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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16353
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 20-Mar-2024 |
Autor(es): | FELIPE, Samara Trindade de Moura |
Afiliação do(s) Autor(es): | UEPA - Universidade do Estado do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | ELIASQUEVICI, Marianne Kogut |
Primeiro(a) coorientador(a): | DINIZ, Marcos Monteiro |
Título: | O ensino da educação financeira em uma escola de comunidade Ribeirinha amazônica, por meio de um projeto de extensão |
Citar como: | FELIPE, Samara Trindade de Moura. O ensino da educação financeira em uma escola de comunidade Ribeirinha amazônica, por meio de um projeto de extensão. Orientadora: Marianne Kogut Eliasquevici; Coorientador: Marcos Monteiro Diniz. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16353. Acesso em:. |
Resumo: | A Educação Financeira, uma preocupação global, busca promover o conhecimento financeiro. No Brasil, a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), criada em 2010, tem como objetivo principal fomentar a Educação Financeira, incluindo-a nos currículos da Educação Básica, sendo tratada como um tema transversal que deve ser abordado em diversas disciplinas. No entanto, nem todos os alunos possuem a mesma realidade financeira ou cultural, sendo fundamental que se possa adaptar este ensino para garantir uma aprendizagem significativa. Ao mesmo tempo, quando se analisa a formação de alunos do Ensino Superior que, de alguma forma possuem relação com a temática, em especial da Licenciatura em Matemática, é comum que sejam trabalhados temas relacionados a finanças apenas o repertório técnico de Matemática Financeira, seus conceitos e propriedades matemáticas, deixando à parte a relação dessas noções com políticas públicas e associação entre consumo e planejamento, concepções iniciais indispensáveis para uma formação em Educação Financeira que possa depois ser “traduzida” nos momentos futuros em sala de aula na Educação Básica. Diante do contexto, a pesquisa em tela parte da seguinte questão-foco: De que forma podemos oportunizar uma formação socialmente responsável, ética e cidadã de alunos da graduação da Universidade Federal do Pará, bem como colaborar para a criação de uma ambiência favorável à partilha de saberes relacionados à Educação Financeira para alunos da Educação Básica? Visando responder a esta questão, traçamos como objetivo geral: configurar um Projeto de Extensão Universitária que explore estratégias didáticas, pautadas em metodologias ativas e atividades contextualizadas, para abordar assuntos referentes à Educação Financeira, com alunos do nono ano da Escola Municipal de Educação do Campo São José, na Ilha Grande, Belém-PA, oportunizando uma formação socialmente responsável, ética e cidadã de alunos da graduação da Universidade Federal do Pará. Realizou-se uma pesquisa com abordagem quanti- qualitativa, de caráter descritivo e de natureza aplicada, dividida em etapas, levando ao desenvolvimento e implantação, durante o ano de 2023, do Projeto de Extensão Universitária $ó te digo: POUPA! da Universidade Federal do Pará, contando com monitores de diferentes cursos da Instituição. Ao buscar desenvolver um projeto de Extensão Universitária, voltado para alunos de uma comunidade ribeirinha, com a participação ativa dos discentes de graduação, oportunizamos a esses últimos colocarem em prática o que aprendem em sala de aula, desenvolvendo habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe. A experiência de entrar em contato com a realidade dos povos ribeirinhos foi reveladora, mostrando a diversidade e riqueza cultural existente em nosso Estado. A valorização e respeito pelas tradições e formas de vida da comunidade foram essenciais para promover a inclusão e o entendimento mútuo entre a universidade e a escola. Isso não apenas enriqueceu o aprendizado, mas também contribuiu para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de todos os envolvidos. |
Abstract: | Financial Education, a global concerning, seeks to promote financial knowledge. In Brazil, the National Financial Education Strategy (ENEF), created in 2010, has as its main objective promoting Financial Education, including it in the Basic Education curriculum, being treated as a transversal theme that must be addressed in different school subjects. However, not all students have the same financial or cultural reality, and it is essential that this teaching can be adapted to ensure meaningful learning. At the same time, when analyzing the schooling formation of Higher Education students who, in some way, are related to the theme, especially the Mathematics Degree, it is common for topics related to finance to be worked on only the technical repertoire of Financial Mathematics, its mathematical concepts and properties, leaving aside the relation of these notions with public policies and the association between consumption and planning, initial concepts that are essential for a schooling formation in Financial Education that can then be “translated” in future moments in the Basic Education classroom. Given the context, the research on screen starts from the following question at issue: How can we provide opportunities for more responsible, ethical and civic- minded training for undergraduate students at the Federal University of Pará, as well as collaborating to create an environment favorable for knowledge sharing related to Financial Education for Basic Education students? Aiming to answer this question, we set out as a general objective: Set up a University Extension Project which explores teaching strategies, based on active methodologies and contextualized activities, to address issues relating to Financial Education, with ninth-grade elementary school students from the Municipal School of Rural Education São José, on Ilha Grande, Belém- PA, providing a more responsible, ethical and civic education for undergraduate students at the Federal University of Pará. Research was carried out with a quantitative-qualitative approach, of a descriptive nature and of an applied nature, divided in stages, leading to the development and implementation, during 2023, of the University Extension Project Só te digo: POUPA! from the Federal University of Pará, with monitors from different courses at the Institution. By endeavoring to develop a University Extension project targeting students from a riverside community, and with the active envolvement of undergraduate students, we provide the opportunity for the undergraduate students to put into practice what they learn in the classroom, developing leadership, communication and work skills in team. The experience of engaging with the riverside community was enlightening, demonstrating the diversity and cultural richness in our state. Valuing and respecting the community's traditions and ways of life was essential to promote inclusion and mutual understanding between the University and the school. This initiative not only enriched the learning experience but also contributed to the personal and academic development of all participants. |
Palavras-chave: | Educação Financeira Projeto de Extensão Universitária Estratégias didáticas Metodologias ativas Financial Education University Extension Project Didactic strategies Active methodologies |
Área de Concentração: | METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Linha de Pesquisa: | CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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