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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15741
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 30-Sep-2022 |
metadata.dc.creator: | COSTA, Jessica Maria de Queiroz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | COSTA, Antonio Maurício Dias da |
Title: | Cantos da floresta: temáticas indígenas na produção de canção popular de artistas da amazônia brasileira (1988-1992) |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | COSTA, Jessica Maria de Queiroz. Cantos da floresta: temáticas indígenas na produção de canção popular de artistas da amazônia brasileira (1988-1992) Orientador: Antonio Maurício Dias da Costa. 2022. 166 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15741. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa investiga temáticas referentes aos povos indígenas na produção de canção popular de Nilson Chaves (PA), Raízes Caboclas (AM) e Trio Roraimeira (RR), artistas da Amazônia, entre 1988 e 1992. Período em que se estava em voga discussões sobre uma nova Constituição, tendo os povos indígenas como um dos novos sujeitos em cena, ao mesmo tempo que, o debate ambiental se acentou no Brasil, por conta da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) ou popularmente chamada de “ECO-92”, realizada na cidade do Rio de Janeiro, em junho de 1992. O objetivo deste estudo surge em decorrência das constantes visitas de artistas amazônidas às referências indígenas para afirmarem uma identidade amazônica através de seus trabalhos musicais, no referido período. Era um momento de profunda discussão ambiental e sociopolítica, uma vez que, se alertava para a defesa e afirmação de vários temas no processo de construção da nova Constituição Federal, como a proteção ao meio ambiente, os direitos e deveres indígenas, direitos do trabalho, entre outros. Neste sentido, percebe-se um aumento de busca às temáticas indígenas devido a tal conjuntura. Para tanto, a pesquisa se ateve principalmente em apurar os periódicos dos estados desses artistas, como o Diário do Pará (PA), o Jornal do Commercio (AM) e o Folha de Boa Vista (RR), no referido período. Ademais foram realizadas entrevistas com os artistas Nilson Chaves (PA), Celdo Braga (AM) e Eliakin Rufino do Trio Roraimeira (RR) para cruzarmos dados e entendermos suas trajetórias como artistas e seus envolvimentos com as demandas e pautas indígenas. O estudo das canções e trajetórias desses artistas permite a compreensão de abordagens que reforçam e/ou reconstroem concepções sobre os povos indígenas no meio musical amazônida a depender de interesses sociopolíticos culturais. |
Abstract: | This research investigates themes related to indigenous peoples in the production of popular songs by Nilson Chaves (PA), Raízes Caboclas (AM) and Trio Roraimeira (RR), artistas from the Amazon, between 1988 and 1992. Period in which discussions about a new Constitution were extremely important, with indigenous peoples as one of the main characters in that context. At the same time, the environmental debate took place in Brazil, due to the United Nations Conference on Environment and Development (UNCED) or popularly called “ECO-92”, held in the city of Rio de Janeiro in June 1992. The objective of this study arises due to the constant uses of these Amazonian artists to indigenous references to affirm an Amazonian identity through their musical works. It was a moment of intense environmental and sociopolitical discussion, since there was an alert to the defense and affirmation of several themes in the construction process of the new Federal Constitution, such as the protection of the environment, indigenous right and duties, labor rights and others. In this sense, there is a raise in the search for indigenuos themes due to this context. To this end, the research focused mainly on searching newspapers from the states of these mentioned artists, such as Diário do Pará (PA), Jornal do Commercio (AM) and Folha de Boa Vista (RR), between 1988 and 1992. In addition, interviews were conducted with Nilson Chaves (PA), Celdo Braga (AM) and Eliakin Rufino from Trio Roraimeira (RR) to compare information and understand their trajectories as artists and their envolvement with indigenous demands and agendas. The study of the songs and trajectories of these artists allows the understanding of approaches that reinforce and/or reconstruct conceptions about indigenous peoples in the Amazonian musical scenario, depending on sociopolitical and cultural intererests. |
Keywords: | Canções Artistas Amazônia Povos indígenas Ecologia Songs Artists Amazon Indigenous people Ecology |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH |
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