Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16048
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: 2015
Autor(es): SILVA, Livia Sousa da
MENDONÇA, Kátia Marly Leite
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém-PA
Citar como: SILVA, Livia Sousa da; MENDONÇA, Kátia Marly Leite. A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém-PA. Comunicação & Educação, v. 20, n. 1, p. 39-49, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p39-49. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16048. Acesso em:.
Resumo: Com a intenção de investigar a constituição do imaginário da violência escolar no texto midiático; por acreditar numa construção midiática perpassada de intencionalidades, que ao construir um imaginário para a violência escolar estará influenciando opiniões e decisões, quer seja no foro particular ou da esfera pública; participando mesmo da construção da violência escolar como objeto de estudo, de atenção e de intervenção; é que nos propomos neste trabalho a uma primeira incursão de investigação nessa arena de significações, conjugando estudos do campo da Sociologia da Comunicação e do Imaginário, e da Hermenêutica Compreensivo-Dialógica, para expor um prelúdio da tessitura de tal pesquisa.
Abstract: With the intention of investigating the constitution of the imaginary school violence in the media text; believing that the media is full of intentions that construct an imaginary of school violence influencing opinions and decisions, whether in the private or public sphere jurisdiction; participating even in the construction of school violence as an object of study, attention and intervention. That is what we propose in this work, a first incursion into this field of meanings, combining studies of Sociology of Communication and the Imaginary and studies of Comprehensive-Dialogical Hermeneutics, in order to expose a prelude to the framing of this research.
Palavras-chave: Violência Escolar
Mídia
Imaginário
Hermenêutica
Ética
School Violence
Media
Imaginary
Hermeneutics
Ethics
Título do Periódico: Comunicação & Educação
ISSN: 0104-6829
País: Brasil
Instituição: Universidade de São Paulo
Sigla da Instituição: USP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/80022
Identificador DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v20i1p39-49
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ViolenciaEscolarMaterias.pdf218,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons