Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16430
Tipo: Dissertação
Data do documento: 17-Jun-2024
Autor(es): SOUZA, Joelma do Socorro de Oliveira
Afiliação do(s) Autor(es): Prefeitura Municipal de Paragominas
Primeiro(a) Orientador(a): ELIASQUEVICI, Marianne Kogut
Título: Boas práticas de gestão escolar no município de Paragominas-PA, com base nas competências do(a) gestor(a)
Citar como: SOUZA, Joelma do Socorro de Oliveira. Boas práticas de gestão escolar no município de Paragominas-PA, com base nas competências do(a) gestor(a). Orientadora: Marianne Kogut Eliasquevici. 2024. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16430. Acesso em:.
Resumo: Gestores escolares são responsáveis pela concepção e execução de práticas que permitem melhorar os resultados acadêmicos dos alunos. Considerando o papel desempenhado por esses líderes, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou a proposta, ainda a ser homologada, como Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC - Diretor Escolar). Neste contexto e partindo de inquietações e motivações da autora, o estudo partiu da questão-foco: Como identificar e mapear boas práticas de gestores escolares desenvolvidas em escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Paragominas, Pará, que favoreçam a aprendizagem dos alunos, tendo em consideração as competências e habilidades descritas na Base Nacional Comum de Competência de Diretores Escolares (BNC – Diretor Escolar)? Para tal, foi traçado como objetivo geral: Identificar e sistematizar boas práticas de gestores escolares de escolas públicas municipais de Paragominas, Pará, que favoreçam a aprendizagem dos estudantes, tendo por base as competências e atribuições do gestor. A pesquisa de abordagem qualitativa contou com procedimentos e técnicas diversificadas durante as seis etapas do percurso metodológico. Foi possível mapear 13 práticas em cinco diferentes escolas municipais. Dessas práticas, emergiram atribuições diárias dos gestores relevantes para o funcionamento e o sucesso das escolas, evidenciando a complexidade e a diversidade de responsabilidades assumidas por esses profissionais. As competências apontadas como essenciais para o exercício da função, foram as mesmas apontadas como as que necessitam de maior desenvolvimento, para uma intervenção mais efetiva na escola. A pesquisa oportunizou um momento de autorreflexão para os gestores sobre as suas próprias atribuições e competências, gerando, como produto educacional, o “Catálogo de boas práticas de Gestão Escolar em Paragominas/PA: contribuições para a melhoria da aprendizagem dos(as) alunos(as)”, o qual esperamos que contribua para o campo da formação e atuação de gestores escolares, assim como para especialistas em educação, professores e alunos de Pedagogia, entre outros interessados na temática.
Abstract: School managers are responsible for designing and implementing practices that improve students' academic outcomes. Considering the role played by these leaders, the Conselho Nacional de Educação (CNE) (National Council of Education) has approved, pending ratification, the proposal for a Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC - Diretor Escolar) (Common National Base of Competencies for School Principals). In this context, and based on the author's concerns and motivations, the study addressed the central question: How can we identify and map effective practices of school managers in municipal early childhood education and primary schools in Paragominas, Pará, that enhance student learning, considering the competencies and skills described in the BNC Diretor Escolar? The main objective was to identify and systematize good practices of school managers in public schools in Paragominas, Pará, to promote student learning, based on the competencies and responsibilities of the school manager. This qualitative research employed a variety of procedures and techniques across six stages of the methodological process. Thirteen practices were mapped in five different municipal schools. From these practices, daily responsibilities of the managers emerged as crucial for the functioning and success of the schools, highlighting the complexity and diversity of the roles assumed by these professionals. The competencies identified as essential for the role were also those needing further development for more effective school intervention. The research provided an opportunity for self-reflection among the managers regarding their own responsibilities and competencies, resulting in the educational product “Catálogo de boas práticas de Gestão Escolar em Paragominas/PA: contribuições para a melhoria da aprendizagem dos(as) alunos(as)” (Catalog of good school management practices in Paragominas/PA: contributions to improving students learning). We hope this catalog will contribute to the field of school management training and performance, as well as to education specialists, teachers, pedagogy students, and others interested in the subject.
Palavras-chave: Gestão Escolar
Práticas de Gestão Escolar
Competência
BNC - Diretor Escolar
School Management
School Management Practices
Competence
BNC - School Principal
Área de Concentração: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Linha de Pesquisa: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
Programa: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_BoasPraticasGestao.pdf4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_BoasPraticasGestao.pdf15,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons