Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15951
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 26-Jun-2023 |
Autor(es): | LIMA, Maria José Souza |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | VAZ, Cristina Lúcia Dias |
Título: | Cartoaprendele: uma metodologia ativa para uma aprendizagem criativa em língua espanhola |
Citar como: | LIMA, Maria José Souza. Cartoaprendele: uma metodologia ativa para uma aprendizagem criativa em língua espanhola. Orientadora: Cristina Lúcia Dias Vaz. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15951. Acesso em:. |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado intitula-se: Cartoaprendele: uma metodologia ativa para uma aprendizagem criativa em língua espanhola que tem como objetivo geral propor e aplicar uma metodologia ativa para promover uma aprendizagem criativa em Língua Espanhola. Trata se de uma proposta de prática pedagógica alinhada a princípios inovadores e criativos de educação, pois estimula o protagonismo e a criatividade do aprendiz com ênfase na interdisciplinaridade e na experiência. A principal inquietação que impulsionou esta pesquisa foi: Quais ações e processos metodológicos integrando língua espanhola, arte e literatura promovem uma aprendizagem criativa? Deste modo, a construção teórica deste trabalho utilizou-se dos fundamentos teóricos sobre aprendizagem criativa que orientaram a pesquisa, com as contribuições de Paulo Freire (1996, 2014) sobre aprendizagem, as principais ideias da teoria psicanalítica de Winnicott (1975) sobre criatividade, as teorias e inspirações da artista Ostrower (2014) sobre sensibilidade e criatividade, a pedagogia sobre o sentido de experiência de Larrosa (2014) e a teoria sobre interdisciplinaridade de Ivani Fazenda (2008). Entre os mais variados instrumentos pedagógicos para potencializar uma aprendizagem criativa escolhemos o livro-objeto, o inventário artístico e a colagem artística. Como metodologia de pesquisa o método da cartografia proposto pelos autores Deleuze e Guattari (1995), bem como, apresentar as principais ideias dos métodos e das quatro pistas que serão adotadas na pesquisa: pesquisa intervenção, atenção do pesquisador-cartógrafo, acompanhar processos e uma política de narrativa Passos, Kastrup e Escóssia (2015), e sobre esta última pista, a política de narrativa adotada para esta dissertação é o encontro de uma professora de língua espanhola e pesquisadora-cartógrafa, com sua versão anos mais jovem, inspirada no conto “El otro” do livro “El libro de Arena” do escritor Argentino Jorge Luis Borges. Para produção dos dados da pesquisa foram realizadas oficina com discentes do ensino superior e as cartografias realizadas mapeiam o potencial criativo e inovador da CartoAprendele. Como consequência dos encontros e atravessamentos que aconteceram durante a pesquisa foram criados dois produtos educacionais: um guia sobre a metodologia CartoAprendele e um site para divulgação dos processos e produtos realizados. |
Abstract: | The current master's dissertation is entitled "CartoAprendele: an active methodology for creative learning in Spanish language" and its general objective is to propose and apply an active methodology to promote creative learning in Spanish language. It is a proposal of pedagogical practice aligned with innovative and creative principles of education, as it stimulates the learner's protagonism and creativity with emphasis on interdisciplinary experiences. The main concern that drove this research was: What actions and methodological processes integrating Spanish language, art, and literature promote creative learning? Thus, the theoretical construction of this work used theoretical foundations about creative learning that guided the research, with contributions from Paulo Freire (1996, 2014) on learning; Winnicott's psychoanalytic theory (1975) on creativity; Ostrower's theories and inspirations (2014) on sensitivity and creativity; Larrosa’s pedagogy about experience sense (2014); Ivani Fazenda’s theory about interdisciplinary studies (2008). Among various pedagogical instruments to enhance creative learning we chose object-books, artistic inventory, collage-making. As a research methodology we adopted cartography method proposed by Deleuze and Guattari(1995), presented the main ideas of methods along four tracks that will be adopted in our study: intervention-research; researcher-cartographer attention; following-up processes; narrative policy by Passos Kastrup e Escóssia(2015). Concerning this last track – narrative policy - adopted for this dissertation is a meeting between a teacher of Spanish Language who also works as researcher-cartographer with her younger version inspired by Argentinian writer Jorge Luis Borges’ tale "El otro", present in his book "El libro de Arena". To produce data for our study, workshops were held with undergraduate students where maps created mapped out potential for creative innovation using CartoAprendele. As result from encounters experienced during our research, two educational products were created: a guide about CartoAprendele methodology and a website to showcase the processes and outcomes of this study. |
Resumen: | El presente trabajo de fin de máster se titula: Cartoaprendele: una metodología activa para el aprendizaje creativo en lengua española cuyo objetivo general es proponer y aplicar una metodología activa para promover el aprendizaje creativo en lengua española. Es una propuesta de práctica pedagógica alineada con los principios innovadores y creativos de la educación, pues fomenta el protagonismo y la creatividad del educando con énfasis en la interdisciplinariedad y la experiencia. La principal inquietud que impulsó esta investigación fue: ¿Qué acciones y procesos metodológicos que integran la lengua española, el arte y la literatura favorecen el aprendizaje creativo? Así, la construcción teórica de este trabajo utilizó de los fundamentos teóricos sobre el aprendizaje creativo que orientaron la investigación, con los aportes de Paulo Freire (1996, 2014) sobre el aprendizaje, las ideas centrales de la teoría psicoanalítica de Winnicott (1975) sobre la creatividad, las teorías e inspiraciones del artista Ostrower (2014) sobre la sensibilidad y la creatividad, la pedagogía sobre el sentido de la experiencia de Larrosa (2014) y la teoría de la interdisciplinariedad de Ivani Fazenda (2008). Entre los más variados instrumentos pedagógicos para potenciar el aprendizaje creativo, hemos elegido el libro-objeto, el inventario artístico y el collage artístico. Como metodología de investigación, el método de cartografía propuesto por los autores Deleuze y Guattari (1995), además de presentar las ideas principales de los métodos y las cuatro vías que serán adoptadas en la investigación: investigación-intervención, atención del investigador- cartógrafo, acompañar procesos y una política narrativa Passos, Kastrup y Escóssia (2015), y en esta última vía, la política narrativa adoptada para esta disertación es el encuentro de una profesora e investigadora cartógrafa de lengua española, con su versión años más joven, inspirada en el cuento “El otro” del libro “El libro de Arena” del escritor argentino Jorge Luis Borges. Para la producción de datos de investigación, se realizaron talleres con estudiantes de educación superior y la cartografía realizada mapea el potencial creativo e innovador de CartoAprendele. Como resultado de los encuentros y cruces que se dieron durante la investigación, se crearon dos productos educativos: un guía sobre metodología CartoAprendele y un sitio web para dar a conocer los procesos y productos realizados. |
Palavras-chave: | Língua espanhola Aprendizagem criativa Método da cartografia Cartoaprendele Livro-objeto Colagem Spanish language Creative learning Cartography method Card learning Book-object Collage |
Área de Concentração: | METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Linha de Pesquisa: | INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CartoaprendeleMetodologiaAtiva.pdf | 32,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_Guia_CartoaprendeleMetodologiaAtiva.pdf | 98,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_Encarte_CartoaprendeleMetodologiaAtiva.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons