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Tipo: Dissertação
Data do documento: 16-Out-2023
Autor(es): FERREIRA, Bruno de Souza
Primeiro(a) Orientador(a): MONTEIRO, Dionne Cavalcante
Primeiro(a) coorientador(a): ELIASQUEVICI, Marianne Kogut
Título: O fomento da criatividade em práticas de cozinha no ensino superior utilizando PANC
Citar como: FERREIRA, Bruno de Souza. O fomento da criatividade em práticas de cozinha no ensino superior utilizando PANC. Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro; Coorientadora: Marianne Kogut Eliasquevici. 2023. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16134. Acesso em:.
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta o processo de criação, aplicação e análise dos resultados de uma trilha de aprendizagem voltada para o fomento da competência Criatividade em práticas de cozinha, utilizando plantas alimentícias não convencionais (PANC) a alunos do curso de Gastronomia. Neste caso, a PANC em estudo foi a urtiga vermelha (Laportea estuans). Esta pesquisa tem como questão-foco: Como fomentar a Criatividade como competência na formação de alunos de curso superior em Gastronomia, utilizando plantas alimentícias não convencionais? Assim, partindo deste questionamento, foi traçado o seguinte objetivo geral: Conceber um processo educacional para fomentar a competência Criatividade em práticas de cozinha na formação de alunos do curso de Gastronomia, tendo como conteúdo as plantas alimentícias não convencionais (PANC). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, considerando sua vinculação a abordagens qualitativas de pesquisa, que, buscando promover mudanças na realidade, também possibilitam a educação e a conscientização de pesquisador e participantes. A trilha de aprendizagem é composta por quatro dimensões ligadas ao ato de cozinhar, a saber: conhecer, cozinhar, comer e convencer que se realizam a partir de atividades subsidiadas por artefatos educacionais (podcast e encarte ilustrado), bem como materiais de apoio (mapa mental, formulário de avaliação sensorial e ficha técnica), que auxiliam no desenvolvimento de competências criativas específicas a cada momento da trilha. O trabalho foi realizado em 2022 no âmbito da disciplina “Tópicos Integradores II” com alunos do 3º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama). Foi realizado um diagnóstico inicial referente aos conhecimentos prévios que os alunos tinham sobre a PANC em estudo. Ao final, foram realizadas entrevistas dirigidas com o intuito de analisar o processo criativo dos alunos na proposição de receitas criativas e inovadoras preparadas com a urtiga-vermelha. A partir da análise dos dados da pesquisa, é possível perceber que a trilha de aprendizagem contribuiu para os objetivos a que se propôs, promovendo a criatividade nas preparações dos alunos, apresentadas em uma Mostra Gastronômica.
Abstract: Research presented in this master's dissertation focuses on creating, applying, and analyzing an external learning trail for students of the Gastronomy course to promote creativity in cooking practices using Non-Conventional Food Plants (PANC). In this case, red nettle (Laportea estuans) was the PANC under study. As part of this research, we are asking: How can non-conventional food plants be used to foster Creativity among students of higher education? This questioning led to the following general objective: Design an educational process to foster Creativity competence in kitchen practices in the training of Gastronomy course students, with non-conventional food plants (PANC) as content. Action research methodology, considering its connection to qualitative research approaches, seeks to promote changes in the reality context, but also educate and raise awareness of participants and the researcher. Learning is divided into four dimensions related to cooking: knowing, cooking, eating, and convincing. Activity activities subsidized by educational artists (podcast and illustrated booklet) are used for the learning trail, along with support materials (map mind, sensory evaluation form, technical sheet), that each moment of the trail helps to develop specific creative skills. This study was conducted with students in the 3rd semester of the Higher Course of Technology in Gastronomy at the Universidade da Amazônia (Unama) in 2022 within the scope of the discipline "Integrating Topics II". Students were assessed based on their previous knowledge of the PANC under study. An analysis of the student's creative process was carried out in the form of interviews to analyze their innovative and creative recipes made from red nettle. The research data shows that the learning trail contributed to the objectives it proposed, such as promoting creativity in students' activities and promoting the gastronomic exhibition.
Palavras-chave: Ensino
Criatividade
Competência
Gastronomia
PANC
Teaching
Creativity
Competency
Gastronomy
Área de Concentração: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Linha de Pesquisa: INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
Programa: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

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