Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16253
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 4-Jul-2023 |
Autor(es): | ESPÍRITO SANTO, Cleide Oliveira do |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | ARAÚJO, Marcus de Souza |
Primeiro(a) coorientador(a): | MIRANDA, Fernanda Chocron |
Título: | Formação Continuada On-Line para Professores de Língua Inglesa da Educação Básica do Estado do Pará: BNCC e Cultura Digital |
Citar como: | ESPÍRITO SANTO, Cleide Oliveira do. Formação Continuada On-Line para Professores de Língua Inglesa da Educação Básica do Estado do Pará: BNCC e Cultura Digital. Orientador: Marcus de Souza Araújo; Coorientadora: Fernanda Chocron Miranda. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16253. Acesso em:. |
Resumo: | Diante das mudanças nas novas diretrizes curriculares nacionais a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e da necessidade de formação continuada para a competência digital de professores da Educação Básica, esta pesquisa teve por objetivo discutir as diretrizes formativas direcionadas à competência da Cultura Digital, e a partir de estudos preliminares, planejar e ofertar um curso de extensão on-line para a formação continuada de professores de língua inglesa da rede básica estadual de educação do Pará, com foco na cultura digital, tendo como documento oficial a BNCC. Para isso, foi firmada uma parceria entre o Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), unidade acadêmica do PPGCIMES, com o Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR-PA), o que permitiu o desenvolvimento da versão piloto do Curso I-TEACH, por meio das plataformas Zoom, para encontros síncronos, e para atividades assíncronas, o AVACEFOR, ambiência da própria SEDUC-PA para gerenciamento de cursos on-line. O embasamento teórico-metodológico do curso teve como documento norteador a BNCC, articulada ao preconizado na Base Nacional (2017, 2018), no Quadro Comum Europeu de Competências Digitais para Educadores (LUCAS; MOREIRA, 2017) e autores como Redecker (2017). A pesquisa é de cunho qualitativo, com destaque à adoção do método da pesquisa-ação, já que a partir de experiências pessoais da própria pesquisadora, que é parte do contexto do ensino de língua inglesa da SEDUC-PA, reconfigura seu olhar para o desafio da implementação da BNCC no dia a dia como docente. Para estruturação do curso proposto, nos apoiamos metodologicamente nas diretrizes do Design Instrucional de Filatro (2008, 2015, 2019), que orienta ao desenvolvimento de cinco fases de execução: (i) Análise; (ii) Design; (iii) Desenvolvimento; (iv) Implementação; e (v) Avaliação. A validação do produto educacional proposto se deu de forma continuada, por meio de avaliações realizadas pelos próprios docentes participantes do curso, que indicaram um resultado satisfatório quanto à sua realização e vivência formativa. Dentre os resultados desta pesquisa, se destacam: desenvolvimento de uma proposta inédita do curso de formação continuada para professore de língua inglesa do Estado do Pará com foco na cultura digital; Produto com potencialidade de replicabilidade para outras áreas do conhecimento; Criação de uma trilha formativa que propõe o mapeamento da cultura digital da BNCC com as áreas de progressão do DigCompEdu; e promoção da cultura digital em contextos remotos do Pará. |
Abstract: | In The new national curriculum guidelines based on the National Common Core Curriculum (BNCC) have changed, and teachers in Basic Education need ongoing training in digital competence. This research examines the formative guidelines focused on Digital Culture competency. With preliminary studies completed, the goal is to develop and offer an online extension course for the continued professional development of English language teachers in the state basic education network of Pará, with a focus on digital culture. To accomplish this, a partnership has been established between Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), an academic unit of PPGCIMES, and the Center for the Training of Basic Education Professionals of the State of Pará (CEFOR-PA), which enables the development of a pilot version of the I-TEACH Course. Course activities were conducted using the AVACEFOR asynchronous platform, managed by SEDUC-PA, for synchronous meetings. As part of the theoretical and methodological foundation of the course, the BNCC was used in conjunction with the guidelines in the National Base (2017, 2018), the European Framework for Digital Competence for Educators (LUCAS; MOREIRA, 2017), and authors such as Redecker (2017). Using the action research method as a method of analysis, the study is qualitative in nature. By incorporating personal experiences from the researcher’s teaching career in SEDUC-PA, this approach reshapes her perspective on the challenges of implementing BNCC in a classroom setting. A methodological framework for the proposed course was provided by Filatro’s Instructional Design guidelines (2008, 2015, 2019), which outline five phases of course implementation: (I) analysis; (II) design; (III) development; and (IV) evaluation. The validation of the proposed educational product was carried out continuously through evaluations conducted by the participating teachers themselves, indicating satisfactory results in terms of implementation and formative experience. Notable outcomes of this research include: the development of an innovative proposal for a continuing professional development course for English language teachers in the state of Pará with a focus on digital culture; a product with replicability potential for other areas of knowledge; the creation of a formative path that maps the digital culture of the BNCC to the progression areas of DigCompEdu; and the promotion of digital culture in remote contexts in Pará. |
Palavras-chave: | Ensino de Língua Inglesa Formação docente BNCC Cultura Digital SEDUC-PA English Language Teaching Teacher Training Digital Culture |
Área de Concentração: | METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Linha de Pesquisa: | INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_FormacaoContinuadaOnLine.pdf | 9,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_FormacaoContinuadaOnLine.pdf | 495,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons