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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2020
Autor(es): MELO, Ana Claudia da Cruz
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade
Título(s) alternativo(s): Brazilian telenovelas as social technologies of hypervisibility of gender identity and sexuality
Citar como: MELO, Ana Cláudia. As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade. Tropos, online, v. 9, n. 2, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040. Acesso em:.
Resumo: Compreendidas por nós como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade, as telenovelas brasileiras por décadas promovem, no País, campos de germinação de problemáticas morais, mobilizam práticas sociais e respondem por uma produção incalculável de discursos de sexo. Neste trabalho, apresentamos como essa dinâmica se materializou por meio de cartas dos leitores do Jornal do Brasil (JB), entre os anos de 1978 e 2000, onde os telespectadores, movidos pelas primeiras representações das temáticas e/ou personagens LGBT‟s nas telenovelas do País, protagonizam um extenso debate sobre censura, novas formas de controle, liberdade de expressão e democracia pós-ditadura militar. Também demonstramos como este debate sustentou e sustenta os argumentos para emissão das Portarias de Classificação Etária do Governo até os dias de hoje. Para rastrear estas controvérsias provocadas pelas telenovelas, consideramos as recomendações metodológicas de Bruno Latour que propõe dar voz aos “atores” (grupos, porta-vozes, antigrupos) das discussões. Isto é, buscar identificar onde se origina e o que move suas ações e onde residem as controvérsias. A partir das quais, nos detemos nas discursividades, enunciados e performativos de gênero, segundo as compressões de Foucault, Butler, Preciado e Eribon. Trazemos resultados de análises como fundamentos para compreensão de que, enquanto tecnologias sociais, as telenovelas brasileiras têm no sexo um dos seus principais instrumentais e suportes.
Abstract: Understood as social technologies of hypervisible of gender identity and sexuality, Brazilian telenovelas have promoted, for decades in Brazil, fields of germination of moral issues, mobilized social practices and are responsible for an incalculable production of sex discourses. In this work, we present how this dynamics materialized through letters from readers of Jornal do Brasil (JB), between the years 1978 and 2000, where viewers, moved by the first LGBT representations – issue and/or characters - in telenovelas in the country, led an extensive debate on censorship, new ways of control, freedom of speech and post-military dictatorship democracy. We also demonstrate how this debate sustained and still sustains the arguments for issuing Government Age Rating Ordinances to this day. To track these controversies caused by the telenovelas, we considered the methodological recommendations by Bruno Latour, which proposes to give voice to the actors (groups, spokespersons, anti-groups) of the discussions. That is, try to identify their origin, motivations and controversies. From them, we demonstrate discursivities, statements and gender performatives, according to compressions by Foucault, Butler, Preciado and Eribon. We bring results of analyzes as basis to understand that, as social technologies, as Brazilian telenovelas have in sex one of their main instruments and support.
Palavras-chave: Telenovela
Controvérsias
Discursividades
Gênero
Sexualidade
Controversies
Discursivities
Gender
Sexuality
Título do Periódico: Tropos
ISSN: 2358-212X
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Acre
Sigla da Instituição: UFAC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3971
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