Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15970
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 27-abr-2023
Autor(es): MARQUES, Gisele Cristiane Andrade
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Primer Orientador: RAMOS, Camila Carvalho
Título : Indicadores de desempenho como instrumento de transparência e gestão organizacional
Citación : MARQUES, Gisele Cristiane Andrade. Indicadores de desempenho como instrumento de transparência e gestão organizacional. Orientadora: Camila Carvalho Ramos. 2023. 46 f. Dissertação ( Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15970 . Acesso em:.
Resumen: O presente estudo buscou investigar a percepção de gestores públicos sobre o uso de indicadores para avaliação e monitoramento do desempenho de servidores públicos, bem como para aumento da transparência dos resultados de uma instituição pública. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, norteado por uma abordagem quantitativa, com aplicação de questionários junto a 72 gestores do órgão. Utilizou-se a técnica de decomposição comportamental para a criação dos indicadores, na qual 27 competências foram decompostas em 97 indicadores de desempenho. Os resultados mostraram que os gestores foram capazes de relacionar os indicadores às suas respectivas competências e reconheceram suas contribuições para aumentar a transparência dos resultados da instituição. Portanto, este estudo inova ao apresentar uma metodologia capaz de criar indicadores de desempenho para tornar mais objetivo e transparente o processo de avaliação de desempenho realizado em órgãos públicos brasileiros, evitando, assim, conflitos e contradições no processo.
Resumen : The present study was to investigate the perception of public managers about the use of indicators to evaluate and monitor the performance of those who work in public organizations, as well as to increase the transparency of the public institution results. For that end, a descriptive study was carried out, guided by a quantitative approach, with the application of questionnaires with 72 managers of the participating institution. The behavioral decomposition technique was used to create indicators, in which 27 competencies were decomposed into 97 performance indicators. The results showed that m anagers were able to relate the indicators to their respective competences and recognized their contributions to increasing the transparency of the institution's results. Therefore, this study innovates by presenting a methodology capable of creating performance indicators to make the performance evaluation process carried out in Brazilian public institutions more objective and transparent, thus avoiding conflicts and contradictions in the process.
Palabras clave : avaliação de desempenho por competências
indicadores de desempenho
transparência pública
decomposição comportamental
administração pública
performance assessment by competences
performance indicators
public transparency
behavioral decomposition
public administration
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GESTÃO ORGANIZACIONAL
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ESTRATÉGIA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO:
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: biblio-icsa@ufpa.br
Aparece en las colecciones: Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_ Indicadores DesempenhoInstrumento.pdf711,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons