic formation” and “The academic formation and the Wisdom acquired with the teaching practice as reinforcers of an Action and Pedagogical Reasoning ”. CONCLUSION: Among the Pedagogical Action and Reasoning Model (APRM), the most expressive observation was the phases of comprehension and transformation, respectively, shown more objectively in the teaching phase. This movement allowed us to understand a cycle of reflections to new ways of learning, even if incipiently. It is important to highlight the contribution of the program, and how much the APRM can contribute to help explain the development of teacher education of future trainers within the field of nursing knowledge, contributing to further education, starting from the resignification of those who teach.
Resumen: El estudio analizó la acción y el razonamiento pedagógico de los docentes permanentes para la formación didáctica pedagógica en programas de posgrado stricto sensu en enfermería de la región norte de Brasil. MÉTODO: Investigación de métodos mixtos. Esta investigación incluyó a maestros permanentes de PGGENF en la región norte, incluidos en la Plataforma Sucupira como maestros permanentes en PPGENF en la región norte, que enseñaron disciplina en una de las áreas de concentración en 2018. Para la recolección de datos, se utilizaron fuentes orales y documentales. Currículum Lattes, Plataforma Sucupira y entrevistas. El proceso tuvo lugar en tres etapas, que consistieron en (1) Caracterización de los docentes, (2) Análisis de la estructura del Proyecto Político Pedagógico (PPP) y (3) Entrevista semiestructurada, interconectadas entre sí y con el objeto de estudio propuesto, indicando encontrar el relaciones de acción y acción pedagógica de docentes de programas de posgrado en la región norte. El análisis de datos se produjo en dos momentos a través de enfoques cualitativos a través del Método de comparación constante propuesto por Strauss y Corbin (2008) y cuantitativo a través de la técnica estadística descriptiva. Se cumplieron las pautas y normas de investigación con seres humanos establecidas en la Resolución 466/2012 del Consejo Nacional de Salud. RESULTADOS Y DISCUSIÓN: Inicialmente surgieron 23 códigos alineados con la propuesta de Shulman. Esta agrupación se produjo debido a la magnitud y la importancia de los datos considerando la entrevista y el PPP de los programas. Para la organización de los resultados, se establecieron dos categorías de objetivos: "Conocimiento pedagógico general, Conocimiento del contexto educativo y Conocimiento del alumno y sus características que configuran la comprensión de la formación didáctica pedagógica" y "La formación académica y la Sabiduría adquirida con la práctica docente como reforzadores de una acción y razonamiento pedagógico ”. CONCLUSIÓN: Entre el Modelo de Acción Pedagógica y Razonamiento (APRM), la observación más expresiva fueron las fases de comprensión y transformación, respectivamente, más objetivamente demostradas en la fase de enseñanza. Este movimiento nos permitió comprender un ciclo de reflexiones sobre nuevas formas de aprendizaje, aunque sea incipiente. Es importante resaltar la contribución del programa y cuánto puede contribuir la APRM para ayudar a explicar el desarrollo de la formación docente de los futuros formadores dentro del campo del conocimiento de enfermería, contribuyendo a una mayor educación, a partir de la resignificación de quienes enseñan.
Palavras-chave: Formação docente
Educação em enfermagem
Ensino superior
Teacher training
Nursing education
University education
Área de Concentração: ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E GESTÃO PARA A PRÁXIS DO CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Enfermagem (Mestrado) - PPGENF/ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_FormacaoDidaticoPedagogica.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons