Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16366
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 23-feb-2024
Autor(es): ARAYA, Ignacio Gabriel San Martin
Primer Orientador: CAÑETE, Voyner Ravena
Título : Estratégias de permanência de indígenas estudantes na Universidade Federal do Pará: desafios e resistência
Citación : ARAYA, Ignacio Gabbriel San Martin. Estratégias de permanência de indígenas estudantes na Universidade Federal do Pará: desafios e resistência. Orientadora: Voyner Ravena Canete. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia de Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16366. Acesso em: .
Resumen: A Universidade Federal do Pará – UFPA é conhecida como uma das instituições públicas que mais recebe discentes indígenas e quilombolas, por meio do Processo Seletivo Especial-IQ. Embora, ela seja conhecida como uma das pioneiras a reservar vagas para indígenas discentes, conforme o Relatório divulgado no Seminário IQ, nota-se um número expressivo de desistências nos cursos. Dessa forma, a presente dissertação tem como objetivo geral identificar e descrever as estratégias de resistência para a permanência de indígenas estudantes na UFPA. Para alcançar tal objetivo, durante a pesquisa de campo, entre 2021 e 2023, tomei uso dos pressupostos teóricos e metodológicos da etnografia multisituada e digital, antropologia visual e o enfoque biográfico, esta pesquisa traz as narrativas de trajetória de vida e de luta de indígenas estudantes, bem como as ferramentas que foram criadas a partir da pressão dessas estudantes. Como considerações, concluo que embora a universidade reserve vagas para as e os indígenas estudantes na UFPA, ainda há muito caminho a percorrer para combater o racismo existente na instituição, bem como, a melhoria e ampliação nas políticas para a permanências dos e das indígenas na universidade. Pois, foi possível notar desafios enfrentados por eles, como a adaptação à escrita acadêmica, mudança de cidade e de qualidade de vida, além do enfrentamento do racismo. Concluo esta pesquisa apontando duas questões: a primeira, os processos de transformação na universidade se devem a pressões realizadas pelos próprios indígenas discentes, que compõem a Associação dos Povos Indígenas Estudantes da Universidade Federal do Pará, assim como, as ações realizadas em conjunto com professoras; nesse sentido, a UFPA precisa criar uma política institucional eficiente contra a evasão de indígenas estudantes, através da ampliação de quantidade de bolsas de auxílio permanência e moradia, por exemplo.
Resumen : The Federal University of Pará/UFPA UFPA is known as one of the public institutions that receives the most indigenous and quilombola students through the Special Selection Process- IQ. However, although it is recognized as one of the pioneers in reserving vacancies for indigenous students, according to the report presented at the IQ Seminar, a significant number of dropouts are observed in the courses. Therefore, this dissertation aims to identify and describe the resistance strategies for the permanence of indigenous students at UFPA. To achieve this objective, during the field research, between 2021 and 2023, the theoretical and methodological assumptions of multisited and digital ethnography, visual anthropology, and biographical approach were used. This research presents the narratives of life trajectory and struggle of indigenous students, as well as the tools created from the pressure exerted by these students. As conclusions, it is concluded that although the university reserves vacancies for indigenous students at UFPA, there is still a long way to go to combat the existing racism in the institution, as well as to improve and expand policies for the permanence of indigenous people in the university. Challenges faced by them were observed, such as adaptation to academic writing, change of city and quality of life, as well as facing racism. This research concludes by pointing out two issues: first, the processes of transformation in the university are due to pressures exerted by the indigenous students themselves, who are part of the Association of Indigenous Peoples Students of the Federal University of Pará, as well as actions taken in conjunction with professors; in this sense, UFPA needs to create an effective institutional policy against the evasion of indigenous students, through the expansion of the number of permanent assistance and housing scholarships, for example.
Resumen: La Universidad Federal de Pará - UFPA es conocida como una de las instituciones públicas que más estudiantes indígenas y quilombolas recibe, a través del Proceso de Selección Especial-IQ. Sin embargo, aunque se la reconoce como una de las pioneras en reservar vacantes para estudiantes indígenas, según el informe presentado en el Seminario IQ, se observa un número significativo de abandonos en los cursos. Por lo tanto, esta disertación tiene como objetivo general identificar y describir las estrategias de resistencia para la permanencia de los estudiantes indígenas en la UFPA. Para lograr este objetivo, durante la investigación de campo, entre 2021 y 2023, se utilizaron los supuestos teóricos y metodológicos de la etnografía multisituada y digital, la antropología visual y el enfoque biográfico. Esta investigación presenta las narrativas de trayectoria de vida y lucha de los estudiantes indígenas, así como las herramientas creadas a partir de la presión ejercida por estos estudiantes. Como conclusiones, se concluye que aunque la universidad reserva vacantes para los estudiantes indígenas en la UFPA, todavía queda mucho camino por recorrer para combatir el racismo existente en la institución, así como para mejorar y ampliar las políticas para la permanencia de los indígenas en la universidad. Se observaron desafíos enfrentados por ellos, como la adaptación a la escritura académica, el cambio de ciudad y calidad de vida, además de enfrentar el racismo. Se concluye esta investigación señalando dos cuestiones: en primer lugar, los procesos de transformación en la universidad se deben a presiones ejercidas por los propios estudiantes indígenas, que forman parte de la Asociación de Pueblos Indígenas Estudiantes de la Universidad Federal de Pará, así como acciones realizadas en conjunto con profesores; en este sentido, la UFPA necesita crear una política institucional eficaz contra la evasión de estudiantes indígenas, mediante la ampliación de la cantidad de becas de ayuda permanencia y vivienda, por ejemplo.
Palabras clave : Resistência indígena
Indígenas estudantes
UFPA
Permanência na universidade
Políticas de Ações Afirmativas
Indigenous resistance
Indigenous students
University permanence
Affirmative Action Policies
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ANTROPOLOGIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: RELIGIÃO, CULTURA, SIMBOLISMO E PODER
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico. ifchbiblioteca@gmail.com
Aparece en las colecciones: Dissertações em Sociologia e Antropologia (Mestrado) - PPGSA/IFCH

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_EstrategiasPermanenciaIndígenas.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons