Autorregulação emocional na perspectiva social cognitiva: uma revisão integrativa

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01-08-2021

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Contido em

Comunicações Piracicaba

Citar como

TORQUATO, Jamille Gabriela da Silva; GARCIA, Luciana Amaral; RAMOS, Maely Ferreira Holanda. Autorregulação emocional na perspectiva social cognitiva: uma revisão integrativa. Comunicações Piracicaba, online, v. 28, n. 2, p. 21-41, maio/ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p21-41. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16077. Acesso em:.

DOI

10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p21-41
O homem, segundo a Teoria Social Cognitiva, é capaz de autorregular seu comportamento, motivações, emoções, dentre outros aspectos. Esta pesquisa tem por objetivo construir um panorama das pesquisas nacionais e internacionais sobre autorregulação emocional na perspectiva social cognitiva, por meio de uma revisão integrativa da literatura, considerando o período de 2008 a 2019; identificando o que os autores têm abordado sobre esta temática e apontando possíveis lacunas. Com uma abordagem quantitativa, o referido estudo apropriou-se de uma análise de frequência mediante a utilização do software NodeXL, que gerou um Grafo com dados de medidas de centralidades adotadas a fim de destacar os construtos mais relevantes. Os resultados apontaram para cinco artigos analisados que apresentaram a relevância de quatro construtos: Emotional intelligence; Emotional competence; Emotion regulation; Coping. Os dados demonstram que a literatura tem afirmado que o sujeito que é capaz de autorregular-se emocionalmente apresenta uma inteligência emocional satisfatória, além de torna-se competente para enfrentar situações que podem gerar um estado emocional negativo. Além disso, faz-se necessário investir em programas que estimulem a competência emocional nos indivíduos a fim de garantir a eficácia no gerenciamento das emoções.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Metodista de Piracicaba

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UNIMEP

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Programa

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https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704378