Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16515
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 28-Sep-2023
metadata.dc.creator: SANTOS, ALTEMAR PEREIRA DOS
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, DAVIS CASTRO DOS
Title: Ações educativas à proteção e conservação dos mananciais Bolonha e Água Preta do Parque do Utinga.
Citation: SANTOS, Altemar Pereira dos. Ações educativas à proteção e conservação dos mananciais Bolonha e Água Preta do Parque do Utinga. Orientador: Davis Castro dos Santos. 2023. xiii, 96 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Belém, 2023. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16515. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Diante do complexo contexto ambiental que vivenciamos hoje, este estudo se propõe a evidenciar a problemática dos resíduos sólidos no âmbito escolar, tendo em vista que as instituições de ensino básico se configuram como um espaço da coletividade, de desenvolvimento cognitivo e social, responsável pela formação de seus educandos, sendo o ambiente propício à disseminação da conscientização pela preservação do meio ambiente. Posto isto, a presente pesquisa busca promover a educação ambiental por meio da construção de material didático pedagógico lúdico, partindo da problemática dos resíduos sólidos urbanos. O público alvo serão educandos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotary, localizada no bairro da Condor, periferia de Belém-Pa. Almeja-se, com a metodologia aplicada, instigar o interesse dos educandos pela questão, construir uma gincana que possa abordar de forma lúdica e produtiva o tema e, por fim elaborar um produto educacional (roteiro de gincana) que possa disseminar a proposta para outras Instituições.
Abstract: .Faced with the complex environmental context that we experience today, this study proposes to highlight the problem of solid waste in the school environment, considering that basic education institutions are configured as a space for the community, for cognitive and social development, responsible for the formation of their students, and the environment is conducive to the dissemination of awareness for the preservation of the environment. That said, the present research seeks to promote environmental education through the construction of ludic pedagogical teaching material, starting from the problem of urban solid waste. The target audience will be students from the 5th year of Elementary School at the Rotary Municipal School, located in the Condor neighborhood, on the outskirts of Belém-Pa. The aim is, with the applied methodology, to instigate the interest of the students in the issue, to build a competition that can approach the theme in a playful and productive way and, finally. To elaborate an educational product (game script) that can disseminate the proposal to other Institutions
Keywords: Percepção ambiental
Ensino das Ciências Ambientais
Unidades de conservação
Sustentabilidade
Parque Estadual do Utinga Camilo Vianna
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: AMBIENTE E SOCIEDADE
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibgeociencias@ufpa.br
Appears in Collections:Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_AcoesEducativasProtecao.pdf5,74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons