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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16016
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 3-May-2021 |
metadata.dc.creator: | LOPES, Franklin dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CHAVES NETO, Antônio Maia de Jesus |
Title: | Propriedades termodinâmicas de propanóis na fase gasosa via DFT |
Other Titles: | Thermodynamic properties of propanols in the gaseous phase via DFT |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | LOPES, Franklin dos Santos. Propriedades termodinâmicas de propanóis na fase gasosa via DFT. Orientador: Antonio Maia de Jesus Chaves Neto. 2021. 72 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16016. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo principal deste estudo é avaliar o efeito das propriedades termodinâmicas dos propanóis propan-1-ol, propan-2-ol e seus isômeros 2- metilpropan-1-ol e 2-metilpropan-2-ol além de elaborar uma proposta de misturas com os combustíveis, gasolina, diesel e querosene baseado na Teoria Funcional da Densidade a fim de determinar as propriedades termodinâmicas, tais como: calor específico molar a pressão constante, entropia, energia livre de Gibbs, variação da entalpia de formação para cálculo de calor de combustão. O efeito da introdução de átomos de hidroxilas sobre a reatividade do estado excitado dos propanóis e dos seus isômeros, foi de fundamental importância para o entendimento das suas termodinâmica junto ao funcional híbrido envolvendo estruturas B3LYP, nas bases 6–311++g(d, p) e 6-31g(d) foram simulados utilizando o pacote de software Gaussian 09W e pelo método semi-empírico PM3. Para a obtenção das propriedades físicas à reatividade química em fase gasosa de cada componente e de seus isômeros combustíveis, foi utilizada a faixa de temperatura de 0,5K - 1500K a pressão constante de 1atm e no vácuo. Os acréscimos de propanois e seus isômeros na fase de combustão proporcionaram maior balanço energético como um todo, sendo que 2-metilpropan-1-ol e 2-metilpropano-2-ol geraram 13,38 e 13,88 KJ/g a mais de ganho energético por unidade de massa que o etanol (22.73 KJ/g) e o metanol (12,70 KJ/g), o aumento progressivo de frações 10%, demostra que o propanol-1-ol com 33,49 KJ/g e propano-2-ol 33,53 KJ/g tiveram as maiores perdas de energia quando comparados a gasolina que chegaram a 13,81 e 13.77 KJ/g respectivamente em pressões, padrões detemperaturas. A combustão de propano-1-ol foi a menor em todos os eventos ao longo de frações em se tratando dos combustível diesel 11,31 KJ/g e querosene 12,71 KJ/g. |
Abstract: | The main objective of this study is to evaluate the effect of the thermodynamic properties of propanols propan-1-ol, propan-2-ol and their isomers 2- methylpropan-1-ol and 2-methylpropan-2-ol in addition to elaborating a proposal for mixtures with fuels, gasoline, diesel, and kerosene-based on the Functional Density Theory to determine thermodynamic properties, such as specific molar heat at constant pressure, entropy, Gibbs free energy, a variation of the formation enthalpy for calculating the heat of combustion. The excited state of the propanols and their isomers, applied to their energy figures transferred by the functional hybrid of the B3LYP structures, in the bases 6–311 ++ g (d, p) and 6-31g (d) were simulated using the software package Gaussian 09W and the semi-empirical method PM3. To obtain the physical properties of the chemical reactivity in the gas phase of each component and its combustible isomers, the temperature range of 0.5K - 1500K was used at a constant pressure of 1atm and in a vacuum. The addition of propane and its isomers in the combustion phase provided a greater energy balance as a whole, with 2-methylpropan-1-ol and 2-methylpropan-2-ol generating 13.38 and 13.88 KJ / ga more of gain energy per unit mass than ethanol (22.73 KJ / g) and methanol (12.70 KJ / g), the progressive increase of fractions 10%, demonstrates that propan-1-ol with 33.49 KJ / g and propan-2-ol 33.53 KJ / g, obtained the highest energy losses when compared to gasoline, which reached 13.81 and 13.77 KJ / g respectively in pressures, temperature patterns. TheX combustion of propan-1-ol was the lowest in all events over fractions in the case of diesel fuel 11.31 KJ / g and kerosene 12.71 KJ / g. |
Keywords: | DFT (Teoria da densidade funcional) Propanois Gasolina Diesel Querosene DFT (Density functional theory) Gasoline Kerosene |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | ENGENHARIA DE PROCESSOS ORGÂNICOS |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source.uri: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Engenharia Química (Mestrado) - PPGEQ/ITEC |
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