Práticas corporais e tecnologias digitais, inovações e desafios para educação física

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2024-03-25

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Universidade Federal do Pará

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SANTOS, Lúcia Telma Souza dos. Práticas corporais e tecnologias digitais, inovações e desafios para educação física. Orientadora: Yomara Pinheiro Pires. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16362. Acesso em:.

DOI

Diante do contexto do isolamento social, ocasionado pela Pandemia da Covid-19, uma nova rotina é inserida na realidade social, e suas interações passam a ser mediados por equipamentos tecnológicos, seja para trabalho ou estudo. Perante os fatos apresentados as atividades corporais, seja escolar ou não escolar passaram por profundas transformações, faz-se necessário investigar como a Educação Física se adaptou ao contexto pandêmico, como as aulas de Educação Física escolar aconteceram? Como as práticas esportivas, recreativas e de promoção à saúde foram realizadas?Nesse sentido, a pesquisa intitulada “ Práticas Corporais e Tecnologias Digitais, Inovações e Desafios para a Educação Física é uma pesquisa de campo descritiva e documental, com um abordagem qualitativa e quantitativa , desenvolvida no município de Castanhal, onde foi analisado os Projeto pedagógicos dos cursos de formação em Educação Física das principais Instituições de Ensino Superior do município, além da aplicação de questionário Google Forms com os professores de Educação Física atuantes, com vínculo na prefeitura municipal, onde compreende duas secretarias: Secretaria de Educação (SEMED) e de Secretaria de Esporte e Lazer ( SEMEL), e os demais professores de Educação Física com vínculo nas principais academias de ginástica do município. O objetivo central do trabalho foi observar o uso de tecnologias digitais e as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física no contexto da Pandemia da Covid-19; além de analisar se obtiveram em sua formação inicial que ampare o uso de tecnologias. Os dados são oriundos de informações coletadas junto às secretarias SEMEL e SEMED, professores de Educação Física e academias, por meio de questionários estruturados, elaborados através da ferramenta Google Forms, enviados de forma eletrônica. A análise e correlação dos dados foi quantitativa com o auxílio de planilhas eletrônicas para quantificar a frequência dos dados e elaboração dos gráficos. Assim, conclui que ao analisar o projeto pedagógico dos IES do município que oferta o curso de formação em Educação Física, suas matrizes curriculares contam com apenas uma disciplina com abordagem das tecnologias. A principal adaptação foi a mediação por ferramentas tecnológicas, como: internet, câmera fotográfica, smartphones, formulários eletrônicos, plataformas digitais, facebook e WhatsApp, entre outros. Sobre as dificuldades enfrentadas por esse grupo, destaca-se o despreparo profissional.

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SANTOS, Lúcia Telma Souza dos. Práticas corporais e tecnologias digitais, inovações e desafios para educação física. Orientadora: Yomara Pinheiro Pires. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16362. Acesso em:.