Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15892
Tipo: Dissertação
Data do documento: 25-Mar-2022
Autor(es): SOUSA, Rayane Sabrina dos Reis de
Afiliação do(s) Autor(es): Prefeitura Municipal de Mãe do Rio/SEMED
Primeiro(a) Orientador(a): LEITÃO, Wanderléia Azevedo Medeiros
Título: Mão na massa em uma perspectiva inclusiva no ensino de ciências: estratégia e implementação de uma proposta metodológica
Citar como: SOUSA, Rayane Sabrina dos Reis de. Mão na massa em uma perspectiva inclusiva no ensino de ciências: estratégia e implementação de uma proposta metodológica. Orientadora: Profa. Dra. Wanderléia Azevedo Medeiros Leitão. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: . Acesso em:.
Resumo: A presente dissertação de mestrado se constitui numa pesquisa na área do Ensino de Ciências com enfoque no aluno com Deficiência Intelectual (DI) e teve como objetivo construir uma alternativa pedagógica, a partir da proposta metodológica Mão na Massa com base em atividades que favoreçam o acesso ao conhecimento científico a todos os alunos. A investigação ocorreu em uma escola municipal, e envolveu tanto alunos com deficiência intelectual quanto professores de ciências efetivos da rede de ensino. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa aplicada e descritiva. Quanto aos procedimentos de coleta e de análise de dados, adotou-se a análise documental e análise de conteúdo segundo Bardin. No desenvolvimento da pesquisa apresentamos alguns apontamentos teóricos sobre educação inclusiva, deficiência intelectual e o uso de propostas mais ativas de aprendizagem no ensino de ciências, no sentido de possibilitar aos alunos com deficiência condições para desenvolver competências e habilidades na construção do conhecimento científico. As etapas de investigação ocorreram em três momentos distintos: a caracterização do processo de avaliação e aprendizagem dos alunos pesquisados, a confecção de um caderno em formato digital (e-book) composto por cinco sequências didáticas (produto educacional), assim como a avaliação e validação deste material por professores da área. Os resultados demonstraram que as matrículas de alunos com deficiência é uma realidade no cenário educacional o que exige mudanças na postura da escola e na prática pedagógica de seus professores, sendo possível evidenciar ainda as fragilidades no processo de inclusão. Em relação às sequências didáticas, a proposta foi bem aceita pelos professores, pois os dados analisados a luz do referencial teórico, atenderam com êxito os itens de avaliação propostos. As sequências didáticas foram disponibilizadas aos professores na perspectiva de fazer valer a sua aplicabilidade, assim espera-se que os resultados deste estudo abram espaço para que novas pesquisas sejam realizadas e fortaleçam as ações em favor da construção de escolas que valorizem as diferenças.
Abstract: This master's thesis constitutes a research in the area of Science Teaching with a focus on students with Intellectual Disability (ID) and aimed to build a pedagogical alternative, based on the methodological proposal Mão na Massa based on activities that favor access scientific knowledge to all students. The investigation took place in a municipal school, and involved both students with intellectual disabilities and effective science teachers from the teaching network. This research is qualitative in nature, applied and descriptive research. As for data collection and analysis procedures, document analysis and content analysis according to Bardin were adopted. In the development of the research, we present some theoretical notes on inclusive education, intellectual disability and the use of more active learning proposals in science teaching, in the sense of enabling students with disabilities to develop skills and abilities in the construction of scientific knowledge. The investigation stages took place in three distinct moments: the characterization of the evaluation and learning process of the researched students, the creation of a notebook in digital format (e-book) composed of five didactic sequences (educational product), as well as the evaluation and validation of this material by professors in the area. The results showed that the enrollment of students with disabilities is a reality in the educational scenario, which requires changes in the attitude of the school and in the pedagogical practice of its teachers, making it possible to highlight the weaknesses in the inclusion process. Regarding the didactic sequences, the proposal was well accepted by the teachers, as the data analyzed in the light of the theoretical framework, successfully met the proposed evaluation items. The didactic sequences were made available to teachers with a view to asserting their applicability, so it is expected that the results of this study open space for new research to be carried out and strengthen actions in favor of building schools that value differences.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Deficiência intelectual
Mão na massa
Science teaching
Intellectual disability
Hands-on
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MaoMassaPerspectiva.pdf5,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_SequenciasDidaticasAtividades.pdf4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons