Personalized Route wselection methods in a urban computing scenario

Imagem de Miniatura

Data

22-02-2023

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citar como

BRITO, Matheus Moraes de. Personalized route selection methods in a urban computing scenario. Orientador: Denis Linma do Rosário; Coorientador: Marcos César da Rocha Seruffo. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16679. Acesso em:.

DOI

Com o crescimento populacional nas áreas urbanas, a infraestrutura urbana mais extensa enfrenta diversos problemas que afetam a saúde e a qualidade de vida da população. As mudanças na mobilidade urbana tornaram-se intensas, pois a revolução tecnológica mundial trouxe diversas ferramentas e métodos para prevenir tendências nocivas ao transporte urbano. Nesse contexto, as soluções de Internet das Coisas (IoT) realizam uma forma ubíqua de perceber a mobilidade da população e o contexto de mobilidade local como criminalidade, acidentes e qualidade do ar próximo à infraestrutura viária, complementando a mobilidade da cidade. Da mesma forma, as Redes Sociais baseadas em Localização (LBSN) dispõem de dados geolocalizados dos usuários, permitindo a identificação de padrões de mobilidade, fluxos de tráfego e recomendações de modais alternativos de transporte. Nesse sentido, novas soluções de mobilidade devem atender às questões da cidade em relação ao transporte público, criminalidade, fatores que influenciam o tráfego e comprometimento da qualidade do ar. Além disso, os métodos de seleção de rotas devem considerar características de conforto, tornando as viagens urbanas mais agradáveis. Esta dissertação de mestrado propõe e avalia duas abordagens de seleção de rotas conscientes da poluição, um método de rotas híbridas multimodais e um método de seleção de rotas personalizado multicritério, para melhoria do fluxo de mobilidade dos cidadãos urbanos. A solução multimodal híbrida supera o monomodal, oferecendo opções de viagens menos exorbitante e menos poluídas. Os perfis personalizados da solução multicritério superam a escolha de um único critério no mesmo contexto considerando todas as possibilidades de rota calculadas

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br