Metodologia de Avaliação do desempenho energético da integração de carros elétricos à edificações

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2024-09-06

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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SOUZA, Ana Carolina Dias Barreto de. Metodologia de avaliação do desempenho energético da integração de carros elétricos à edificações. Orientadora: Maria Emíilia de Lima Tostes; Coorientadora: Carminda Célia Moura de Moura Carvalho. 2024. 161 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, XXXX. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16816. Acesso em:.

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As metodologias de diagnóstico energético vêm incorporando nas análises não só sistemas de consumo, mas também de geração de energia, possibilitando a classificação de Edificações autossuficientes de energia, como Near Zero Energy Building (NZEB) ou Positive Energy Building (PEB). No âmbito da mobilidade elétrica, a maior adesão de veículos elétricos (VE’s) traz desafios e oportunidades na área de consumo, gestão e eficientização de energia elétrica. O impacto que essa carga robusta e crescente pode acarretar aos ser integrada nos edifícios, novos e existentes, ainda não é contemplada nas avaliações de desempenho. Consequentemente as metodologias de obtenção das certificações e etiquetagens não levam em consideração a carga desse sistema como uso final individual. Para edifícios com uma etiqueta de eficiência energética (EE) e autossuficiência, a introdução de VE’s pode resultar na desclassificação da classificação devido ao aumento do consumo energético. Portanto, analisar o impacto da integração de VE’s em edificações, visa subsidiar a formulação ou revisão de metodologias de diagnósticos energéticos, que passem a contemplar o sistema de carregamento de VE integrado às edificações. Esta tese avalia a influência do carregamento de VE’s em edifícios com etiqueta NZEB/PEB do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edifícios (PBE Edifica). Utilizando levantamentos in loco, modelagem computacional e análise termoenergética com software como OpenStudio e EnergyPlus, foi realizada uma classificação energética em um edifício na cidade de Belém, Estado do Pará, Brasil. Posteriormente, simulações de fluxo de energia empregando modelos probabilísticos com método de Monte Carlo foram executadas no software OpenDSS para examinar o impacto da integração de VEs, sem (cenário 01) e com (cenário 02) a implementação de técnicas de gerenciamento do lado da demanda. As análises usando a metodologia de etiquetagem demonstraram que o edifício tem classificação de EE nível C e autossuficiência NZEB. O cenário 01 gerou um aumento de 69,28% no consumo de energia, reduzindo o nível de EE para D e resultando na perda da classe NZEB. O cenário 02 aumentou em 40,50% o consumo, percentual menor que o cenário 01 e garantiu o retorno da classe NZEB perdida no cenário 1, mas não retornou o nível de EE para a classe C. Os resultados destacam a necessidade de estratégias imediatas e abrangentes de gerenciamento de energia. No VIII entanto, essas estratégias não são suficientes se outras restrições de consumo ou medidas de EE não forem aplicadas a outros sistemas do edifício. Para isso, as medidas de EE foram propostas e avaliadas, nos sistemas de ar-condicionado e iluminação. Posteriormente, foi elaborada uma equação para indicar o nível máximo de consumo de energia que poderia ser aumentado sem comprometer o desempenho energético do edifício e a classificação NZEB. Por fim, o software OpenDSS foi usado para simular a maior disponibilidade de carregamento de VEs após o retrofit. Com o retrofit proposto, o edifício melhorou as classificações de EE em três níveis, e a porcentagem da classificação NZEB aumentou em 33,28%. Essas medidas também aumentaram a carga de carregamento de VEs em 20%, mantendo o nível máximo de EE e a classificação NZEB

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CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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SOUZA, Ana Carolina Dias Barreto de. Metodologia de avaliação do desempenho energético da integração de carros elétricos à edificações. Orientadora: Maria Emíilia de Lima Tostes; Coorientadora: Carminda Célia Moura de Moura Carvalho. 2024. 161 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, XXXX. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16816. Acesso em:.