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dc.creatorCHAGAS, Carina Furtado-
dc.date.accessioned2024-05-29T17:50:18Z-
dc.date.available2024-05-29T17:50:18Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.citationCHAGAS, Carina Furtado. Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME): avaliação da conformidade da gestão em um município paraense. Orientador: Silvio José de Lima Figueiredo. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16305. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16305-
dc.description.abstractDue to the rural education scenario in the state of Pará, in 1980 was established the “Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME)”, a public education policy instituted by law 7.806 / 2014, which aims to guarantee the right to primary education for people with no access to regular education. Initially conceived as a temporary solution, it was expanded and remained in several locations, so it became a policy of great relevance. As an educational policy that looks for a better education for people living in the countryside, SOME has to follow the rules that guide the practices of rural schools since it defines the minimum quality standards to be followed. Therefore, the present research aims to analyze the conformity of this policy with the norms that regulate rural education in Brazil. The research was done through bibliographic research, document analysis, semi-structured interviews with teachers, managers, and students, and on-site observation. The analysis results indicated that some dimensions of this policy's management still act in disagreement with what is defined by law, demonstrating a need to rethink solutions and adjustments to achieve its objectives better.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectAvaliação de políticas públicaspt_BR
dc.titleSistema de Organização Modular de Ensino (SOME): avaliação da conformidade da gestão em um município paraensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Altos Estudos Amazônicospt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAISpt_BR
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Silvio José de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2578700144404800pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8118490207027063pt_BR
dc.description.resumoDiante do cenário da educação do campo no estado do Pará, no ano de 1980, foi criado o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), política pública educacional instituída pela lei 7.806/2014, que visa assegurar o direito a educação básica para as populações dos interiores do Estado onde não existe ensino regular, abrangendo alunos dos campos, águas, florestas e aldeias. Concebido inicialmente como solução provisória, o SOME expandiu-se e permanece em diversas localidades, tornando-se, assim, uma política de grande relevância. Esse sistema, como política educacional do campo, submete-se às normas vigentes que norteiam as práticas das escolas rurais, pois estas definem os padrões mínimos de qualidade a serem seguidos. Diante disso, a presente pesquisa visa promover uma avaliação normativa acerca da gestão do SOME, isto é, verificar sua conformidade às normas que regulamentam a educação do campo no Brasil, tendo como lócus o município de Bujaru-PA. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, análise documental, entrevistas semiestruturadas com professores, gestores e alunos do sistema (utilizando-se para definição da amostragem a abordagem bola de neve), bem como observação in loco. Ao final da pesquisa, foi possível verificar que algumas dimensões da gestão dessa política ainda atuam em dissonância com o definido em lei, demonstrando uma necessidade de se repensar em soluções e ajustes para melhor atingimento dos seus objetivos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Públicapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaGESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoGESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTOpt_BR
dc.description.affiliationUFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-6810-1639pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA

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