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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16158
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Autor(es): | COSTA, Thiago Miranda |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEMEC-SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO |
Primeiro(a) Orientador(a): | ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de |
Título: | Robótica educativa e conhecimentos de área e perímetro de figuras planas |
Citar como: | COSTA, Thiago Miranda. Robótica educativa e conhecimentos de área e perímetro de figuras planas. Orientadora: Profa. Dra. Talita Carvalho Silva de Almeida. 2023. 216 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16158. Acesso em:. |
Resumo: | Esta dissertação aborda a questão de como a formação de professores para o ensino de robótica pode enriquecer o aprendizado de conceitos geométricos, como área e perímetro, e incentivar a participação de alunos do 5º ano do ensino fundamental em Torneios de Robótica Educativa. O objetivo principal é desenvolver um guia auto-formativo para orientar professores na preparação de alunos para esses torneios, com foco no ensino de geometria. O estudo propõe a integração da Robótica Educativa como ferramenta tecnológica para auxiliar o ensino de matemática, especialmente os conceitos de área e perímetro, nos anos iniciais da educação. Para atingir esse propósito, um guia autoformativo foi elaborado e entregue a três professores participantes. Esse guia foi construído com base em uma Sequência de Atividades planejadas. Os professores avaliaram o material fornecido e responderam a um questionário eletrônico, gerando dados empíricos que foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD). A análise revelou quatro eixos de avaliação: 1) Visão sobre o que é robótica educativa; 2) A viabilidade do guia autoformativo: entre a teoria e a prática; 3) A sequência de atividades e os recursos didáticos: a contribuição para o ensino de área e perímetro; 4) A contribuição do Guia Autoformativo para o incentivo à participação dos alunos e professores nos torneios de robótica educativa. O produto resultante desta pesquisa é um e-book intitulado "Guia Autoformativo para Professores". Este guia visa sensibilizar os professores para o ensino de geometria, especificamente área e perímetro, por meio da robótica educativa. Além disso, busca estimular a participação dos alunos nos Torneios de Robótica Educativa. Os resultados indicaram que, de acordo com os professores entrevistados, o guia educacional desenvolvido pode efetivamente contribuir para o ensino e aprendizagem de área e perímetro, além de promover a participação bem-sucedida dos alunos do 5º ano nos torneios de robótica educativa. |
Abstract: | This dissertation addresses the issue of how teacher training for teaching robotics can enrich the learning of geometric concepts, such as area and perimeter, and encourage the participation of students in the 5th year of elementary school in Educational Robotics Tournaments. The main objective is to develop a self-formative guide to guide teachers in preparing students for these tournaments, with a focus on teaching geometry. The study proposes the integration of Educational Robotics as a technological tool to help teach mathematics, especially the concepts of area and perimeter, in the early years of education. To achieve this purpose, a self-training guide was prepared and delivered to three participating teachers. This guide was built around a planned Sequence of Activities. Teachers evaluated the material provided and answered an electronic questionnaire, generating empirical data that were submitted to Discursive Textual Analysis (DTA). The analysis revealed four axes of evaluation: 1) Vision of what educational robotics is; 2) The viability of the self-training guide: between theory and practice; 3) The sequence of activities and didactic resources: the contribution to area and perimeter teaching; 4) The contribution of the Auto-Formative Guide to encourage the participation of students and teachers in educational robotics tournaments. The resulting product of this research is an e-book entitled "Self-training Guide for Teachers". This guide aims to sensitize teachers to the teaching of geometry, specifically area and perimeter, through educational robotics. In addition, it seeks to encourage student participation in Educational Robotics Tournaments. The results indicated that, according to the teachers interviewed, the educational guide developed can effectively contribute to the teaching and learning of area and perimeter, in addition to promoting the successful participation of 5th grade students in educational robotics tournaments. |
Palavras-chave: | Guia autoformativo Robótica educativa Área e perímetro Torneios de robótica Self-training guide Educational robotics Area and perimeter Robotics tournaments |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao_RoboticaEducativaConhecimentos.pdf | 9,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_GuiaAutoformativoConstrucao.pdf | 9,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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