Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16689
Tipo: Dissertação
Data do documento: 29-Jan-2024
Autor(es): GALVÃO, Sarah Melo
Primeiro(a) Orientador(a): VIEIRA, Manuela do Corral
Título: Sertanejo feminino em relações de gênero e consumo em Belém do Pará e em Parauapebas
Citar como: GALVÃO, Sarah Melo. Sertanejo feminino em relações de gênero e consumo em Belém do Pará e em Parauapebas. Orientadora: Manuela do Corral Vieira. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16689. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa visa a entender a relação do consumo do sertanejo feminino, no estado do Pará, tendo como campo de análise as cidades de Belém e Parauapebas, através das categorias de estudo: consumo, relações de gênero e cultura material. Assim, trazem-se essas temáticas para o objeto de estudo levando em consideração características do entretenimento do sertanejo feminino, bem como as dinâmicas que se desenvolvem no circuito dos shows e das plataformas de acesso de comunicação e de divulgação dessas cantoras. A partir de pesquisa etnográfica, entrevistas com interlocutores, observação participante nas festas e levantamento de dados de pesquisas realizadas em fontes primárias e secundárias sobre o tema, foi possível analisar algumas das percepções dos interlocutores das duas cidades sobre a ratificação ou questionamento de comportamentos fundamentados em preceitos patriarcais, bem como os próprios usos ou refutações da identificação com o movimento feminista para compreender algumas das relações de gênero no cenário das práticas de consumo do sertanejo feminino. As análises realizadas, por meio dos levantamentos de dados e das entrevistas com interlocutores, tanto homens quanto mulheres, mostraram que ainda há uma disparidade de remuneração e de visibilidade midiática das cantoras em relação aos cantores, bem como condutas machistas e patriarcais que influenciam e orientam não apenas as ações profissionais, mas o próprio viver destas artistas, manifestos e alvos tanto em seus corpos, quanto posicionamentos de fala e posturas de vida.
Abstract: This research aims to understand the relationship between female country people's consumption in the state of Pará, using the cities of Belém and Parauapebas as a field of analysis, through the study categories: consumption, gender relations and material culture. Thus, these themes are brought to the object of study, taking into account characteristics of female country music entertainment, as well as the dynamics that develop in the concert circuit and on the communication and dissemination access platforms for these singers. Based on ethnographic research, interviews with interlocutors, participant observation at parties and data collection from research carried out in primary and secondary sources on the topic, it was possible to analyze some of the perceptions of interlocutors in the two cities regarding the ratification or questioning of behaviors based on patriarchal precepts, as well as the uses or refutations of identification with the feminist movement to understand some of the gender relations in the scenario of female backcountry consumption practices. The analyzes carried out, through data collections and interviews with interlocutors, both men and women, showed that there is still a disparity in remuneration and media visibility of female singers in relation to male singers, as well as sexist and patriarchal behaviors that influence and guide not just their professional actions, but the very lives of these artists, manifests and targets both in their bodies, as well as their speech positions and life postures.
Palavras-chave: Sertanejo feminino
Comunicação
Consumo.
Gênero - Pará.
Female country singer
Communication
Consumption
Gender - Pará
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO
Linha de Pesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibltras@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dis_SertanejoFemininoRelacoes.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons