Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15927
Tipo: Dissertação
Data do documento: 17-Mar-2023
Autor(es): FERREIRA, Gabriel Lucas dos Anjos
Primeiro(a) Orientador(a): BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso
Título: Elaboração de um livro paradidático sobre mercúrio para uso em cursos de formação de professores de química
Citar como: FERREIRA, Gabriel Lucas dos Anjos. Elaboração de um livro paradidático sobre mercúrio para uso em cursos de formação de professores de química. Orientador: Prof. Dr. Jesus de Nazaré Cardoso Brabo. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: . Acesso em:.
Resumo: Para que os estudantes da educação básica efetivamente se alfabetizem linguística, matemática e cientificamente ainda é necessário superar inúmeros problemas, que vão desde a precariedade de infraestrutura escolar, melhor remuneração salarial e formação inicial e continuada dos profissionais da educação. Produzir e avaliar materiais didáticos para cursos de formação de professores pode contribuir para a melhoria da preparação desses profissionais. Tais materiais devem estar afinados com resultados de pesquisa recentes sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação de ciências, inovações tecnológicas, aspectos sociais do uso de tecnologias, exploração de recursos naturais, mudanças curriculares, entre outros aspectos essenciais para compreender e atuar sobre mundo natural e social contemporâneo e exercer plenamente a cidadania em atuais e futuras sociedades democráticas. Com o intuito de oferecer uma pequena contribuição para o aprimoramento de cursos de formação inicial de professores de Química da educação básica, foi produzido um livro paradidático sobre Mercúrio o qual foi submetido à análise de eventuais efeitos de aprendizagem do seu uso em cursos de formação inicial de professores de Química. O teor e as atividades propostas no paradidático em questão foram postas em práticas durante um minicurso, onde doze discentes de um curso de Química licenciatura voluntariamente participaram, respondendo a um formulário do tipo KWL (Know, Want to Know, and Learning). A análise de conteúdo empreendida nas respostas e comentários do grupo de participantes do minicurso, forneceu alguns indícios que o material paradidático proposto pode contribuir para a formação dos futuros professores Química, ao apresentar alternativas metodológicas para o processo de ensino aprendizagem de determinados conhecimentos químicos, de forma contextualizada e mais de acordo a atual BNCC.
Abstract: For students in elementary school to be effectively linguistically, mathematically, and scientifically literate, it is still necessary to overcome numerous problems, ranging from precarious school infrastructure, better salaries, and initial and continual education of professionals in the educational field. Producing and evaluating teaching materials for teacher training courses can contribute to improving the skills of these professionals. Such materials should be in tune with recent research results on the teaching-learning-evaluation process of science, technological innovations, social aspects of the use of technologies, exploration of natural resources, curriculum changes, among other aspects that are essential to understand and act upon the contemporary natural and social world, and to fully exercise one’s rights as a citizen in current and future democratic societies. To offer a small contribution to the improvement of undergraduate Chemistry teacher training courses, a accompany educational book about Mercury was produced and submitted to an analysis of possible learning effects of its use in initial training courses for Chemistry teachers. The books content and proposed activities were carried out during a mini course, attended voluntarily by twelve students from an undergraduate Chemistry course, who responded to a KWL (Know, Want to Know, and Learning) form. The content analysis undertaken in the responses and comments of the group of participants of the minicourse provided some evidence that the proposed material can contribute to the training of future Chemistry teachers, by presenting methodological alternatives for the teaching-learning process of certain chemical knowledge in a contextualized manner and in greater harmony with the current Common Core State Standards (BNCC).
Palavras-chave: Formação inicial
Paradidático
Mercúrio na Amazônia
Initial training
Educational material
Mercury in the Amazon
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ElaboracaoLivroParadidatico.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_MercurioNocoesBasicas.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons