Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15924
Tipo: | Tese |
Fecha de publicación : | 16-jun-2023 |
Autor(es): | MAIA, Gilda Helena Gomes |
Primer Orientador: | COHEN, Líliam Cristina Barros |
Título : | Uirapurus Paraenses: O legado histórico e a prática artístico-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888-1965) e Ulysses Nobre (1887-1953) |
Citación : | MAIA, Gilda Helena Gomes. Uirapurus Paraenses: O legado histórico e a prática artístico-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888-1965) e Ulysses Nobre (1887-1953). Orientadora: Líliam Cristina Barros Cohen.2023. 282 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15924. Acesso em:. |
Resumen: | A tese Uirapurus Paraenses: o legado histórico e a prática artístico-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888-1965) e Ulysses Nobre (1887-1953) propõe refletir sobre o legado histórico desses artistas, identificando sua prática artístico-musical a partir dos acervos públicos e privados de Belém. Tem-se como acervos públicos: Museu do Estado do Pará; Biblioteca Arthur Vianna (Seções de Obras Raras, de Microfilmes e Jornais); Museu da Universidade Federal do Pará (Coleção Vicente Salles); Theatro da Paz; Instituto Estadual Carlos Gomes; Cemitério de Santa Izabel; e Academia Paraense de Música. E, como acervos particulares, os de: Maria do Céo Nobre Gomes; Helena Maia; Maria Gilda Nobre; Maria Helena Nobre; Jorge Nobre de Brito; Vicente Salles; Gilda Maia; Lenora Brito; e Urubatam Castro. A tese propõe ainda: 1) verificar a situação em que esses acervos se encontram e a atual acessibilidade ao legado histórico e artístico de Helena Nobre e Ulysses Nobre; 2) investigar quem eram Helena e Ulysses, sua trajetória, atividade artístico-musical e espaços de atuação; 3) destacar as composições, o repertório interpretativo de Helena e Ulysses e a rede de relações ¿ sociedade de seu tempo ¿ que os manteve atuantes, ajudou na difusão de sua atividade artístico-musical e permitiu sua trajetória artística, apesar de suas desvantagens sociais e de saúde; 4) propor o mapeamento, a reunião virtual e a divulgação desse legado, contribuindo para a acessibilidade, a rememorização e a apropriação dessa história pela sociedade atual: por uma memória viva. A pesquisa referencia autores como: V. Borges (2006) e K. Oliveto (2007), no campo do gênero biográfico em música, através da coleta e da interpretação de fontes históricas documentais, bibliográficas e orais; S. Freitas (1983) e E. Bosi (1994), em História Oral; R. Laraia (2001), C. Geertz (1975) e J. Blacking (2006. 2021), no campo da Música como Cultura; P. Castagna (2004, 2006, 2008, 2016), L. Oliveira (2012) e L. Heymann (1997, 2012), no campo da Arquivologia Musical; E. Santos (2004), J. Santos (1996), J. Ferreira (1983), D. Silva (2009) e C. Batista (2005), no campo do Patrimônio Cultural, Memória e Identidade; P. Nora (1993), no campo do Lugar de Memória; M. Sant¿Anna (2006), L. Lévi-Strauss (2006) e F. Maia (2003), no campo da Memória Viva; P. Bourdieu (1974, 1996, 1998, 2007), no campo do Capital Cultural e Social. Conclui-se que dar acessibilidade ao que está guardado em um museu ou biblioteca ¿ lugar de memória ¿ é alcançar a sociedade atual, mostrando ¿ a partir da atividade artístico-musical de Helena Nobre e Ulysses Nobre ¿ parte da produção cultural da primeira metade do século XX em Belém, contribuindo para futuras investigações acadêmicas |
Resumen : | The doctoral thesis Musician Wrens: the historical legacy and the artistic-musical practice of the opera singers from Pará Helena Nobre (1888-1965) and Ulysses Nobre (1887-1953) proposes to reflect on the historical legacy of these artists, identifying their artistic-musical practice from the public and private collections of Belém. As public collectins there are: Museum of The State of Pará, Arthur Vianna Library (Sections of Rare Works, Microfilms and Newspapers); Museum of Federal University of Pará (Vicente Salles Collection); Theater of Peace; Carlos Gomes State Institute; Santa Izabel Cemetery and Music Academy of Pará. And, as private collections, the ones of: Maria do Céo Nobre Gomes; Helena Maia; Maria Gilda Nobre; Maria Helena Nobre; Jorge Nobre de Brito; Vicente Salles; Gilda Maia; Lenora Brito; e Urubatam Castro. The thesis still proposes: 1) check the status of these files and the curent accessibility to the historical and artistic of Helena Nobre and Ulysses Nobre; 2) investigate who Helena and Ulysses were, their trajectory, their artistic-musical activity and performance Spaces; 3) highlight the compositions, the interpretative repertoire of Helena and Ulysses and the network of relationships – the Society of their era – that kept them active, helped them to spread their artistic-musical work and enabled their artistic trajectory, despite theis social and health disavantages; 4) propose the mapping, the virtual meeting and the dissemination of this legacy, contributing to the accessibility, the rememorization and to the appropriation of this history by the actual Society: by living memory. The search references authors such as: V. Borges (2006) and K. Oliveto (2007), in the field of biographical genre in music, through the collection and interpretation of historical documentary, bibliographicand oral sources; S. Freitas (1983) and E. Bosi (1994), in Oral History; R. Laraia (2001), C. Geertz (1975) and J. Blacking (2006. 2021), in the field of Music as Culture; P. Castagna (2004, 2006, 2008, 2016), L. Oliveira (2012) and L. Heymann (1997, 2012), in the field of Music Archival Science; E. Santos (2004), J. Santos (1996), J. Ferreira (1983), D. Silva (2009) and C. Batista (2005), in the field of Cultural Heritage, Memory and Identity; P. Nora (1993), in the field of Place of Memory; M. Sant’Anna (2006), L. Lévi-Strauss (2006) and F. Maia (2003), in the field of Living Memory; P. Bourdieu (1974, 1996, 1998, 2007), in the field of Cultural and Social Capital. It’s concluded that giving accessibility to what is kept in a museu, or in a library – place of memory – is to reach the actual Society, showing – from the artistic-musical work of Helena Nobre and Ulysses Nobre – part of cultural production of the first Half of twentieth century in Belém, contributing to future academic investigations. |
Palabras clave : | Canto - Pará Patrimônio cultural - Pará Prática musical Uirapurus Paraenses |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ARTES |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Aparece en las colecciones: | Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_UirapurusParaensesLegado.pdf | 12,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons