Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16225
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 24-Mar-2023 |
Autor(es): | LIMA, Nair Santos |
Primeiro(a) Orientador(a): | AMARAL FILHO, Otacílio |
Título: | Espetáculos Culturais Amazônicos: a festa como resistência e experiência estética |
Agência de fomento: | FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas |
Citar como: | LIMA, Nair Santos. Espetáculos culturais amazônicos: a festa como resistência e experiência estética. Orientador: Otacílio Amaral Filho. 2023. 275 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16225. Acesso em:. |
Resumo: | A tese trata das festas da cultura amazônica com ênfase nos espetáculos culturais, as quais, ao longo do tempo, vêm sendo ressignificadas, a partir de seus lugares de tradição. A visibilidade desses eventos ocorre por meio da midiatização, processo auferido pelos meios tecnológicos de comunicação e potencializados por um modelo de globalização, que os naturaliza como produto mercadológico. Na condução da pesquisa evidenciou-se a diferença entre “festas amazônicas”, que são as manifestações culturais no âmbito do território brasileiro (Amazônia Legal), e “festas da cultura amazônica” – culminando com os “espetáculos culturais amazônicos”, que são aquelas constituídas da experiência estética do imaginário dessas populações e, portanto, próprias da cultura ribeirinha ou cabocla. Percebeu-se, ainda que o termo “caboclo” tem se reconfigurado desde que os saberes desses povos revelou uma importância ímpar no contexto cultural e inseridos nos espaços acadêmicos das várias ciências, consubstanciando-se, sobretudo, na ideia de uma cultura amazônica específica, de características intrínsecas do ser amazônico, como também da compreensão de pesquisadores amazônicos sobre o tema. O lócus de enunciação ocorre nas cidades de Juruti e Santarém, no estado do Pará e na cidade de Parintins, no Amazonas, cujo corpus de análise são: a festa das tribos, a festa do Sairé, e o festival folclórico de Parintins. A pesquisa bibliográfica foi o procedimento que conduziu todas as fases desse estudo e a análise do fenômeno se fundamenta teórica e metodologicamente na conversão semiótica – atividade mental de natureza simbólica produzida pelo pensamento humano e que atua na produção de novos sentidos. O corpus tem por base três documentários contemplados pela lei Aldir Blanc referentes às três festas, porém, outros audiovisuais sobre o ambiente das festas postados no YouTube, e selecionados por critério de relevância, representatividade e participação dos organizadores e/ou “fazedores da festa” serviram de apoio para a análise. Sob essa perspectiva, compreende-se que os espetáculos culturais amazônicos são meios de expressividade e resistência de uma cultura que opera como forma de comunicação, e que por meio da plataforma YouTube e linguagens da comunicação digital ou midiatizada, transpõe-se o local, ganha visibilidade, lucro e produz novos sentidos, quer sejam pelo restabelecimento dos vínculos de pertencimento com a cultura local ou dos modos de festejar e do estar-juntos. |
Abstract: | The thesis deals with the Amazonian cultural festivals with an emphasis on cultural shows, which, over time, have been re-signified from their traditional places. The visibility of these events occurs through mediatization, a process obtained by the technological means of communication and enhanced by a model of globalization, which naturalizes them as a marketing product. In conducting the research, the difference between "Amazonian festivals", which are cultural manifestations within the scope of the Brazilian territory (Legal Amazon), and "Amazonian cultural festivals" - culminating with the "Amazonian cultural shows", which are those constituted of the aesthetic experience of the imaginary of these populations and, therefore, typical of the riverside or caboclo culture. It was noticed, even though the term “caboclo” has been reconfigured since the knowledge of these peoples revealed a unique importance in the cultural context and inserted in the academic spaces of the various sciences, consubstantiated, above all, in the idea of a specific Amazonian culture, of intrinsic characteristics of the Amazonian being, as well as the understanding of Amazonian researchers on the subject. The locus of enunciation takes place in the cities of Juruti and Santarém, in the state of Pará and in the city of Parintins, in Amazonas, whose corpus of analysis are the festival of the tribes, the festival of Sairé, and the folkloric festival of Parintins. Bibliographical research was the procedure that conducted all phases of this study and the analysis of the phenomenon is theoretically and methodologically based on semiotic conversion – mental activity of a symbolic nature produced by human thought and which acts in the production of new meanings. The corpus is based on three documentaries contemplated by the Aldir Blanc law referring to the three parties, however, other audiovisuals about the environment of the parties posted on YouTube, and selected by criteria of relevance, representativeness and participation of the organizers and/or “party makers”. served as support for the analysis. From this perspective, it is understood that the Amazonian cultural shows are means of expressiveness and resistance of a culture that operates as a form of communication, and that through the YouTube platform and languages of digital or mediatized communication, the place is transposed, gains visibility, profit and produces new meanings, whether through the re-establishment of belonging ties with the local culture or the ways of celebrating and being- together. |
Palavras-chave: | Amazônia Espetáculos culturais amazônicos Midiatização Conversão semiótica Plataforma YouTube Amazon Amazon cultural shows Mediatization Semiotic conversion YouTube platform |
Área de Concentração: | COMUNICAÇÃO |
Linha de Pesquisa: | COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZONIA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Teses em Comunicação, Cultura e Amazônia (Doutorado) - PPGCOM/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_EspetaculosCulturaisAmazonicos.pdf | 6,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons