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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16459
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 31-Ago-2022 |
Autor(es): | Raiol, Kássia Cristina da Silva |
Primeiro(a) Orientador(a): | Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de |
Título: | A ludicidade e o ensino de ciências na educação em ciência, tecnologia e sociedade nos anos iniciais do ensino fundamental |
Citar como: | RAIOL, Kássia Cristina da Silva. A ludicidade e o ensino de ciências na educação em ciência, tecnologia e sociedade nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Profa. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16459. Acesso em:. |
Resumo: | As intensas transformações ocorridas no mundo contemporâneo têm produzido novas exigências e desafios à educação em ciências, para formar cidadãos que exerçam participação ativa numa sociedade cada vez mais influenciada pela ciência e pela tecnologia. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender e analisar como as atividades lúdicas aliadas à educação CTS, por meio de temas, podem favorecer a alfabetização científica e tecnológica de crianças no 1º Ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, do tipo pesquisa participante, que apresenta reflexões e proposições pedagógicas acerca do ensino de ciências, por meio de um produto educacional, estruturado no formato de um Caderno Pedagógico construído no formato de e-book, com base em pressupostos da Ludicidade e da Educação em CTS, denominado “A Educação CTS nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma proposta lúdica para o ensino da Higiene Pessoal”. O caderno está estruturado em duas partes: uma primeira com referenciais teóricos discutidos na pesquisa e a segunda onde estão organizadas as atividades propostas, que problematizam o tema: Os cuidados de higiene pessoal podem salvar vidas? Procedendo-se com a validação do referido produto educacional por seis professoras, pós-graduadas na área de ciências, que trabalham com ensino de ciências em escolas da rede pública em Belém-Pará, sendo os sujeitos desta pesquisa. Para a coleta de dados, elaborou-se um instrumento a partir da plataforma Google Forms (enviado por e-mail) que norteou as análises, reflexões e contribuições das professoras, um questionário constituído com dez questões subjetivas (abertas), que permitiram o registro de uma ampla avaliação sobre o produto educacional, consolidando a coleta de dados da pesquisa. De posse das informações coletadas, realizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) para visualizar as possíveis contribuições desta pesquisa aos envolvidos no ensino de ciências. Assim, esta pesquisa possibilitou compreensões acerca da importância de se oportunizar ao aluno a construção de conhecimentos científicos e tecnológicos, de inseri-lo num processo de ACT, como também favorecer uma formação cidadã que desenvolva habilidades para interpretar e aplicar tais conhecimentos em situações reais do cotidiano, contribuindo a sua compreensão sobre o mundo. Nesse sentido, a associação entre ludicidade e educação CTS mostrou-se como um caminho rico e promissor. |
Abstract: | The intense transformations that have taken place in the contemporary world have produced new demands and challenges for science education, to form citizens who exercise active participation in a society increasingly influenced by science and technology. In this sense, this research aimed to understand and analyze how recreational activities allied to STS education, through themes, can favor scientific and technological literacy of children in the 1st Year of Elementary School. This is a qualitative study, of the participative research type, which presents pedagogical reflections and propositions about the teaching of science, through an educational product, structured in the format of a Pedagogical Notebook built in the format of an e-book, with based on assumptions of Playfulness and Education in STS, called "STS Education in the Initial Years of Elementary School: A playful proposal for the teaching of Personal Hygiene". The notebook is structured in two parts: the first with theoretical references discussed in the research and the second, where the proposed activities are organized, which problematize the theme: Can personal hygiene care save lives? Proceeding with the validation of this educational product by six teachers, postgraduates in the area of science, who work with science teaching in public schools in Belém-Pará, being the subjects of this research. For data collection, an instrument was developed using the Google Forms platform (sent by e-mail) that guided the analysis, reflections and contributions of the teachers, a questionnaire consisting of ten subjective (open) questions, which allowed the recording of of a broad evaluation of the educational product, consolidating the collection of research data. With the information collected, a Discursive Textual Analysis (DTA) was carried out to visualize the possible contributions of this research to those involved in science teaching. Thus, this research made possible understandings about the importance of giving the student the opportunity to build scientific and technological knowledge, to insert it in an ACT process, as well as to favor a citizen formation that develops abilities to interpret and apply such knowledge in real situations of the everyday life, contributing to their understanding of the world. In this sense, the association between playfulness and STS education proved to be a rich and promising path. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Educação CTS Ludicidade Anos iniciais Produto educacional |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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