Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSAMPAIO, Ronald Valentim Gomes-
dc.date.accessioned2023-06-26T14:52:50Z-
dc.date.available2023-06-26T14:52:50Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Ronald Valentim Gomes. Título: subtítulo. Orientador: Ernani Pinheiro Chaves. 2022. 178 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15761. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15761-
dc.description.provenanceSubmitted by Orinete Souza (orinete@ufpa.br) on 2023-06-22T15:03:19Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EstoicismoImperialEstetica.pdf: 2009681 bytes, checksum: 4092f4beb316663d0b0a252873c9e423 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Orinete Souza (orinete@ufpa.br) on 2023-06-26T14:52:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EstoicismoImperialEstetica.pdf: 2009681 bytes, checksum: 4092f4beb316663d0b0a252873c9e423 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-26T14:52:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EstoicismoImperialEstetica.pdf: 2009681 bytes, checksum: 4092f4beb316663d0b0a252873c9e423 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectestética da existênciapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectartes da existênciapt_BR
dc.subjectcuidado de sipt_BR
dc.subjectascesept_BR
dc.subjectesthétique de l'existencefr
dc.subjectÉthiquefr
dc.subjectarts de l'existencefr
dc.subjectsoin de soifr
dc.subjectascèsefr
dc.titleEstoicismo imperial e estética da existência em a Hermenêutica do sujeito, de Michel Foucaultpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1CHAVES, Ernani Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5741253213910825pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6774994282823405pt_BR
dc.description.resumoEm seus últimos estudos, Michel Foucault (1926-1984) se debruçou sobre a questão do cuidado de si, retornando à Antiguidade Clássica para (re)pensar a ética moderna nos termos de uma ontologia crítica do momento presente. Foucault nos revela que o processo de subjetivação do indivíduo clássico, na tomada de uma posição ética, caminha na direção de uma estética da vida. Os fundamentos para essa assertiva serão encontrados na leitura e interpretação atenta dos filósofos antigos, sobretudo das principais obras de Sêneca (Séc. I d. C), Epiteto (Séc. I d. C) e Marco Aurélio (Séc. II d. C), conhecidos como filósofos do estoicismo romano imperial, encarando-as como dotadas de função “etopoiética”, isto é, função transformadora do sujeito que as examina. Não obstante ter tratado das práticas éticas dos antigos em outros trabalhos (livros, entrevistas e conferências), é em A Hermenêutica do sujeito (1981-1982) que Foucault apresenta, passo a passo, todo o labor da filosofia antiga, a partir da identificação das “práticas de si”, “técnicas da existência” e “cuidado de si”, na elaboração de um modo de vida pautado em escolhas pessoais capazes de engendrar um estilo de vida como “obra de arte”. Assim, a ética que Foucault extrai dos antigos é uma verdadeira estética da existência, uma liberdade possível no fazer-se existir.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.description.resumeDans ses dernières études, Michel Foucault (1926-1984) s'est concentré sur la question du soin de soi, revenant à l'Antiquité classique pour (re)penser l'éthique moderne en termes d'ontologie critique du moment présent. Foucault nous révèle que le processus de subjectivation de l'individu classique, en prenant une position éthique, se dirige vers une esthétique de la vie. Les fondements de cette affirmation se trouveront dans la lecture et l'interprétation attentive des philosophes antiques, en particulier des œuvres majeures de Sénèque (Ier siècle après J.-C.), d'Epithe (Ier siècle après J.-C.) et de Marc Aurèle (IIe siècle après J.-C.), connus comme les philosophes du stoïcisme romain impérial, en les considérant comme dotés d'une fonction "éthopoïétique", c'est-à-dire transformatrice du sujet qui les examine. Bien qu'il ait traité des pratiques éthiques des anciens dans d'autres ouvrages (livres, entretiens et conférences), c'est dans Herméneutique du sujet (1981-1982) que Foucault présente, étape par étape, tout le travail de la philosophie antique, à partir de l'identification des "pratiques de soi", des "techniques d'existence" et du "soin de soi", dans l'élaboration d'un mode de vie fondé sur des choix personnels capables d'engendrer un style de vie comme une "œuvre d'art". Ainsi, l'éthique que Foucault extrait des anciens est une véritable esthétique de l'existence, une liberté possible en se faisant exister.pt_BR
dc.subject.linhadepesquisaESTÉTICA, ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoFILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8988-1910pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Filosofia (Mestrado) - PPGFIL/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EstoicismoImperialEstetica.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons