Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15931
Tipo: Dissertação
Data do documento: 25-Jul-2023
Autor(es): RODRIGUES, Rodrigo Gabriel Ramos
Afiliação do(s) Autor(es): Fundação Carlos Gomes
Primeiro(a) Orientador(a): MIRANDA, Fernanda Chocron
Título: Contrapontando: um roteiro de integração de competências para o ensino-aprendizagem da notação musical digital
Citar como: RODRIGUES, Rodrigo Gabriel Ramos. Contrapontando: um roteiro de integração de competências para o ensino-aprendizagem da notação musical digital. Orientadora: Fernanda Chocron Miranda. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15931. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará (UFPA) voltada ao desenvolvimento e avaliação de um roteiro de integração de competências que favoreça o processo de ensino-aprendizagem da Notação Musical Digital (NMD) por professores de Música no Ensino Superior. Para isso, acionamos a nossa experiência como docentes do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), que se configurou como o lócus da pesquisa. O Processo Educacional (PE) resultante da pesquisa foi intitulado “CONTRAPONTANDO”, e consiste de uma proposta de percurso de ensino aprendizagem disponibilizado no formato digital, que sistematiza um processo de integração de competências digitais e musicais, com base na aproximação de níveis/camadas previamente definidos por frameworks (CARRETERO GOMEZ, 2017; REDECKER, 2018) e teorias musicais, como a de Swanwick (1994, 1999, 2003, 2014, 2021). A construção desta pesquisa se deu em seis fases. Na primeira, nos dedicamos à caracterização do lócus de nossa atuação profissional, a partir do qual foi possível entender a estrutura do IECG, do curso de Bacharelado e do papel das disciplinas de Editoração Musical dentro deste curso. A segunda fase foi dedicada ao mapeamento e à análise de seis programas de editoração de partituras, identificando diferenças e semelhanças entre eles. A terceira fase consistiu de sondagem de informações sobre a posse e o uso de tecnologias entre discentes do IECG, alcançando uma amostra de 30% do corpo discente da instituição. A quarta fase foi de conceituação e discussão das premissas do que entendemos por NMD. Na quinta fase, realizamos a avaliação do conteúdo da primeira versão do Processo Educacional (PE). As sugestões, recomendações e comentários recebidos dos quatro avaliadores possibilitaram melhorias significativas no PE, além de melhor compreensão sobre a pertinência de sua proposição. A sexta e última fase, assim, foi dedicada à concepção e ao desenvolvimento da versão final do PE, envolvendo um profissional de design e de revisão de texto. Dentre os resultados e contribuições desta pesquisa, destacamos que a construção do roteiro possibilitará aos docentes a ampliação dos conhecimentos de seus alunos musicistas, auxiliando no estudo de outras disciplinas e potencializando a autonomia de aprendizado através da tecnologia. Acreditamos que o desenvolvimento deste PE já agrega tanto a comunidade do IECG como a qualquer outro docente que tenha interesse em fomentar o desenvolvimento da Notação Musical Digital.
Abstract: This work presents the results of research carried out within the scope of the Postgraduate Program in Creativity and Innovation in Higher Education Methodologies at the Federal University of Pará (UFPA) aimed at the development and evaluation of an integration roadmap to enhance the teaching-learning process of Digital Musical Notation (DMN) for Music teachers in higher education. For this, we activated our experience as teachers of the Bachelor's Degree in Music at the Carlos Gomes State Institute (IECG), which was configured as the locus of the research. The resulting Educational Process (EP) from the research was titled "COUNTERPOINTING", and consists of a proposed teaching-learning journey made available in digital format, which systematizes a process of integrating digital and musical skills, based on the approximation of levels/layers previously defined by frameworks (CARRETERO GOMEZ, 2017; REDECKER, 2018) and musical theories, such as Swanwick's (1994, 1999, 2003, 2014, 2021). The construction of this research took place in six phases. In the first, we focused on characterizing the locus of our professional activity, from which it was possible to understand the structure of the IECG, the Bachelor's course, and the role of the Music Publishing disciplines within this course. The second phase was dedicated to mapping and analyzing six score editing programs, identifying differences and similarities between them. The third phase consisted of surveying information about the ownership and use of technologies among IECG students, reaching a sample of 30% of the student body of the institution. The fourth phase was for conceptualizing and discussing the premises of what we understand as DMN. In the fifth phase, we evaluated the content of the first version of the Educational Process (EP). The suggestions, recommendations, and comments received from the four evaluators allowed significant improvements to the EP, as well as a better understanding of the relevance of its proposition. The sixth and final phase, therefore, was dedicated to the conception and development of the final version of the EP, involving a design professional and text review. Among the results and contributions of this research, we highlight that the construction of the roadmap will enable teachers to expand the knowledge of their musician students, assisting in the study of other subjects and enhancing learning autonomy through technology. We believe that the development of this EP already benefits both the IECG community and any other teacher who is interested in promoting the development of Digital Musical Notation.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Roteiro
Competências digitais
Educação musical
Ensino superior
Teaching-learning
Roadmap/Script
Digital competencies
Music education
Higher education
Área de Concentração: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Linha de Pesquisa: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
Programa: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ContrapontandoRoteiroIntegracao.pdf6,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_ContrapontandoRoteiroIntegracao.pdf45,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons