Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16470
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 30-May-2022
metadata.dc.creator: SANTOS, Felipe César Almeida dos
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: FURTADO, Renata Lira
Title: Archival literacy: estreitando as relações entre a competência em informação e a Arquivologia
Citation: SANTOS, Felipe César Almeida dos. Archival literacy: estreitando as relações entre a competência em informação e a Arquivologia. Orientadora: Renata Lira Furtado. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16470 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A Archival Literacy, traduzida nesta pesquisa como Competência arquivística, é considerada no atual cenário acadêmico-científico internacional como uma vertente da Competência em Informação. A presente pesquisa tem como objetivo geral propor um conceito para o termo Competência Arquivística adequado ao cenário arquivístico brasileiro. Para alcançar o referido objetivo, a pesquisa propõe sistematizar as temáticas relacionadas à Competência Arquivística, investigar a produção bibliográfica acerca do tema a fim de identificar as características e perspectivas da Competência Arquivística e por fim, propor um conceito para o termo Competência Arquivística. Para a operacionalização dos objetivos apresentados, optou-se pela realização de diferentes procedimentos metodológicos para o alcance dos mesmos: a Pesquisa Bibliográfica, a Revisão Bibliográfica Sistemática e a Teoria Fundamentada nos Dados. Os procedimentos de coleta de dados da Revisão Bibliográfica Sistemática ocorreram no período de outubro de 2020 a abril de 2022, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Library & Information Science Abstracts, na Web of Science e na Biblioteca do Conhecimento Online.Esta fase foi dividida em três etapas com objetivos distintos: 1. Compreender a essência da Competência Arquivística utilizando a string de busca "Archival Literacy"; 2. Compreender os campos de conhecimento que compõem a Archival Literacy utilizando as strings: Domain Knowledge, Artifactual Literacy e Archival Intelligence; 3. Conhecer os debates nacionais em torno da Competência Arquivística utilizando a própria expressão (em português) e possíveis variações. A partir da análise dos dados obtidos na Revisão Bibliográfica Sistemática em combinação com a Teoria Fundamentada nos Dados apresenta-se a proposição de um conceito para o tema principal desta pesquisa. Dessa forma, expondo que a relação entre a Competência em Informação e a Arquivologia caracteriza-se como um campo fértil para o desenvolvimento de novas pesquisas. Por fim, o presente estudo identifica a existência de contextos de aplicação que modificam o desenvolvimento da Competência Arquivística de acordo com suas singularidades e que para a melhor compreensão destes contextos faz-se necessário estudos voltados às práticas informacionais de cada possível sujeito inserido nos contextos.
Abstract: Archival Literacy, translated in this research as Competência Arquivística, is considered in the current international academic-scientific scenario as an aspect of Information Literacy. This research aims to propose a concept for the term Archival Literacy adequate to the Brazilian archival scenario. To achieve this goal, the research proposes to systematize the themes related to Archival Literacy, to investigate the bibliographic production on the subject in order to identify the characteristics and perspectives of Archival Literacy and, finally, to propose a concept for the term Archival Literacy. For the operationalization of the objectives presented, it was opted to carry out different methodological procedures to reach them: the Bibliographical Survey, the Systematic Bibliographical Review and the Grounded Theory. The data collection procedures of the Systematic Bibliographic Review occurred in the period from October 2020 to April 2022, in the Periodical Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel, in the Library & Information Science Abstracts, in the Web of Science and in the Knowledge Library Online. This phase was divided into three stages with distinct objectives: 1. Understand the essence of Archival Literacy using the search string "Archival Literacy"; 2. Understand the fields of knowledge that compose Archival Literacy using the strings: Domain Knowledge, Artifactual Literacy and Archival Intelligence; 3. know the national debates around Archival Literacy using the expression itself (in Portuguese) and possible variations. From the analysis of the data obtained in the Systematic Bibliographic Review in combination with the Grounded Theory it is presented the proposition of a concept for the main theme of this research. Thus, exposing that the relationship between Information Literacy and Archival Science is characterized as a fertile field for the development of new research. Finally, this study identifies the existence of application contexts that modify the development of Archival Competence according to their singularities and that, for a better understanding of these contexts, it is necessary to study the informational practices of each possible subject inserted in the contexts
metadata.dc.description.riassunto: Information Literacy. Archival Science. Competência Arquivística. Archival Literacy
Keywords: Competência em Informação
Arquivologia
Competência arquivística
Archival literacy
Information literacy
Archival science
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: biblio-icsa@ufpa.br
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ArchivalLiteracyEstreitando.pdf2,36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons