Guia didático para o Laboratório de Práticas e Experimentações Sala Arthur Leandro Tatá Kinamboji de Ensino Cultura e Artes Visuais Afro-Amazônica: caminhos para a decolonialidade

Imagem de Miniatura

Data

29-06-2023

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

VASQUEZ, Jessica Calandrine. Guia didático para o Laboratório de Práticas e Experimentações Sala Arthur Leandro Tatá Kinamboji de Ensino Cultura e Artes Visuais Afro-Amazônica: caminhos para a decolonialidade. Orientador: Ronaldo de Oliveira Rodrigues. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15950. Acesso em:.

DOI

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de criação do produto educacional que se caracteriza como o Guia didático para o Laboratório de Práticas e Experimentações Sala Arthur Leandro Tatá Kinamboji de Ensino, Cultura e Artes Visuais Afro-amazônicas. Metodologicamente a abordagem da pesquisa foi qualitativa, que se desdobrou em pesquisa documental e pesquisa participante. Os documentos que serviram de base foram o projeto do laboratório, plano de curso, projeto pedagógico do curso de Artes Visuais do ano de 2019, projeto de extensão, projeto da Sala e projeto de ensino. A pesquisa participante foi baseada nas vivências na disciplina de Arte Afro-brasileira, nas reuniões e ações a partir do Laboratório e Sala Tatá Kinamboji. Na criação do produto foi necessária a utilização de duas metodologias, o design thinking e a metodologia do laboratório aberto. A primeira para pensar a construção deste produto de forma prática, e a segunda como forma de pensar dinâmicas de potencialização para o referido espaço. Neste processo houve a realização de uma ação pedagógica, utilizando o acervo da Sala Tatá Kinamboji, na disciplina de arte afro-brasileira. A validação e avaliação do produto foi realizada a partir da aplicação de questionários físico e online com os discentes da turma, questionário somente online com os docentes da faculdade de Artes Visuais, como também com o setor pedagógico do curso e integrantes do laboratório e Sala Tatá Kinamboji. Os resultados apresentam a construção do guia como proposta de direcionamento e somam de forma satisfatória para validar o produto desenvolvido. Embora o produto esteja finalizado, é de suma importância seu desdobramento e atualização, pois o laboratório esta em uma constante atualização, por conta do local onde está situado, necessidade da continuidade da catalogação de materiais que chegam e novas produções. Assim este produto contribui com o processo de ensino-aprendizagem, auxilia na utilização do laboratório, fortalecendo práticas, pesquisas e ações na perspectiva decolonial do Ensino de Artes Visuais.

browse.metadata.ispartofseries

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br