Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15954
Tipo: Dissertação
Data do documento: 9-Jun-2022
Autor(es): HIRAI, Lêda Yumi
Primeiro(a) Orientador(a): Fraiha-Martins, France
Título: Ensino de ciências: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais no estudo de energia
Citar como: HIRAI, Lêda Yumi. Ensino de ciências: uma proposta formativa para futuros professores dos anos escolares iniciais no estudo de energia. Orientadora: Profa. Dra. France Fraiha-Martins. 2022. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15954. Acesso em:.
Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, baseada na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Universidade Federal do Pará. Objetivo compreender os processos formativos vivenciados por futuros professores dos anos iniciais ao participarem de uma prática pautada no ensino híbrido, especialmente sobre o tema Energia no modelo rotação por estações, a fim de elaborar uma proposta de formação inicial de professores para ensinar ciências nos anos iniciais. Para o desenvolvimento das análises e resultados foi utilizado o diário de campo, o material de áudio gravação feito durante a empiria da pesquisa, bem como o material produzido pelos alunos nas tarefas realizadas. E como método de análise foi selecionado a Análise Textual Discursiva para compreender as narrativas investigadas. De modo geral, os licenciandos se mostraram interessados com a prática, não haviam tido contato com a metodologia de rotação por estações. As atividades promoveram reflexões acerca da disposição das tarefas dentro de cada estação, dos conteúdos e de como deve ser a postura do professor enquanto mediador do conhecimento, orientando e guiando os alunos para o conhecimento. Por meio dos resultados foi elaborado o produto educacional intitulado “ENERGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: prática docente de Rotação por Estação com alunos dos anos escolares iniciais”, tendo em vista sua utilização por futuros professores dos anos escolares iniciais para o ensino do tema energia. O material produzido dispõe de três (03) unidades com informações de elaboração de roteiro de atividades, sugestões de materiais e ferramentas tecnológicas a serem utilizados, apresento também o planejamento de cada estação, contendo planos de aula. Tendo em vista os processos formativos que foram vivenciados pelos estudantes da graduação do curso de Licenciatura Integrada, acredito que a proposta de formação foi aceita de maneira satisfatória, sendo evidenciada nas narrativas dos licenciandos, quando apontam suas reflexões acerca do tema e do material desenvolvido
Abstract: This is qualitative research in the narrative modality, based on the initial training of students of the Integrated Degree in Sciences, Mathematics and Languages for the Initial Years of Elementary Education, at the Federal University of Pará. Objective to understand the training processes experienced by future teachers in the early years when participating in a practice based on hybrid teaching, especially on the theme Energy in the rotation model by stations, in order to elaborate a proposal for the initial training of teachers to teach science in the early years. For the development of the analyzes and results, the field diary was used, the audio recording material made during the empirical research, as well as the material produced by the students in the tasks performed. And as a method of analysis, Discursive Textual Analysis was selected to understand the investigated narratives. In general, the undergraduates were interested in the practice, they had not had contact with the methodology of rotation by stations. The activities promoted reflections on the arrangement of tasks within each station, the contents and how the teacher's posture should be as a mediator of knowledge, guiding and guiding students towards knowledge. Through the results, the educational product entitled “ENERGY IN SCIENCE TEACHING: teaching practice of Station Rotation with students in the early school years” was created, considering its use by future teachers in the early school years to teach the energy theme. The material produced has three (03) units with information on the preparation of the activities script, suggestions of materials and technological tools to be used, I also present the planning of each station, containing lesson plans. In view of the training processes that were experienced by undergraduate students of the Integrated Licentiate course, I believe that the training proposal was accepted satisfactorily, being evidenced in the narratives of the undergraduates, when they point out their reflections on the theme and the material developed.
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Ensino híbrido
Tecnologias digitais
Energia
Anos iniciais do ensino fundamental
Initial teacher training
Blended teaching
Digital technologies
Energy
Early years of elementary school
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinoCienciasProposta.pdf17,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_EnergiaEnsinoCiencias.pdf5,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons