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Tipo: Dissertação
Data do documento: 21-Dez-2022
Autor(es): SAMPAIO, Ronald Valentim Gomes
Primeiro(a) Orientador(a): CHAVES, Ernani Pinheiro
Título: Estoicismo imperial e estética da existência em a Hermenêutica do sujeito, de Michel Foucault
Citar como: SAMPAIO, Ronald Valentim Gomes. Título: subtítulo. Orientador: Ernani Pinheiro Chaves. 2022. 178 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15761. Acesso em:.
Resumo: Em seus últimos estudos, Michel Foucault (1926-1984) se debruçou sobre a questão do cuidado de si, retornando à Antiguidade Clássica para (re)pensar a ética moderna nos termos de uma ontologia crítica do momento presente. Foucault nos revela que o processo de subjetivação do indivíduo clássico, na tomada de uma posição ética, caminha na direção de uma estética da vida. Os fundamentos para essa assertiva serão encontrados na leitura e interpretação atenta dos filósofos antigos, sobretudo das principais obras de Sêneca (Séc. I d. C), Epiteto (Séc. I d. C) e Marco Aurélio (Séc. II d. C), conhecidos como filósofos do estoicismo romano imperial, encarando-as como dotadas de função “etopoiética”, isto é, função transformadora do sujeito que as examina. Não obstante ter tratado das práticas éticas dos antigos em outros trabalhos (livros, entrevistas e conferências), é em A Hermenêutica do sujeito (1981-1982) que Foucault apresenta, passo a passo, todo o labor da filosofia antiga, a partir da identificação das “práticas de si”, “técnicas da existência” e “cuidado de si”, na elaboração de um modo de vida pautado em escolhas pessoais capazes de engendrar um estilo de vida como “obra de arte”. Assim, a ética que Foucault extrai dos antigos é uma verdadeira estética da existência, uma liberdade possível no fazer-se existir.
Résumé: Dans ses dernières études, Michel Foucault (1926-1984) s'est concentré sur la question du soin de soi, revenant à l'Antiquité classique pour (re)penser l'éthique moderne en termes d'ontologie critique du moment présent. Foucault nous révèle que le processus de subjectivation de l'individu classique, en prenant une position éthique, se dirige vers une esthétique de la vie. Les fondements de cette affirmation se trouveront dans la lecture et l'interprétation attentive des philosophes antiques, en particulier des œuvres majeures de Sénèque (Ier siècle après J.-C.), d'Epithe (Ier siècle après J.-C.) et de Marc Aurèle (IIe siècle après J.-C.), connus comme les philosophes du stoïcisme romain impérial, en les considérant comme dotés d'une fonction "éthopoïétique", c'est-à-dire transformatrice du sujet qui les examine. Bien qu'il ait traité des pratiques éthiques des anciens dans d'autres ouvrages (livres, entretiens et conférences), c'est dans Herméneutique du sujet (1981-1982) que Foucault présente, étape par étape, tout le travail de la philosophie antique, à partir de l'identification des "pratiques de soi", des "techniques d'existence" et du "soin de soi", dans l'élaboration d'un mode de vie fondé sur des choix personnels capables d'engendrer un style de vie comme une "œuvre d'art". Ainsi, l'éthique que Foucault extrait des anciens est une véritable esthétique de l'existence, une liberté possible en se faisant exister.
Palavras-chave: estética da existência
Ética
artes da existência
cuidado de si
ascese
esthétique de l'existence
Éthique
arts de l'existence
soin de soi
ascèse
Área de Concentração: FILOSOFIA
Linha de Pesquisa: ESTÉTICA, ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Filosofia (Mestrado) - PPGFIL/IFCH

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