Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Matheus Miranda dos-
dc.date.accessioned2024-07-05T13:01:08Z-
dc.date.available2024-07-05T13:01:08Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Matheus Miranda dos. DesmitiFake! Fake news como recurso didático na formação de professores de História. Orientador: Ronaldo de Oliveira Rodrigues. 2024. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16347. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16347-
dc.description.abstractThis dissertation was created within the scope of the Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE) research line of the Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), of the do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), at the Universidade Federal do Pará (UFPA). Its aim is to develop and implement, using active methodologies and practices, a didactic sequence that uses fake news as didactic resources in the training of history teachers. To achieve this goal, the educational product was prototyped in the form of a didactic sequence entitled "DesmitiFake!", which was presented in two meetings aimed at the History undergraduate course audience. Subsequently, this educational product was tested and validated with the participation of students on the History degree course at UFPA's Faculty of History, showing promising results in terms of student involvement, engagement and learning in the development of educational strategies that enhance critical and problem-solving skills using fake news as a didactic resource. Next, a website was designed to host all the materials created to implement the didactic sequence, with the aim of providing opportunities, creating and occupying the spaces made available by Digital Information and Communication Technologies (DICTs), in order to promote the dissemination of tools that can support the process of confronting fake news and bring the target audience closer to the potential provided by DICTs. In this way, the results of the research indicate viable theoretical and methodological tools for tackling fake news, through active methodologies and practices aimed at History undergraduate students.en
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2024-07-03T14:02:18Z No. of bitstreams: 3 Dissertacao_Matheus Miranda dos Santos.pdf: 5621535 bytes, checksum: 28aa51b430ad6c5101c25ead23237403 (MD5) Produto-Processo Educacional_Matheus Miranda dos Santos.pdf: 1807697 bytes, checksum: ec3a484e33032e1a8fe3358c49335656 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2024-07-05T13:01:08Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissertacao_Matheus Miranda dos Santos.pdf: 5621535 bytes, checksum: 28aa51b430ad6c5101c25ead23237403 (MD5) Produto-Processo Educacional_Matheus Miranda dos Santos.pdf: 1807697 bytes, checksum: ec3a484e33032e1a8fe3358c49335656 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-05T13:01:08Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertacao_Matheus Miranda dos Santos.pdf: 5621535 bytes, checksum: 28aa51b430ad6c5101c25ead23237403 (MD5) Produto-Processo Educacional_Matheus Miranda dos Santos.pdf: 1807697 bytes, checksum: ec3a484e33032e1a8fe3358c49335656 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.brpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectPráticas ativaspt_BR
dc.subjectMetodologias inovadoraspt_BR
dc.subjectHistory teacher trainingen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectActive practicesen
dc.subjectInnovative methodologies.en
dc.titleDesmitiFake! Fake news como recurso didático na formação de professores de Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1573942492848983pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8005068663821685pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi conformada no âmbito da linha de pesquisa Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE), do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem por objetivo desenvolver e implementar, por meio de metodologias e práticas ativas, uma sequência didática que utilize fake news como recursos didáticos na formação de professores de História. Almejando alcançar tal objetivo, foi realizada a prototipação do produto educacional na forma de sequência didática intitulada “DesmitiFake!”, disposta em dois encontros voltados para o público do curso de graduação de Licenciatura em História. Posteriormente, o aludido produto educacional foi testado e validado com a participação de discentes do curso de Licenciatura em História da Faculdade de História da UFPA, demonstrando resultados promissores quanto ao envolvimento, engajamento e aprendizado dos discentes na elaboração de estratégias educacionais que potencializem as capacidades críticas e problematizadoras a partir da utilização das fake news como recurso didático. Em seguida, foi elaborado um site destinado a hospedar todos os materiais criados para implementação da sequência didática, vislumbrando oportunizar, criar e ocupar os espaços disponibilizados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), em prol de promover a disseminação de instrumentos que possibilitem subsidiar o processo de enfrentamento as fake news e permitam a aproximação do público-alvo com as potencialidades facultadas pelas TDICs. Desse modo, os resultados da pesquisa indicam artifícios teóricos e metodológicos viáveis para o enfrentamento as fake news, por meio de metodologias e práticas ativas voltadas para discentes do curso de Licenciatura em História.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaCRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)pt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoMETODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.affiliationIBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveispt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5721-2926pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DesmitiFakeFakeNews.pdf5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_DesmitifakeFakeNews.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons