Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15841
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 30-Mai-2023 |
Autor(es): | LOBATO, Rafaelle do Nascimento Brabo |
Afiliação do(s) Autor(es): | Fundação Carlos Gomes |
Primeiro(a) Orientador(a): | VELOSO, José Miguel Martins |
Primeiro(a) coorientador(a): | MIRANDA, Fernanda Chocron |
Título: | CODIIN: Trilha de Aprendizagem para Estágio Supervisionado em Música |
Citar como: | LOBATO, Rafaelle do Nascimento Brabo. CODIIN: Trilha de Aprendizagem para Estágio Supervisionado em Música. Orientador: José Miguel Martins Veloso. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15841. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes, nosso local de atuação profissional como docentes. O objetivo geral foi desenvolver uma Trilha de Aprendizagem favorável à elaboração de um Concerto Didático Interpretativo na disciplina de Estágio Supervisionado em Música do Curso de Bacharelado do IECG. A referida Trilha, intitulada CODIIN e disponibilizada online em um website, sistematiza e potencializa a experiência proposta e vivida por nós no âmbito do IECG, e poderá auxiliar outros docentes a propor e/ou reconfigurar processos de Estágio Supervisionado dos futuros bacharéis, dentro e fora do contexto do Instituto. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, nos filiamos à perspectiva da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; FRANCO, 2016; RAMOS & MATTAR, 2021) e suas etapas de espiral de planejamento. Na primeira etapa, realizamos a identificação e caracterização de um problema, que consta na reflexão do cenário de atuação profissional. A segunda etapa consistiu de planejamento de uma ação/intervenção no cenário do IECG, a partir da qual planejamos e realizamos a experiência piloto, em seguida da avaliação final pelos participantes. A terceira etapa foi voltada à concepção e definição das diretrizes teóricas da Trilha de Aprendizagem, resultando no planejamento final proposto. Na quarta e última fase, de avaliação e reflexão sobre os resultados, a avaliação foi realizada envolvendo cinco profissionais pesquisadores que atuam no âmbito da Música e do Ensino, que avaliaram por meio de um questionário, a respeito dos objetivos, conteúdos, organização, funcionalidade e estrutura do site. Além de responderem ao instrumento, os avaliadores registraram por escrito e oralmente recomendações. Dentre os resultados dessa pesquisa destacam-se: (i) criação, experimentação e avaliação de uma proposta de Trilha de Aprendizagem em cenário real de formação de nível superior em Música; (ii) apresentação de uma proposta já validada de percurso formativo para a disciplina de Estágio Supervisionado no IECG; (iii) disponibilização de proposta formativa aberta para estudantes de Bacharelado em Música que fomente experiências prático-reflexivas sobre a atuação profissional futura; (iv) sistematização e disponibilização de experiência prática de desenvolvimento de um Concerto Didático Interpretativo aberto à comunidade. Diante disso, acreditamos que a Trilha de Aprendizagem CODIIN tem potencialidades e apresenta contribuições para a formação do músico, além de auxiliar outros professores a dinamizarem suas práticas formativas a partir do processo educacional proposto. |
Abstract: | This work presents the results of an action-research developed within the scope of the Bachelor's Degree in Music at Instituto Estadual Carlos Gomes, where we work professionally as teachers. The general objective was to develop a Learning Path favorable to the elaboration of an Interpretive Didactic Concert in the discipline of Supervised Internship in Music of the IECG Bachelor's Course. The said Path, entitled CODIIN and available online on a website, systematizes and enhances the experience proposed and lived by us within the scope of the IECG, and may help other professors to propose and/or reconfigure Supervised Internship processes for future bachelors, inside and outside the context of the Institute. For the development of this research, we adhered to the perspective of action research (THIOLLENT, 2011; FRANCO, 2016; RAMOS & MATTAR, 2021) and its planning spiral steps. In the first stage, we carried out the identification and characterization of a problem, which appears in the reflection of the scenario of professional performance. The second stage consisted of planning an action/intervention in the IECG scenario, from which we planned and carried out the pilot experience, followed by the final evaluation by the participants. The third stage was focused on the conception and definition of the theoretical guidelines of the Learning Trail, resulting in the proposed final planning. In the fourth and last phase, of evaluation and reflection on the results, the evaluation was carried out involving five professional-researchers who work in the field of Music and Teaching, who evaluated through a questionnaire, regarding the objectives, contents, organization, functionality and structure of the site. In addition to responding to the instrument, the evaluators recorded recommendations in writing and orally. Among the results of this research, the following stand out: (i) creation, experimentation and evaluation of a proposal for a Learning Path in a real scenario of higher education in Music; (ii) presentation of an already validated proposal for a training course for the discipline of Supervised Internship at the IECG; (iii) availability of an open training proposal for Bachelor of Music students that encourages practical-reflective experiences on future professional performance; (iv) systematization and availability of practical experience in the development of an Interpretive Didactic Concert open to the community. In view of this, we believe that the CODIIN Learning Trail has potential and contributes to the formation of musicians, in addition to helping other teachers to streamline their training practices based on the proposed educational process. |
Palavras-chave: | Ensino Educação Musical Trilha de Aprendizagem Estágio Supervisionado Ensino Superior Teaching Musical education Learning Trail Supervised internship Higher school |
Área de Concentração: | METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Linha de Pesquisa: | INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CodiinTrilhaAprendizagem.pdf | 4,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_CodiinTrilhaAprendizagem.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons