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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 7-Jun-2023
metadata.dc.creator: CARNEIRO, Marcelo Pamplona
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: ARRUDA FILHO, Emilio Jose Montero
Title: A Moderação do prestígio percebido com o uso de novas redes sociais entre a preocupação com a privacidade e a adoção de novas tecnologias
Citation: CARNEIRO, Marcelo Pamplona. A Moderação do prestígio percebido com o uso de novas redes sociais entre a preocupação com a privacidade e a adoção de novas tecnologias. Orientador: Emilio José Montero Arruda Filho 2023. 83 f. Dissertação ( Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15969 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa analisa o poder de influência do prestígio em associação com o fenômeno do paradoxo da privacidade, a partir de três estudos desenvolvidos de acordo com cenários que apresentam características de inovação baseadas no acesso ao materialismo sob forma de estímulo à obtenção de prestígio como sinal de status. Para tanto, foram identificados os aspectos que estimulam o efeito do paradoxo da privacidade e influenciam na percepção de prestígio, preocupação com a privacidade e no acesso a novas Mídias Sociais, assim como a análise da confiança enquanto variável antecedente a adoção, constituindo-se uma mediação da mesma entre a preocupação com a privacidade e a adoção destas mídias. O exame dos dados demonstrou que a confiança age como mediadora do efeito da preocupação com a privacidade na adoção de novas mídias sociais e o prestígio, quando associado a marcas de empresas com reputações consolidadas, motiva a diminuição da preocupação com a privacidade nos consumidores, considerando as oportunidades exclusivas oferecidas pelas mídias sociais no contento de prestígio percebido, aumentando sua adoção.
Abstract: This research analyzes the power of influence of prestige in association with the phenomenon of the privacy paradox, based on three studies developed according to scenarios that present characteristics of innovation based on access to materialism in the form of a stimulus to obtain prestige as a sign of status. To this end, the aspects that stimulate the effect of the privacy paradox and influence the perception of prestige, concern with privacy and access to new Social Media were identified, as well as the analysis of trust as a antecedent variable to adoption, constituting a mediation between the concern for privacy and the adoption of these Media. The examination of the data showed that trust acts as a mediator of the effect of concern for privacy in the adoption of new Social Media and prestige, when associated with brands of companies with consolidated reputations, motivates the reduction of concern for privacy in consumers, considering the unique opportunities offered by Social Media in the content of perceived prestige, increasing its adoption.
Keywords: Mídias sociais
Prestígio
Preocupação com a privacidade
Adoção
Confiança
Social media
Prestige
Privacy concern
Adoption
Trust
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GESTÃO ORGANIZACIONAL
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ESTRATÉGIA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO:
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: biblio-icsa@ufpa.br
Appears in Collections:Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA

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