CODIIN: Trilha de Aprendizagem para Estágio Supervisionado em Música

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-05-30

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

LOBATO, Rafaelle do Nascimento Brabo. CODIIN: Trilha de Aprendizagem para Estágio Supervisionado em Música. Orientador: José Miguel Martins Veloso. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15841. Acesso em:.

DOI

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes, nosso local de atuação profissional como docentes. O objetivo geral foi desenvolver uma Trilha de Aprendizagem favorável à elaboração de um Concerto Didático Interpretativo na disciplina de Estágio Supervisionado em Música do Curso de Bacharelado do IECG. A referida Trilha, intitulada CODIIN e disponibilizada online em um website, sistematiza e potencializa a experiência proposta e vivida por nós no âmbito do IECG, e poderá auxiliar outros docentes a propor e/ou reconfigurar processos de Estágio Supervisionado dos futuros bacharéis, dentro e fora do contexto do Instituto. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, nos filiamos à perspectiva da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; FRANCO, 2016; RAMOS & MATTAR, 2021) e suas etapas de espiral de planejamento. Na primeira etapa, realizamos a identificação e caracterização de um problema, que consta na reflexão do cenário de atuação profissional. A segunda etapa consistiu de planejamento de uma ação/intervenção no cenário do IECG, a partir da qual planejamos e realizamos a experiência piloto, em seguida da avaliação final pelos participantes. A terceira etapa foi voltada à concepção e definição das diretrizes teóricas da Trilha de Aprendizagem, resultando no planejamento final proposto. Na quarta e última fase, de avaliação e reflexão sobre os resultados, a avaliação foi realizada envolvendo cinco profissionais pesquisadores que atuam no âmbito da Música e do Ensino, que avaliaram por meio de um questionário, a respeito dos objetivos, conteúdos, organização, funcionalidade e estrutura do site. Além de responderem ao instrumento, os avaliadores registraram por escrito e oralmente recomendações. Dentre os resultados dessa pesquisa destacam-se: (i) criação, experimentação e avaliação de uma proposta de Trilha de Aprendizagem em cenário real de formação de nível superior em Música; (ii) apresentação de uma proposta já validada de percurso formativo para a disciplina de Estágio Supervisionado no IECG; (iii) disponibilização de proposta formativa aberta para estudantes de Bacharelado em Música que fomente experiências prático-reflexivas sobre a atuação profissional futura; (iv) sistematização e disponibilização de experiência prática de desenvolvimento de um Concerto Didático Interpretativo aberto à comunidade. Diante disso, acreditamos que a Trilha de Aprendizagem CODIIN tem potencialidades e apresenta contribuições para a formação do músico, além de auxiliar outros professores a dinamizarem suas práticas formativas a partir do processo educacional proposto.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

LOBATO, Rafaelle do Nascimento Brabo. CODIIN: Trilha de Aprendizagem para Estágio Supervisionado em Música. Orientador: José Miguel Martins Veloso. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15841. Acesso em:.