Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16351
Tipo: Dissertação
Data do documento: 6-Mar-2024
Autor(es): BENTES, Rodrigo Nascimento
Primeiro(a) Orientador(a): RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira
Título: MAIS (IN)FORMAÇÃO, MAIS SAÚDE: cartilha para profissionais em saúde no enfrentamento a Fake News
Citar como: BENTES, Rodrigo Nascimento. MAIS (IN)FORMAÇÃO, MAIS SAÚDE: cartilha para profissionais em saúde no enfrentamento a Fake News. Orientador: Ronaldo de Oliveira Rodrigues. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16351. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de produzir uma cartilha que auxilie no processo de formação/atuação dos profissionais em saúde, considerada a necessidade do enfrentamento às fake news e desinformação na área da saúde pública. O embasamento se deu por meio de estudos que envolvem Educação em saúde de acordo com Kwamoto (1995), Machado et al. (2007), Falkenberg et al. (2014); Papel dos profissionais em saúde: Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) conforme Brasil (2009, 2021); Fonseca et al., (2018) além de buscar analisar o conceito de fake news e suas consequências, assim também como formas de enfrentar a propagação de informações falsas de acordo com referentes Nazareth (2018), Recuero e Gruzd (2019) Shah e Kumar (2018) e França et al.,(2020), entre outros autores presentes nesta pesquisa. Metodologicamente a abordagem da pesquisa foi qualitativa, que fundamentou a Revisão Narrativa de Literatura e a utilização do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) durante a produção da dissertação, da cartilha e do processo de validação no período de estágio supervisionado com discentes e docente do ensino superior em Enfermagem e, logo após, testado e validado pelos profissionais em saúde, enfermeiros atuantes, e com a colaboração dos ACS. Para este produto, os especialistas foram a docente enfermeira e os/as enfermeiros/as atuantes em UBS de Barcarena, a partir do preenchimento de questionário físico. Os resultados foram satisfatórios, sendo, em algumas partes, a cartilha intitulada “Mais (in)formação, mais saúde!”, já aperfeiçoada após as considerações no momento avaliativo. A cartilha proposta pretende ser um recurso de formação para o público da área da saúde e áreas afins que podem se utilizar das recomendações e orientações de locais confiáveis para pesquisa, um suporte que contribua na capacitação e formação crítica, consideradas as problemáticas que as fake news podem trazer à saúde coletiva. Assim este produto contribui com o processo de ensino-aprendizagem, auxilia na utilização de recursos de pesquisa, traz assuntos e curiosidades de temas variados em saúde, bem como orienta sobre a proteção e denúncia contra informações falsas.
Abstract: This work was developed with the aim of producing a booklet that assists in the training/performance process of health professionals, considering the need to combat fake news and misinformation in the area of public health. The basis was based on studies involving health education according to Kwamoto (1995), Machado et al. (2007), Falkenberg et al. (2014); Role of health professionals: Nurses and Community Health Agents (ACS) according to Brazil (2009, 2021); Fonseca et al., (2018) in addition to seeking to analyze the concept of fake news and its consequences, as well as ways to combat the spread of false information according to references Nazareth (2018), Recuero and Gruzd (2019) Shah and Kumar (2018) and França et al., (2020), among other authors present in this research. Methodologically, the research approach was qualitative, which based the Narrative Literature Review and the use of the Experiential Learning Cycle (CAV) during the production of the dissertation, the booklet and the validation process during the supervised internship period with students and teaching staff. degree in Nursing and, soon after, tested and validated by health professionals, working nurses, and with the collaboration of the ACS. For this product, the experts were the nurse professor and nurses working at UBS in Barcarena, by filling out a physical questionnaire. The results were satisfactory, with, in some parts, the booklet entitled “More (in)formation, more health!”, already improved after considerations during the evaluation. The proposed booklet aims to be a training resource for the public in the health sector and related areas that can use recommendations and guidelines from reliable research sites, support that contributes to training and critical training, considering the problems that fake news can harm collective health. Thus, this product contributes to the teaching-learning process, assists in the use of research resources, brings topics and curiosities on various health topics, as well as provides guidance on protection and reporting against false information.
Palavras-chave: Fake News
Ciclo de Aprendizagem Vivencial
Agentes Comunitários de Saúde
Enfermagem
Saúde Coletiva
Experiential Learning Cycle
Community Health Agents
Nurses
Public Health
Área de Concentração: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Linha de Pesquisa: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
Programa: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MaisInformacaoMais.pdf6,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_MaisInformacaoMais.pdf38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Impressao_MaisInformacaoMais.pdf77,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons