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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16889
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 20-Out-2023 |
Autor(es): | OLIVEIRA FILHO, Landrin Sandin Gonçalves de |
Primeiro(a) Orientador(a): | MORAES, Hito Braga de |
Título: | Otimização do processo de embarque de navios de grãos utilizando modelo de simulação: estudo de caso no complexo portuário do Itaqui |
Citar como: | OLIVEIRA FILHO, Landrin Sandin Gonçalves de. Otimização do processo de embarque de navios de grãos utilizando modelo de simulação: estudo de caso no complexo portuário do Itaqui. Orientador: Hito Braga de Moraes. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16889. Acesso em:. |
Resumo: | O porto do Itaqui, Maranhão/Brasil, consolidou a sua posição de destaque no arco norte, sendo o único a movimentar grãos em quantidade acima do seu potencial, estimado para exportar cerca de 12 milhões de toneladas em 2020 e fechou o ano com 12,1 milhões de toneladas de grãos movimentadas. O crescimento das exportações se deu com a consolidação da 2a fase do Terminal de Grãos do Porto do Itaqui - Tegram somados aos investimentos feitos na ampliação, com adoção de medidas para melhorar a operacionalização, com a otimização dos acessos, da dragagem dos berços e dos canais de acesso, proporcionando aumentar a capacidade de movimentar de 20 milhões de toneladas em 2025. O presente trabalho se propõe a escolher o cenário entre os modelos simulados, que apresente os melhores resultados nas operações de carregamento de navios de grãos, com a aplicação de processos estocásticos através da técnica de modelagem e simulação utilizando software especializado, que proporcione a otimização da capacidade produtiva do porto do Itaqui. Para o desenvolvimento do modelo foi utilizado o software Arena e através de dois cenários alternativos foram feitas análises em relação aos tempos de espera no fundeio, número de navios atendidos e índice de ocupação. |
Abstract: | The port of Itaqui, Maranhão/Brazil, consolidated its prominent position in the northern arc, being the only one to move grains in quantities above its potential, estimated to export around 12 million tons in 2020 and closed the year with 12, 1 million tons of grain moved. The growth in exports occurred with the consolidation of the 2nd phase of the Itaqui Port Grain Terminal - Tegram, added to the investments made in the expansion, with the adoption of measures to improve operationalization, with the optimization of access, the dredging of berths and access channels, providing an increase in the capacity to move 20 million tons in 2025. The present work proposes to choose the scenario among the simulated models, which presents the best results in grain ship loading operations, with the application of stochastic processes through modeling and simulation techniques using specialized software, which provides optimization of the productive capacity of the port of Itaqui. The Arena software was used to develop the model and, through two alternative scenarios, analyzes were carried out in relation to waiting times at anchorage, number of ships served and occupancy rate. |
Palavras-chave: | Modelagem Simulação Arena Transporte Soja Itaqui Modeling Arena Simulation Transport Soy Itaqui |
Área de Concentração: | TRANSPORTE AQUAVIÁRIO |
Linha de Pesquisa: | TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA HIDROVIÁRIA E PORTUÁRIA |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Engenharia Naval (Mestrado) - PPGENAV/ITEC |
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