(Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-06-03

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

MACIEL, Eduardo de Paula. (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados. Orientadora: Profa. Dra. Andrela Garibaldi Loureiro Parente. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16057. Acesso em:.

DOI

Nesta pesquisa narrativa (auto)formativa, a investigação trata do processo de criação de um recurso didático, uma gincana educativa, para o ensino de Química no contexto de uma educação científica que valorize a formação cidadã. A questão da pesquisa foi:Como posso transformar o modo como ensino, valorizando na minha prática pedagógica a formação cidadã?Como referenciais teóricos, foram adotadas a nova epistemologia de formação, defendida por Nóvoa (2010), e a compreensão de formação cidadã, defendida por autores como Cachapuz (2016); ao passo que como referencial metodológico foi adotada a pesquisa narrativa. Cada momento do percurso de criação do recurso didático foi caracterizado por atividades específicas, incluindo discussões, reflexões, relações, questionamentos, dúvidas, proposições e encaminhamentos, ocorridos de modo colaborativo. O processo interpretativo realizado nos textos de campo, elaborados no percurso de produção do recurso didático, configurou-se a partir de uma orientação teórica explicita desde o início da produção do recurso, marcada pela busca e aquisição de conhecimentos baseados: em novas visões de Educação Científica;na definição da temática para a construção do recurso didático;na relevância da temática para a formação dos estudantes; na escolha do tipo de recurso didático; no levantamento de informações sobre o tema em documentos oficiais e na literatura especializada sobre o tema; e na validação das informações que subsidiaram a produção do recurso didático com um grupo de licenciandos.Por meio da investigação do percurso de produção da Gincana, é possível planejar práticas pedagógicas diferentes das tradicionais, capazes de valorizar a participação dos estudantes em debates sobre temas de relevância social.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

MACIEL, Eduardo de Paula. (Auto)formação de um professor de química no percurso de produção de uma gincana sobre alimentos ultraprocessados. Orientadora: Profa. Dra. Andrela Garibaldi Loureiro Parente. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16057. Acesso em:.