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Tipo: Dissertação
Data do documento: 29-Fev-2024
Autor(es): RODRIGUES, Breno Dias
Primeiro(a) Orientador(a): Malheiro, João Manoel da Silva
Título: Aprendizagens conceituais, procedimentais, atitudinais e o ensino por investigação em um clube de ciências
Agência de fomento: 
Citar como: RODRIGUES, Breno Dias. Aprendizagens conceituais, procedimentais, atitudinais e o ensino por investigação em um clube de ciências. Orientador: Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro. 2024. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16475. Acesso em:.
Resumo: Nesta investigação abordou-se o ensino e a aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz – que desenvolve práticas pedagógicas com abordagem do Ensino por Investigação para estudantes da Educação Básica – e buscou-se analisar as expressões de aprendizagens do conteúdo em sua tridimensionalidade nos registros gráficos (escritos e desenhos) produzidos pelos alunos clubistas durante a etapa de Escrever e Desenhar em uma Sequência de Ensino Investigativa intitulada “O problema das canetinhas hidrocor”. Essa proposta didática abordou o experimento da Cromatografia em Papel e os conceitos de substâncias, misturas e pigmentos, a partir do problema “Como identificar se cada canetinha possui uma ou mais cores em sua tinta?”. O processo foi conduzido em dois encontros com quatro etapas. Constituíram-se participantes, 25 alunos clubistas de 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, e 13 professores-monitores voluntários, incluindo o pesquisador. Tratou-se de uma pesquisa aplicada e interventiva de natureza exploratória-explicativa, com abordagem qualitativa, caracterizada em dois tipos: a) pesquisa participante – pelo planejamento e condução de um processo educacional em um primeiro momento; e b) documental, visto que se analisou os 25 registros gráficos (corpus) tratados pela Análise de Conteúdo, sendo que a interpretação se apoiou no modelo analítico de Rodrigues e Malheiro (2023a). Do movimento analítico, constituíram-se as categorias que representaram as aprendizagens processuais dos alunos: Descritividade manipulativa e fidelidade investigativa na aprendizagem (a priori); Aprendizagem conceitual, fenomenológica e criativa; e Aspectos subjetivos e socioemocionais na aprendizagem (ambas a posteriori). Alguns registros foram abordados na íntegra como representativos, sendo 5, 3 e 2 respectivamente às categorias. Os resultados apontaram que os escritos e os desenhos possuem particularidades que se aproximam das características de cada dimensão do conteúdo, mas que, em geral, contemplam articuladamente todas, das quais a tendência dos aspectos presentes foram a descrição da etapa experimental investigativa, o aspecto manipulativo e conceitual, a indicação dos resultados e, em alguns casos, a expressão de sentimentos e emoções em um processo colaborativo. Quanto à relação existente entre os registros gráficos, a tridimensionalidade do conteúdo e o ensino por investigação no contexto desse clube de ciências, está o viés (auto)avaliativo desses instrumentos de sistematização do conhecimento para uma aprendizagem processual, criativa, autônoma e valorativa dos clubistas.
Abstract: This investigation addressed the teaching and learning of conceptual content, procedural and attitudinal issues at the Prof. Science Club. Dr. Cristovam W. P. Diniz – which develops pedagogical practices with an Inquiry Teaching approach for Basic Education students – and we sought to analyze the learning expressions of the content in its three-dimensionality in the graphic records (writings and drawings) produced by club students during the Writing and Drawing stage in an Investigative Teaching Sequence entitled the “problem with the hydracor marker”. This didactic proposal addressed the Paper Chromatography experiment and the concepts of substances, mixtures and pigments, based on the problem “How to identify whether each marker has one or more colors in its ink?”. The process was conducted in two meetings with four stages. The participants were 25 club students from the 5º, 6º and 7º years of Elementary School, and 13 volunteer teacher-monitors, including the researcher. It was an applied and interventional research of an exploratory-explanatory nature, with a qualitative approach, characterized in two types: a) participant research – for planning and conducting an educational process at first; and b) documentary, since the 25 graphic records (corpus) treated by Content Analysis were analyzed, with the interpretation being based on the analytical model of Rodrigues and Malheiro (2023a). The analytical movement constitutes the categories that represent the procedural of students and learning: Manipulative descriptiveness and investigative fidelity in learning (a priori); conceptual, phenomenological and creative learning; and Subjective and socio-emotional aspects in investigative learning (both a posteriori). Some records were covered in full as representative, with 5, 3 and 2 corresponding to the categories. The results showed that the writings and drawings have particularities that are close to the characteristics of each dimension of the content, but that, in general, articulately contemplate all, whose tendency of the present aspects were the description of the experimental investigative stage, the manipulative and conceptual aspect, the indication of results and, in some cases, the expression of feelings and emotions in a collaborative process. As for the relationship between graphic records, the three-dimensionality of the content and teaching through investigation in the context of this science club, there is the (self)evaluative nature of these knowledge systematization instruments for procedural, creative, autonomous and evaluative learning for club members.
Palavras-chave: Conteúdo curricular
Clube de ciências
Cromatografia em papel
Ensino por investigação
Escrita e desenho
Curricular content
Science club
Paper chromatography
Teaching by investigation
Writing and drawing
Área de Concentração: : Educação em Ciências
Linha de Pesquisa: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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