Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16048
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | 2015 |
Autor(es): | SILVA, Livia Sousa da MENDONÇA, Kátia Marly Leite |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém-PA |
Citar como: | SILVA, Livia Sousa da; MENDONÇA, Kátia Marly Leite. A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém-PA. Comunicação & Educação, v. 20, n. 1, p. 39-49, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p39-49. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16048. Acesso em:. |
Resumo: | Com a intenção de investigar a constituição do imaginário da violência escolar no texto midiático; por acreditar numa construção midiática perpassada de intencionalidades, que ao construir um imaginário para a violência escolar estará influenciando opiniões e decisões, quer seja no foro particular ou da esfera pública; participando mesmo da construção da violência escolar como objeto de estudo, de atenção e de intervenção; é que nos propomos neste trabalho a uma primeira incursão de investigação nessa arena de significações, conjugando estudos do campo da Sociologia da Comunicação e do Imaginário, e da Hermenêutica Compreensivo-Dialógica, para expor um prelúdio da tessitura de tal pesquisa. |
Abstract: | With the intention of investigating the constitution of the imaginary school violence in the media text; believing that the media is full of intentions that construct an imaginary of school violence influencing opinions and decisions, whether in the private or public sphere jurisdiction; participating even in the construction of school violence as an object of study, attention and intervention. That is what we propose in this work, a first incursion into this field of meanings, combining studies of Sociology of Communication and the Imaginary and studies of Comprehensive-Dialogical Hermeneutics, in order to expose a prelude to the framing of this research. |
Palavras-chave: | Violência Escolar Mídia Imaginário Hermenêutica Ética School Violence Media Imaginary Hermeneutics Ethics |
Título do Periódico: | Comunicação & Educação |
ISSN: | 0104-6829 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | USP |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/80022 |
Identificador DOI: | 10.11606/issn.2316-9125.v20i1p39-49 |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - IFCH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ViolenciaEscolarMaterias.pdf | 218,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons