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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16761
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 5-Nov-2024 |
Autor(es): | VIRGOLINO, Mayara de Brito |
Afiliação do(s) Autor(es): | Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA) |
Primeiro(a) Orientador(a): | BRABO, Jesus Cardoso |
Título: | Gamificação e aprendizagem: uma proposta para professores de ciência/química dos anos finais do ensino fundamental |
Citar como: | VIRGOLINO, Mayara de Brito. Gamificação e aprendizagem: uma proposta para professores de ciências/química dos anos finais do ensino fundamental. Orientador: Prof. Dr. Jesus Cardoso Brabo. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16761. Acesso em:. |
Resumo: | As velocidades com que a informação e os diferentes tipos de conhecimento circulam na sociedade, por meio do avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, têm transformado os hábitos e os comportamentos das pessoas em seus cotidianos. Ao refletirmos sobre os impactos destas mudanças no cenário educacional, surgem as necessidades de inovar e de elaborar novas práticas, que consigam envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, considerando a gamificação como uma estratégia metodológica, com o propósito de aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, durante a aprendizagem, essa pesquisa teve, como objetivo, desenvolver um produto educacional na forma de um guia didático, com atividades gamificadas para o ensino de Modelos Atômicos no contexto de Ensino Fundamental. A partir disso, buscou-se responder à seguinte questão norteadora: quais impactos o uso da gamificação pode trazer para o processo de aprendizagem de Modelos Atômicos nos anos finais do Ensino Fundamental? No que se refere à metodologia, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com princípios da observação participante, desenvolvida em três momentos: I) Mapeamento bibliográfico; II) Planejamento do produto educacional; e III) Aplicação e avaliação do produto educacional. A aplicação do produto ocorreu no segundo bimestre de 2023, em uma escola privada do município de Ananindeua, no estado do Pará, local de atuação da professora pesquisadora, e participaram da pesquisa 48 alunos de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Por se tratar da análise de uma atividade educativa, foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, observação participante, juntamente de registros de falas, questionários e produções escritas. Os resultados apontam que o uso da gamificação se mostrou eficaz na aprendizagem do conteúdo proposto, bem como na participação das atividades gamificadas, evidenciando aspectos, como engajamento, colaboração e motivação dos estudantes, mediante a presença de elementos de jogos, como níveis e desafios, contribuindo com o aumento da interação com a professora, para cumprir com as tarefas empreendidas em aula. Por fim, o produto educacional, de título Gamificação e aprendizagem: um guia didático para ensinar Modelos Atômicos no Ensino Fundamental II, que integra a dissertação, está disponível nas páginas web do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará e do Portal EduCapes. |
Abstract: | The speed with which information and different types of knowledge circulate in society, through the advance of Digital Information and Communication Technologies, has transformed people's habits and behaviors in their daily lives. Reflecting on the impact of these changes on the educational scenario, there is a need for innovation and the development of new practices that can involve students in the teaching-learning process. In this sense, considering gamification as a methodological strategy, to increase student motivation and engagement during learning, this research aimed to develop an educational product in the form of a teaching guide, with gamified activities, for teaching Atomic Models in the context of Primary Education. From this, we sought to answer the following guiding question: what impacts can the use of gamification bring to the learning process of Atomic Models in the final years of Primary School? Concerning methodology, a qualitative study was carried out, using the principles of participant observation, developed in three stages: I) Bibliographic mapping; II) Planning of the educational product; and III) Application and evaluation of the educational product. The product was applied in the second bimester of 2023, in a private school in the municipality of Ananindeua, in the state of Pará, where the research teacher works, and 48 students from two 9th-grade classes took part in the research. As this was an analysis of educational activity, participant observation was used as a data collection tool, along with speech recordings, questionnaires, and written productions. The results show that the use of gamification proved to be effective in learning the proposed content, as well as in participation in the gamified activities, highlighting aspects such as student engagement, collaboration, and motivation, through the presence of game elements such as levels and challenges, contributing to increased interaction with the teacher to fulfill the tasks undertaken in class. Finally, the educational product, entitled Gamification and learning: a teaching guide for teaching Atomic Models in Elementary School II, which is part of the dissertation, is available on the websites of the Postgraduate Program in Teaching in Science and Mathematics Education at the Federal University of Pará and the EduCapes Portal. |
Palavras-chave: | Gamificação Ensino de química Aprendizagem Produto educacional Gamification Chemistry teaching Learning Educational product |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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