Ciências do Mar: Curso de Extensão Universitária em uma comunidade costeira da Amazônia

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2024-03-22

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OLIVEIRA JUNIOR, Antonio da Silva. Ciências do Mar: Curso de Extensão Universitária em uma comunidade costeira da Amazônia. Orientadora: Suzana Cunha Lopes. 2024. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16346. Acesso em:.

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O presente trabalho apresenta a cocriação de um processo educacional que se materializou como Curso de Extensão Universitária, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em correlação com os objetivos da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo desta pesquisa foi a construção de um curso de extensão, como atividade curricular do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, que está vinculado ao Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) da UFPA, localizado no município de Bragança, no nordeste do estado do Pará, de forma colaborativa com os estudantes do curso de Ciências Naturais e integrantes do clube de poupança feminino “Maré Alta”, da comunidade costeira Vila dos Pescadores, localizada na praia de Ajuruteua, no município de Bragança, trabalhando com temáticas das Ciências do Mar e fomentando a construção de atividades que possibilitem a sustentabilidade da comunidade local. A presente dissertação está estruturada em seis capítulos, que narram a concepção e o desenvolvimento do processo educacional, sendo estes, respectivamente: A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que aborda a importância de estimular pesquisas e ações sustentáveis para a preservação do Oceano e ambientes costeiros em conjunto com as populações que neles residem; a Extensão Universitária como base para se repensar a estruturação das atividades acadêmicas de extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA); a Teoria da Aprendizagem por meio da Experiência, construída pelo filósofo John Dewey e visualizada como a energia potencial para a cocriação deste processo educacional; A Metodologia das Marés - parte um e dois, sendo um formato metodológico elaborado para este processo educacional, que compõe a experiência de planejamento da cocriação do curso extensionista e as vivências acerca do curso; Formato de Extensão para o Ambiente Costeiro que queremos, representando as análises e ponderações sobre as aprendizagens e construções de conhecimento ocorridas ao longo do curso extensionista; o sexto capítulo que descreve o plano final do curso extensionista, com o passo a passo de como outros educadores também podem desenvolver esta experiência. Em toda a exploração da metodologia cocriada, evidenciam-se os processos de avaliação e validação realizados por todos os sujeitos participantes, destacando as trocas de experiências e momentos vivenciados que serviram como base para a contextualização de conceitos, tanto físicos como demais conceitos científicos, percebidos no espaço costeiro. Pretende-se, com este curso extensionista cocriado, colaborar com o processo de curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UFPA, ofertado em Bragança/PA, contribuir com os objetivos e metas da Década da Ciência Oceânica e estimular os estudos de conceitos da Física e demais conceitos científicos de forma contextualizada, por meio do diálogo entre conhecimento científico e saberes locais, em vivências em um ambiente costeiro.

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OLIVEIRA JUNIOR, Antonio da Silva. Ciências do Mar: Curso de Extensão Universitária em uma comunidade costeira da Amazônia. Orientadora: Suzana Cunha Lopes. 2024. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16346. Acesso em:.