Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, Leide Daiane dos Anjos-
dc.date.accessioned2025-02-11T14:52:57Z-
dc.date.available2025-02-11T14:52:57Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.identifier.citationMARTINS, Leide Daiane dos Anjos. Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua. Orientador: João Batista Santiago Ramos; Coorientador: Carlos José Trindade da Rocha. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16888. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16888-
dc.description.abstractThe research seeks to understand the formation of the cultural identity of elementary school children in light of the municipal curriculum guidelines of Ananindeua. A qualitative approach was used, involving documents and descriptive representations of children in the 4th and 5th years of morning and afternoon classes at an elementary school in the municipality. The results indicate that the municipality's curriculum document created macro areas, including Multiculturalism, now called Cultural Identity involving citizenship and civics. In practice, it is necessary to rethink educational approaches, considering the fundamental role they play in the identity and cultural formation of children, in order to better promote the appreciation of diversity as an integral part of this cultural identity process of children in the school environment, as it reflects on various concepts of Amazonian education and daily life in the globalized world. The Amazonian cultural plurality, present in everyday school life, must ratify cultural diversity as a fundamental trait in the construction of children's identities, defined and negotiated in the field of conflicts and the infinite possibilities of singularization in the municipal school environment of Ananindeua.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Maciel (brunomaciel@ufpa.br) on 2025-02-11T14:51:49Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_FormacaoIdentidadeCultural.pdf: 1951775 bytes, checksum: 149d63a29f07393ebcb1313d2a3e918f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Maciel (brunomaciel@ufpa.br) on 2025-02-11T14:52:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_FormacaoIdentidadeCultural.pdf: 1951775 bytes, checksum: 149d63a29f07393ebcb1313d2a3e918f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T14:52:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_FormacaoIdentidadeCultural.pdf: 1951775 bytes, checksum: 149d63a29f07393ebcb1313d2a3e918f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-03-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.compt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCultural identitypt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleFormação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeuapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Castanhalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.contributor.advisor1RAMOS, João Batista Santiago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8078757512392983pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ROCHA, Carlos José Trindade da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7815926450187234pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6511210778565752pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa busca compreender a formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares municipais de Ananindeua. Utilizou-se uma abordagem qualitativa envolvendo documentos e representações descritivas de crianças do 4º e 5º anos matutino e vespertino de uma escola do ensino fundamental do município. Os resultados apontam que o documento curricular do município criou macroáreas e entre elas a de Multiculturalismo passando a ser chamada de Identidade Cultural envolvendo cidadania e civismo. Na prática é necessário repensar as abordagens educacionais, considerando o papel fundamental que desempenham na formação identitária e cultural das crianças, a fim de mais bem promover a valorização da diversidade como parte integrante desse processo identitário cultural de crianças no âmbito escolar, pois reflete sobre diversos conceitos da educação amazônica e sobre o cotidiano do mundo globalizado. A pluralidade cultural amazônica presente no cotidiano escolar deve ratificar a diversidade cultural como traço fundamental na construção das identidades de crianças, definida e negociada no campo dos conflitos e das infinitas possibilidades de singularização, no âmbito escolar municipal de Ananindeua.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazôniapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaETNO-SABERES E TECNOLOGIAS SOCIAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoESTUDOS ANTRÓPICOSpt_BR
dc.description.affiliationSEMED - Secretaria de Educação / Ananindeuapt_BR
dc.contributor.advisor-co1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5172-9182pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_FormacaoIdentidadeCultural.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons