SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Sobre a obra Canon Doctrinae Triangulorum (1551) de Georg Joachim Rheticus e suas relações com o desenvolvimento da trigonometria

Imagem de Miniatura

Tipo

Data

09-05-2023

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

FERREIRA, Stephany Glaucia Paulo. Sobre a obra Canon Doctrinae Triangulorum (1551) de Georg Joachim Rheticus e suas relações com o desenvolvimento da trigonometria. Orientador: Prof. Dr. João Claudio Brandemberg Quaresma. 2023. 139 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15988. Acesso em:.

DOI

O interesse pelo estudo da obra Canon Doctrinae Triangulorum (1551) surgiu a partir de nossas leituras, realizadas no Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino de Matemática (GEHEM), no ano de 2020, quando comentamos, inicialmente, a obra produzida pelo matemático austríaco Georg Joachim Rheticus (1514 – 1574). Ao iniciarmos tal pesquisa, notamos poucas citações ao nome de Rheticus, que foi o único aluno de Copérnico e contribuiu com a publicação do trabalho sobre heliocentrismo, na história da evolução sobre astronomia e trigonometria. Sendo assim, fez com que pudéssemos formular hipóteses sobre as relações da obra Canon de Rheticus para o desenvolvimento da trigonometria, principalmente no século XVI e XVII. Deliberamos analisar a obra registrada como Canon Doctrinae Triangulorum (1551) do matemático Rheticus, com vista a estabelecer as relações entre a obra estudada e o desenvolvimento da trigonometria no século XVI e XVII. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica especializada, que organizamos segundo o diagrama metodológico sugerido por Chaquiam (2022), como balizador para o desenvolvimento histórico da pesquisa, pois consideramos importante destacar as informações sugeridas por Brandemberg (2021) e Chaquiam (2022); e pesquisa documental, de fonte primária e secundária, buscando coletar dados qualitativos referentes à análise do Canon para estabelecer relações entre a obra e o desenvolvimento da trigonometria. Como resultados, destacamos que a obra contribuiu com o avanço dos estudos de razões trigonométricas, pois Rheticus foi o primeiro a apresentar as seis razões trigonométricas por meio de lados de triângulos retângulos. As relações que destacamos, com o desenvolvimento da trigonometria, são as de influências com os trabalhos desenvolvido por Valentin Otto (1550 – 1603), Bartholomaeus Pitiscus (1561 – 1613), Francesco Maurolico (1494 - 1575) e Françóis Viète (1540 - 1603), que ampliaram os estudos sobre as tabelas trigonométricas até o desenvolvimento das tábuas de logaritmos no século XVII. Um possível futuro desdobramento dessa pesquisa seria verificar como Rheticus veio parar nos livros didáticos.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Linha de pesquisa

HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA, CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO, CNPQ::OUTROS::CIENCIAS

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI