Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16613
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 29-Abr-2024 |
Autor(es): | OLIVEIRA, Lanna Fonsêca de Araújo |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC - Secretaria Estadual de Educação/PA |
Primeiro(a) Orientador(a): | TRUSEN, Sylvia Maria |
Título: | Relações de alteridade e letramento literário no conto indígena brasileiro de Daniel Munduruku: A Pele Nova da Mulher Velha |
Citar como: | OLIVEIRA, Lanna Fonsêca de Araújo. Relações de alteridade e letramento literário no conto indígena brasileiro de Daniel Munduruku: A Pele Nova da Mulher Velha. Orientadora: Sylvia Maria Trusen. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16613. Acesso em:. |
Resumo: | A literatura é indispensável ao ser humano e a partir desta compreensão apresentamos esta dissertação que tem por objetivo refletir acerca das relações de alteridade no conto “A pele nova da mulher velha”, de Daniel Munduruku e sua adaptação para a formação de leitores proficientes no âmbito da educação sensível. Partimos da compreensão de que a necessidade da prática de leitura por meio da literatura é uma realidade latente, uma vez que as narrativas indígenas são ainda pouco utilizadas ou nem sequer apresentadas no contexto escolar, nas práticas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, apresentamos como tal obra é permeada de elementos que demonstram sua cultura, identidade e tradição, pois apresenta e inserem-nos em nossa própria história. Assim, objetivamos especificamente: a) evidenciar a alteridade estabelecida no conto em análise, a partir da identidade indígena e de sua rica cultura; b) apresentar e enfatizar o quanto os textos de Munduruku são propícios à reflexão e à análise a partir de uma perspectiva de leitura sensível; c) verificar de que forma esses dois aspectos podem contribuir para a implementação da proposta de atividade a partir de uma Sequência Básica (Cosson, 2014). Esta investigação consiste em um estudo teórico-analítico a partir de uma pesquisa bibliográfica propositiva da noção mais ampla da Literatura, perpassando pela alteridade presente na obra estudada, bem como o percurso apropriado para o letramento literário, afunilando à análise do conto indígena de Munduruku (2021) com a perspectiva de uma leitura sensível e humanizadora para formar leitores proficientes, conhecedores da própria história e identidade. Para tanto, ancoramo-nos nos estudos de Candido (1971); Sá (2012); Souza (2015); Bueno (2018; Petit (2009); Lajolo (1993), Bakhtin (2014), Cosson (2014), bem como Munduruku (2021), além de outros autores que são basilares nesta investigação. Como proposta de um ensino diferente do tradicional realizado com a Literatura em sala de aula, apresentamos a elaboração de uma Sequência Básica a partir do conto indígena de Daniel Munduruku com etapas que partem de um ensino interacionista, em vista da formação de leitores proficientes e ativos, percebendo a leitura como bússola que nos leva ao autoconhecimento e à visão crítica e reflexiva do mundo que nos cerca. |
Resumen: | La literatura es indispensable para el ser humano y a partir de esta comprensión presentamos esta disertación que tiene como objetivo reflexionar sobre las relaciones de alteridad en el cuento “La nueva piel de la vieja”, de Daniel Munduruku y su adaptación para la formación de competentes lectores en el ámbito de la educación sensible. Partimos de comprender que la necesidad de practicar la lectura a través de la literatura es una realidad latente, ya que las narrativas indígenas aún son poco utilizadas o ni siquiera presentadas en el contexto escolar, en las prácticas de enseñanza y aprendizaje. De esta manera, presentamos cómo esta obra está permeada de elementos que demuestran su cultura, identidad y tradición, ya que nos presenta e inserta en nuestra propia historia. Así, pretendemos específicamente: a) resaltar la alteridad establecida en el cuento bajo análisis, a partir de la identidad indígena y su rica cultura; b) presentar y enfatizar cómo los textos de Munduruku propician la reflexión y el análisis desde una perspectiva de lectura sensible y c) verificar cómo estos dos aspectos pueden contribuir a la aplicación de la propuesta de actividad basada en una Secuencia Básica, según Cosson (2014). Esta investigación consiste en un estudio teórico-analítico basado en una investigación bibliográfica intencionada sobre la noción más amplia de Literatura, recorriendo la alteridad presente en la obra estudiada, así como el camino adecuado hacia la alfabetización literaria, canalizándose hacia el análisis del cuento indígena. de Munduruku (2021) con la perspectiva de una lectura sensible y humanizadora para formar lectores competentes, conocedores de su propia historia e identidad. Para ello nos basamos en los estudios de Candido (1971); Sá (2012); Sousa (2015); Bueno (2018; Petit (2009); Lajolo (1993), Bakhtin (2014), Cosson (2014), así como Munduruku (2021), además de otros autores que son fundamentales en esta investigación. Como propuesta de enseñanza diferente a la tradicional realizada con la Literatura en el aula, presentamos la elaboración de una Secuencia Básica basada en el cuento indígena de Daniel Munduruku con etapas que parten de una enseñanza interaccionista, con miras a formar lectores competentes y activos, percibiendo la lectura. como una brújula que nos lleva al autoconocimiento y a una visión crítica y reflexiva del mundo que nos rodea. |
Palavras-chave: | Literatura sensível Alteridade Daniel Munduruku Letramento literário Literatura sensible Alteridad Alfabetización literaria |
Área de Concentração: | ESTUDOS ANTRÓPICOS |
Linha de Pesquisa: | LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E SABERES CULTURAIS |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Castanhal |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_RelacoesAlteridadeLetramento.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons