Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15999
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Nathália Dourado Frazão-
dc.creatorLEMOS, Flávia Cristina Silveira-
dc.creatorAQUIME, Rafaele Habib Souza-
dc.creatorCOUTO, Mariane Batista Bitencourt-
dc.creatorREIS JÚNIOR, Leandro Passarinho-
dc.date.accessioned2023-10-16T16:41:56Z-
dc.date.available2023-10-16T16:41:56Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationLEMOS, Flávia Cristina Silveira. UNICEF, infância, educação e práticas de proteção de direitos no Brasil. Revista de Ciências Humanas, online, v. 51, n. 2, p. 388-404, jul./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2017v51n2p388. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15999. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2178-4582pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15999-
dc.description.abstractThis article presents an analysis of the United Nations Fund practices for Children (UNICEF) on child education and the production of child object, in Brazil, from the Constitution of 1988. It follows from master’s research in the area of education and psychology school, with historical and documentary contributions. Points breaks and describes practices the politics of Brazilian school children education, from the Law of Education Guidelines and Bases, 1996. Search articulate the relationship between the proposals of UNICEF, the LDB-1996 and the Statute of Children and Adolescents 1990 in the panorama of care and early childhood education and the efects of these relationships established government bodies to the school production childhood.en
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2023-10-16T16:41:32Z No. of bitstreams: 2 37868-Texto do Artigo-183626-1-10-20171222.pdf: 390385 bytes, checksum: afe9f4a55ef796fb038c93ca72eb9524 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2023-10-16T16:41:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 37868-Texto do Artigo-183626-1-10-20171222.pdf: 390385 bytes, checksum: afe9f4a55ef796fb038c93ca72eb9524 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-16T16:41:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 37868-Texto do Artigo-183626-1-10-20171222.pdf: 390385 bytes, checksum: afe9f4a55ef796fb038c93ca72eb9524 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Ciências Humanaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt*
dc.source.urihttps://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2017v51n2p388pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectGoverno das condutaspt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectUNICeFpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectGovernment of pipelinesen
dc.subjectPublic Policyen
dc.subjectBrazilen
dc.titleUNICEF, infância, educação e práticas de proteção de direitos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeUNICEF, children, education and practice of rights protection in Brazilen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFSCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7562529457729806pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8132595498104759pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5409321115395105pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9731508671642285pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8106073837131437pt_BR
dc.citation.volume51pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage388pt_BR
dc.identifier.doi10.5007/2178-4582.2017v51n2p388pt_BR
dc.description.resumoesse artigo traz uma análise de práticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICeF) sobre a educação infantil e a produção do objeto infância, no Brasil, a partir da Constituição de 1988. Resulta de pesquisa de mestrado na área de educação e psicologia escolar, com contribuições históricas e documentais. Aponta rupturas e descreve práticas na política da educação infantil brasileira escolar, a partir da Lei das Diretrizes e Bases da educação, de 1996. Busca articular as relações entre as propostas do UNICeF, a LDB 1996 e o estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, no panorama do cuidado e da educação de crianças pequenas e os efeitos dessas relações estabelecidas no governo dos corpos para a produção da infância escolar.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4951-4435pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-9505-7808pt_BR
dc.citation.epage404pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_UnicefInfanciaEducacao.pdf381,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons