Altas habilidades/superdotação e o ensino de ciências: reflexões sobre a inclusão na educação básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-05-05

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

FERREIRA, Osmarina Ferreira e. Altas habilidades/superdotação e o ensino de ciências: reflexões sobre a inclusão na educação básica. Orientadora: Profa. Dra. Elinete Oliveira Raposo. 2023. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16058. Acesso em:.

DOI

Visando à contribuição nas discussões sobre Altas Habilidades/Superdotação AH/SD, no âmbito da formação continuada de professores, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a inclusão de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação na sala de aula comum, anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas da rede Municipal de Educação – SEMEC em Abaetetuba PA. A pesquisa tem abordagem quali-quantitativa na modalidade de Estudo de Caso, e contou com aporte teórico sobre os temas de Altas Habilidades/Superdotação, Ensino de Ciências e Formação de Professores, além dos documentos oficiais de Orientação à Política de Educação Inclusiva Nacional e ao Ensino de Ciências no Brasil. A pesquisa buscou dialogar sobre as Altas Habilidades/Superdotação, sua trajetória, conceituação e identificação, bem como as características cognitivas e socioafetivas desses determinados estudantes, traçando uma reflexão sobre a formação docente e sua importância no processo de construção de um sistema educacional inclusivo. Do mesmo modo, buscou articular o ensino de ciências e as possibilidades metodológicas de atendimento às necessidades educacionais dos(as) estudantes com AH/SD. Para a elaboração dos dados da pesquisa, foi promovido um seminário com fins de se discutir a temática em questão, ocasião em que foram aplicados questionários aos professores que atuam nos primeiros anos da educação básica, além de serem registradas suas opiniões. Houve o propósito de se subsidiar as reflexões e ampliar o conhecimento sobre o tema, bem como impulsionar melhorias nas práticas educacionais e para a inclusão efetiva destes estudantes em ambiente escolar. Foi elaborado um e-book intitulado “Altas Habilidades/Superdotação: uma abordagem pedagógica no Ensino de Ciências”, tendo como público-alvo docentes, coordenadores e gestores da educação básica. No decorrer deste estudo, verificou-se que, no âmbito da formação docente no Brasil, este tema ainda é um desafio a ser superado, por não ter sido prioridade nas políticas de formação continuada de professores, ocasionando ainda muitas lacunas no que diz respeito à inclusão efetiva destes sujeitos nos espaços educacionais. Espera-se que o produto educacional possa ampliar as discussões sobre o tema, que impulsione novos estudos e que sirva de orientação no ensino e na pesquisa, de modo a contribuir com o reconhecimento das características e singularidades das pessoas com AH/SD.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

FERREIRA, Osmarina Ferreira e. Altas habilidades/superdotação e o ensino de ciências: reflexões sobre a inclusão na educação básica. Orientadora: Profa. Dra. Elinete Oliveira Raposo. 2023. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16058. Acesso em:.