Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16350
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 28-Mar-2024 |
Autor(es): | LOUZADA, Jaqueline Wailse Lira |
Primeiro(a) Orientador(a): | DINIZ, André Monteiro |
Título: | Guia para formação de professores: adaptação de música regional para aulas de trompa com iniciantes |
Citar como: | LOUZADA, Jaqueline Wailse Lira. Guia para formação de professores: adaptação de música regional para aulas de trompa com iniciantes. Orientador: André Monteiro Diniz. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16350. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho apresenta o "Guia de Adaptação Musical para Professores de Trompa em Formação", um roteiro de adaptações de músicas regionais para iniciantes. Este produto educacional emergiu como proposta para enfrentar os desafios no ensino de música, especialmente no contexto do ensino de trompa, onde há grande presença de materiais didáticos e repertórios de procedência europeia. Esses materiais originários de outros países e muitas vezes desconhecidas dos alunos e suas comunidades, não levam em conta suas especificidades culturais e regionais. Essa prática precisa ser discutida na formação de professores de trompa, a fim de promover o desenvolvimento de novas abordagens por eles. A escassez de recursos que integrem a cultura local limita o acesso dos alunos a uma educação musical potencialmente representativa e significativa. Desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com ênfase em Inovações Metodológicas no Ensino Superior (INOVAMES), o produto resultante visa suprir essas carências, especialmente a falta de adaptações de músicas regionais da Amazônia brasileira para iniciantes. A metodologia envolveu uma pesquisa bibliográfica sobre os desafios e as perspectivas no ensino de trompa no Brasil, a literatura utilizada para o ensino e a influência da delação musical na aprendizagem da trompa. Embasado nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel (2003) e na abordagem decolonial de Quijano (2015), além da análise dos elementos idiomáticos presentes em obras escritas por trompistas, conforme discutido por Matosinhos (2021). Além disso, foi realizada a análise de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de música na Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e Universidade do Estado do Pará (UEPA). Em seguida, deu-se a elaboração do produto educacional e sua aplicação, bem como entrevistas com professores e alunos para validar as adaptações musicais propostas. Os resultados destacam o potencial do produto educacional desenvolvido para habilitar professores em formação e profissionais atuantes, proporcionando uma ferramenta prática e acessível para a formação de professores e uma educação musical que incorpore a cultura local. Além disso, evidencia-se que o material desenvolvido serve como um recurso para professores em formação, auxiliando-os na integração de elementos culturais locais em seu ensino, promovendo uma educação musical mais contextualizada e significativa. |
Abstract: | This work presents the "Musical Adaptation Guide for Horn Teachers in Training," a manual of adaptations of regional music for beginners. This educational product emerged as a proposal to address the challenges in music education, especially in the context of horn teaching, where there is a significant presence of teaching materials and repertoires of European origin. These materials, often from other countries and unfamiliar to students and their communities, do not take into account their cultural and regional specificities. This practice needs to be discussed in the training of horn teachers to promote the development of new approaches by them. The scarcity of resources that integrate local culture limits students' access to a potentially representative and meaningful music education. Developed within the Graduate Program in Creativity and Innovation in Higher Education Methodologies (PPGCIMES) at the Federal University of Pará (UFPA), with an emphasis on Methodological Innovations in Higher Education (INOVAMES), the resulting product aims to address these shortcomings, particularly the lack of adaptations of regional music from the Brazilian Amazon for beginners. The methodology involved a bibliographic research on the challenges and perspectives in horn teaching in Brazil, the literature used for teaching, and the influence of musical heritage on horn learning. It is based on Ausubel's (2003) theories of meaningful learning and Quijano's (2015) decolonial approach, as well as the analysis of idiomatic elements present in works written by horn players, as discussed by Matosinhos (2021). Additionally, an analysis of Pedagogical Course Projects (PPCs) from the Federal University of Pará (UFPA), the State Institute Carlos Gomes (IECG), and the State University of Pará (UEPA) was conducted. Subsequently, the educational product was developed and implemented, along with interviews with teachers and students to validate the proposed musical adaptations. The results highlight the potential of the developed educational product to equip both trainee and practicing teachers, providing a practical and accessible tool for teacher training and a music education that incorporates local culture. Furthermore, it is evident that the developed material serves as a resource for teachers in training, assisting them in integrating local cultural elements into their teaching, thus promoting a more contextualized and meaningful music education. |
Palavras-chave: | Ensino da trompa Adaptação musical Decolonialidade Educação musical Aprendizagem significativa Horn teaching Musical adaptation Decoloniality Music education Meaningful learning |
Área de Concentração: | METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Linha de Pesquisa: | INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_GuiaFormacaoProfessores.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_ GuiaFormacaoProfessores.pdf | 9,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons